Por: Afonso Godinho
A MagniFinance foi considerada a melhor startup Fintech de Portugal, em 2019, depois de ter vencido os prémios de Melhor Startup Portuguesa e Caixa Empreender Awards, em 2015. Com serviços de gestão financeira ou faturação eletrónica certificada, a empresa trabalha com base numa metodologia diferenciadora, tendo já mais de 9.600 empresas ativas a utilizar os seus serviços de plataforma.
Em entrevista à PME Magazine, Jorge Santos, o CEO da MagniFinance, faz o balanço dos últimos anos da empresa, abordando o serviço de automatização de emissão de faturas, pioneiro em Portugal, bem como as vantagens que os serviços da startup apresentam. Num ano marcado pela forte situação pandémica, o CEO garante que a empresa soube ser resiliente e faz ainda referência à sua estratégia de expansão e desenvolvimento.
PME Magazine – Poderia explicar-nos em que consiste o vosso serviço de automatização de emissão de faturas, pioneiro em Portugal?
Jorge Santos – Nós lançámos um serviço exclusivo, o IPPN (Invoicing Platform for Partners Network), que permite a grandes empresas faturarem em nome de parceiros diretamente para o consumidor final. Assim, empresas que trabalham com redes de fornecedores como marketplaces, e-commerces, empresas de outsourcing, empresas de consultoria, serviços de transportes, alojamento local, entre outras, podem reduzir os passos manuais do processo de faturação eliminando erros e potenciando um aumento de escala do negócio, como é o caso dos nossos clientes que utilizam este serviço, entre eles: Uber e Uber Eats, eCooltra, SGS, AirSorted, etc.
PME Mag. – Em relação ao vosso método de reconhecimento ótico de faturas, o que destaca neste serviço? Que benefícios poderá́ simbolizar para as empresas?
J. S. – Um dos grandes serviços inovadores criados pela MagniFinance é o reconhecimento ótico de faturas. Já não é preciso registar despesas manualmente: com esta funcionalidade apenas uma foto é suficiente para que o nosso sistema faça o reconhecimento automático das despesas da empresa. É mesmo assim: simples, rápido e prático. Através de uma foto, a nossa plataforma consegue ler toda a informação e preencher os principais campos automaticamente. Contabilizar um táxi, um almoço com um cliente, o material de escritório…Basta uma foto da conta e pronto, esses custos entram de forma organizada na gestão da empresa, trazendo praticidade e tempo para a rotina do gestor.
Já não é preciso registar despesas manualmente: com esta funcionalidade apenas uma foto é o suficiente para que o nosso sistema faça o reconhecimento automático das despesas da empresa.
PME Mag. – Em relação à vossa plataforma de faturação e gestão financeira, quais os pontos principais a destacar?
J. S. – A MagniFinance é muito mais do que um software certificado de faturação, é uma poderosa plataforma, altamente dinâmica e intuitiva, que oferece inúmeros serviços exclusivos utilizados por algumas das maiores e mais conhecidas empresas de Portugal, com um elevado padrão de atendimento. Com a MagniFinance é possível lançar despesas com uma imagem (foto ou PDF). A plataforma identifica a informação e preenche automaticamente todos os dados da compra (como o fornecedor, o preço ou a data). É possível, também, consultar gráficos preciosos com um retrato claro do seu negócio em tempo real. Também oferecemos análises personalizadas para o negócio através da tabela pivot em que se pode combinar um conjunto de filtros consoantes às suas necessidades e extrair as informações para um ficheiro Excel. É ainda possível saber quem pagou o quê, seguindo as sugestões de reconciliação entre documentos. Por fim, oferecemos a possibilidade de emitir faturas certificadas de forma fácil e automática. Para além de ser muito simples realizar uma fatura, pode criar recorrências para evitar trabalho duplicado mensalmente.
PME Mag. – De que forma é que este tipo de serviços pode constituir uma mais-valia para o futuro das empresas?
J. S. – O surgimento de empresas Fintech, como a MagniFinance, voltadas para soluções empresariais é uma grande ajuda para as PMEs e Marketplace. Os gestores conseguem reduzir o tempo investido na gestão financeira ao facilitarem tarefas que, de outra forma, demorariam horas a executar manualmente em folhas de Excel. Hoje em dia, a aceleração da economia obriga ao aumento contínuo da competitividade, não só para poupança de tempo, mas até para a simples sobrevivência das empresas. A utilização de soluções inovadoras no campo das finanças é uma das maiores alavancas ao dispor do gestor. Focamos em dar ferramentas para que o gestor da empresa consiga ter um bom controlo financeiro e uma perceção clara da situação de tesouraria da empresa, permitindo que este se foque no core dos seus negócios.
Focamos em dar ferramentas para que o gestor da empresa consiga ter um bom controlo financeiro e uma perceção clara da situação de tesouraria da empresa, permitindo que este se foque no core dos seus negócios.
PME Mag. – Como avalia o trabalho da empresa ao longo dos últimos anos?
