A equipa Share My Space venceu o concurso NATO Innovation Challenge – Spring 2021, no passado dia 29 de junho. Pela primeira vez, a cerimónia decorreu em Lisboa.
Foi no passado dia 29 de junho, terça-feira, a equipa Share My Space venceu o projeto NATO Innovation Challenge – Spring 2021. A cerimónia final decorreu em Lisboa, pela primeira vez, e contou com a presença de várias figuras de destaque, com particular atenção para a presença do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.
O Ministro destacou que “Portugal está comprometido com esta cultura de inovação, estimulando ecossistemas dinâmicos capazes de juntar a indústria, o conhecimento científico e tecnológico e a experiência militar em várias áreas essenciais”.
Arthur Belaud, um dos elementos da equipa Share My Space, não escondeu o orgulho: “É um grande prazer vencer o NATO Innovation Challenge e sermos reconhecidos pelo nosso projeto. A ideia que apresentámos hoje foi, essencialmente, a capacidade de detetar e rastear satélites ágeis, antecipar futuros alvos, confirmar atividades hostis no espaço e melhorar a compreensão do domínio espacial. Este usa algoritmos de machine learning para reconhecer padrões de manobra com métodos de análise de sinal”.
Esta foi a 8ª edição do desafio internacional organizado pelo NATO Innovation Hub, pela Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) do Ministério da Defesa Nacional e pelo Estado-Maior General das Forças Armadas. O objetivo deste concurso é dar à NATO novas formas de solucionar os desafios no âmbito da esfera espacial.
Para o fundador do Challenge, Serge Da Deppo, “é com muito orgulho que anunciamos o vencedor” desta edição, e “reconhecemos ainda os esforços de um dos nossos mais novos membros da rede, Portugal, que conseguiu organizar e tornar o nosso Pitch-Day e Entrega de Prémios da edição Primavera 2021 um grande e memorável sucesso”.
A 8ª edição contou ainda com vários parceiros, nomeadamente com o Comando Aliado da Transformação (ACT) da NATO, o Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Agência Espacial Portuguesa, a Agência Espacial Europeia, o Instituto para a Inovação e Empreendedorismo, a Universidade de Old Dominion, o Comando Espacial Francês e a NASA.