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João Magalhães, CEO da ubbu (Foto: Divulgação)

Tecnologia na infância: qual a importância para o futuro das crianças?

Por: João Magalhães, CEO da ubbu

As crianças sentem-se cada vez mais atraídas pelo digital e o desafio passa por aliar a utilização das tecnologias para lazer ao seu uso para instruir.

Os cursos de verão apresentam-se como uma solução para ocupar os tempos livres dos mais novos durante as férias e mostram que é possível exercitar o cérebro de uma forma criativa e descontraída.

 Durante as férias de verão, as crianças perdem os hábitos escolares e parte dos conhecimentos do ano letivo anterior por falta de prática e, por seu turno, os professores passam parte do início do novo ano a recuperar as “falhas” e esquecimentos, por isso mesmo, ler e aprender de forma lúdica ajudam a manter a mente ativa durante esse período.

É frequente que as crianças queiram aproveitar os meses de férias sem terem qualquer tipo de obrigação. No entanto, saber aproveitar o tempo livre torna-se uma prioridade durante esse período e por isso mesmo deve incentivar-se os mais pequenos a experimentarem cursos de verão e participar em atividades estimulantes.

Estas iniciativas são cruciais, pois permitem que as crianças possam aprender enquanto se divertem, ao mesmo tempo que fazem um bom uso das tecnologias e têm o tempo de ecrã contado. Através do recurso às tecnologias, os mais pequenos, podem adquirir competências vantajosas para o seu futuro, esperando-se uma harmonia entre a instrução e a recreação. Foi a pensar nesse desafio que decidimos criar os cursos de verão na ubbu.

Existe ainda algum ceticismo no que diz respeito a aprender com recurso a meios digitais, contudo, de acordo com dois estudos que foram publicados nas revistas científicas Language Development Research e Scientific Reports, devido à pandemia da Covid-19,  as crianças estiveram mais tempo ao ecrã durante o confinamento, mas a sua linguagem não foi prejudicada, tendo chegado a aprender mais palavras do que é normal, uma vez que os pais praticavam outras atividades com os filhos ao longo daquele período. Isto faz-nos pensar que se dermos um uso moderado e pedagógico à tecnologia, é possível que esta saia em nosso benefício.

A introdução do pensamento lógico e algorítmico e a consolidação de conceitos base de ciências da computação, por exemplo, ao ensinar programação, pode e deve ser feita através de vídeos animados, jogos interativos, quizzes e exercícios, que despertam a curiosidade dos mais jovens.

Os alunos, através de temas de problemáticas da vida real são, assim, desafiados a utilizar diversas ferramentas de conhecimento e aliá-las à tecnologia, para a sua resolução, ajudando à exploração das mais diversas disciplinas.

Com cursos de verão, vão ser trabalhados conceitos matemáticos e diversas áreas curriculares de forma divertida e os alunos vão desenvolver competências de raciocínio lógico, de resolução de problemas e criatividade de forma a melhorar as suas aprendizagens escolares.

Cabe-nos a nós pensar no futuro dos mais novos e, por isso mesmo, a missão da ubbu é ajudar a preparar as crianças com as competências de amanhã, com resultados comprovados agora, como a melhoria do pensamento lógico, a resolução de problemas e uma maior atenção ao planeta. Neste verão, o tempo de ecrã não tem de ser a fazer scroll.