J. S. – Somos ambiciosos, competitivos e trabalhamos sempre como uma equipa, todos focados nos mesmos objetivos. Hoje, temos mais de 9600 utilizadores que fazem a gestão financeira das suas empresas através da MagniFinance. O constante crescimento e evolução, é resultado de um trabalho árduo e contínuo, onde o feedback do cliente é o que nos “norteia” a seguir em direção a melhorias e novos serviços. Queremos, sobretudo, consolidarmo-nos como referência no mercado em que operamos como uma empresa confiável e eficiente.
PME Mag. – Como encara a nomeação para Melhor Startup Portuguesa (2015), vencedora dos Caixa Empreender Awards (2015) e Melhor Startup Fintech de Portugal (2019)?
J. S. – Temos muito orgulho de recebermos este título e o investimento, que nos proporcionou um crescimento exponencial, mantendo os padrões de qualidade máximos de acompanhamento ao cliente e trazendo novas funcionalidades à plataforma. A premiação veio no âmbito do Lisbon Challenge, evento que, na altura, reuniu mais de 600 pessoas e evidenciou o crescente ecossistema nacional de empreendedorismo incluindo, para além das empresas, investidores, incubadoras, centros de investigação e universidades, onde a grande vencedora foi a MagniFinance como uma plataforma informática inovadora para gestão contabilística e faturação.
PME Mag. – De que forma é que a atual situação pandémica veio afetar o trabalho e os projetos desenvolvidos na empresa?
J. S. – Acreditamos ser este, um dos momentos mais desafiadores da nossa geração e tivemos contacto com várias realidades difíceis de clientes que nos sensibilizaram. Diante desta situação, a nossa equipa reuniu-se e, em conjunto, criou a campanha Magnify Your Role in Society, no contexto da qual oferecemos dois meses grátis de subscrição da plataforma como um apoio a qualquer empresa. Em termos de clientes também fomos afetados perdendo alguns clientes maiores, cujo negócio foi altamente impactado pela pandemia. No entanto, em relação ao número de clientes tivemos um crescimento, ou seja, hoje conseguimos ajudar um número muito maior de empresas. Acreditamos que a nossa marca está mais conhecida e vemos isso quando potenciais clientes vêm falar connosco. Analisamos isso como uma prova e também recompensa da dedicação que temos aos nossos clientes. Isto, combinado com esforço e produtividade tem-nos feito crescer organicamente e sermos mais reconhecidos. Para além da parte social que é muito importante para nós e, infelizmente acaba por ser afetada, o nosso modelo de negócio permite perfeitamente que, através do teletrabalho, consigamos continuar a desenvolver os nossos projetos e atingir os nossos objetivos.
Acreditamos ser este um dos momentos mais desafiadores da nossa geração e tivemos contacto com várias realidades difíceis de clientes que nos sensibilizaram.
PME Mag. – Qual o plano de internacionalização que está a ser levado a cabo pela empresa?
J. S. – Estamos a trabalhar para expandir a nível internacional e para termos todas as regras de faturação implementadas nos três países que nós selecionámos: Espanha Alemanha e Áustria. É esse o nosso plano de expansão mais imediato. Com esta expansão poderemos ajudar milhares de outras empresas da Europa a fazer a gestão financeira das suas empresas num período de até 5 minutos diários, através de uma plataforma intuitiva e de total fiabilidade.
PME Mag. – Quantos colaboradores tem atualmente a empresa? Estão previstas contratações?
J. S. – Neste momento, a nossa equipa é formada por diferentes departamentos: customer success, marketing, desenvolvimento, experiência do utilizador, contabilidade, etc. Temos colaboradores em Portugal, no Brasil e em Espanha que totalizam 12 pessoas. Com a expansão, consequentemente haverá crescimento também em termos de equipa. A equipa central irá crescer em termos de capacidade de desenvolvimento, sobretudo a equipa internacional, em termos de contacto com o cliente, porque, abrindo esses novos mercados, vamos precisar de mais pessoas a falar a língua e a conhecer a realidade local.
PME Mag. – Qual o principal fator de diferenciação da Magnifinance em relação a outras empresas da área?
J. S. – Dedicamo-nos diariamente à elaboração e constante melhoria de ferramentas integradas numa só plataforma que descomplicam o controlo financeiro e a faturação. Acreditamos em dar ao gestor mais tempo para evoluir o seu negócio e fortalecer a sua capacidade de ser competitivo. Para nós, a fonte de todo o sucesso empresarial provém do serviço de qualidade que a empresa oferece, da equipa estar alinhada nos mesmos objetivos e de seus esforços. Na MagniFinance, temos profissionais talentosos e dedicados, damos o nosso melhor, procuramos sempre trazer soluções inovadoras para facilitar a rotina dos empresários, ouvimos o que os nossos clientes dizem, todo feedback é muito valioso para nós e, muitas vezes, desenvolvemos funcionalidades a pedidos exclusivos dos clientes. Além de uma equipa de apoio ao cliente, temos uma equipa de Customer Success que está disponível por telefone, email ou chat. Esta equipa tem como objetivo o sucesso dos nossos clientes através da utilização da nossa plataforma e é através dela que ouvimos o que estes nos dizem, os seus objetivos e necessidades. Todo feedback é muito valioso para nós e revertemos este conhecimento em melhorias à nossa plataforma.