Home / Empresas / Supermercados online nem sempre informam de imediato sobre os custos de entrega ao domicílio
Deco Proteste
Custo do serviço de entrega é um aspeto importante a ter em conta pelo consumidor ao escolher o supermercado online (Foto: Pexels)

Supermercados online nem sempre informam de imediato sobre os custos de entrega ao domicílio

A Deco Proteste, organização de defesa do consumidor, analisou a informação do custo de entrega disponibilizada em onze supermercados online que vendem em Portugal Continental, alguns com entregas ao domicílio em qualquer zona e outros com um raio de ação mais limitado: Aunchan, Continente, E.Leclerc, El Corte Inglés, Pingo Doce, entre outros.

Em comunicado da Deco Proteste, o custo do serviço de entrega é um aspeto importante a ter em conta pelo consumidor ao escolher o supermercado online onde pretende fazer compras. Esses mesmos custos variam de supermercado para supermercado como também do valor da encomenda, do período horário ou da zona de entrega.

No que diz respeito ao Continente, Intermarché e E.Leclerc, só depois de fazer o registo e de simular uma encomenda é que o cliente sabe de forma exata quanto irá custar o serviço. Uma prática que a Deco Proteste refere em comunicado como sendo a menos adequada pois o consumidor deveria ter acesso esta informação antes de iniciar o processo de compra.

Na vertente digital, o E.Leclerc Online não apresenta nenhuma informação prévia sobre os custos de entrega, já no site do Continente é dito que o custo do serviço de entrega ao domicílio depende do dia, período horário e área de entrega, mas só é possível saber o valor concreto a pagar antes de finalizar o processo de compra.

Outros supermercados online, como o Froiz, têm toda a informação sobre os custos de entrega disponível sem necessidade de iniciar o processo de compra.

A Deco Proteste refere ainda que existem requisitos legais de informação pré-contratual a cumprir pelos fornecedores de bens ou serviços, nos contratos celebrados à distância, em relação às compras online, antes da celebração do contrato, o fornecedor dos bens/serviços deve disponibilizar informação de forma clara sobre o preço total e sobre os encargos que o consumidor irá ter com transporte, despesas postais ou de entrega.