Home / Empresas / TRIAZA inaugura novo Centro de Tratamento de Resíduos não Perigosos de Azambuja
TRIAZA

TRIAZA inaugura novo Centro de Tratamento de Resíduos não Perigosos de Azambuja

A TRIAZA inaugura, pelas 15h00 do próximo dia 17 de fevereiro, na Quinta da Queijeira, em Azambuja, o novo Centro de Tratamento de Resíduos não Perigosos da Azambuja, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e que contará com a presença do presidente da edilidade, Luís Abreu de Sousa, e do presidente do Conselho de Administração da SUMA, Jorge Rodrigues.

Correspondendo a um investimento de 1,8 milhões de euros, o Centro de Tratamento de Resíduos não Perigosos de Azambuja é a nova estrutura desenvolvida e gerida pela TRIAZA, que se prevê venha a receber, ao longo de quarenta anos, um total de 1.171.602 toneladas de resíduos.

Para além de oferecer uma solução ambiental e economicamente sustentável para as unidades industriais existentes no concelho, acautelando uma política de combate à deposição não controlada de resíduos, no decorrer da sua atividade, esta infraestrutura, localizada no espaço de uma pedreira desativada, irá promover a sua recuperação ambiental e paisagística, através da utilização dos resíduos para fins de reabilitação e de estabilização geomecânica dos vazios de escavação.

Detida na totalidade pela SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A. –, a atividade da TRIAZA, empresa com sede social em Azambuja, para além da contribuição fiscal para o município, conduzirá à criação de postos de trabalho e fixação de competências no concelho, onde o recrutamento será efetuado preferencialmente.

A intervenção na vida do município, fruto da política de responsabilidade social subscrita pelo grupo, iniciou já em 2016, com o apoio para a construção do Parque Fitness – estrutura de street workout no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos, que representa uma melhoria na acessibilidade a recursos de promoção do desporto e do lazer a todos os cidadãos –, assim como com a disponibilização de Unidades Móveis de Sensibilização SUMA, destinadas a propagar os valores da prevenção da produção de resíduos, por redução na origem e encaminhamento de valorizáveis para reciclagem, junto das populações mais jovens.