Home / MERCADO / ECONOMIA / Vendas de telemóveis aumentam 35%
Telemóveis
Apple, Samsung e Xiaomi são as marcas mais compradas em Portugal (Foto: Unsplash)

Vendas de telemóveis aumentam 35%

Por: Diana Mendonça

As vendas de telemóveis em Portugal aumentaram no segundo trimestre do ano. De acordo com a consultora IDC Europe, entre abril e junho, os portugueses compraram mais de 630 mil dispositivos móveis, o que totalizou uma faturação de 230 milhões de euros. Estes dados demonstram um crescimento de 12% no número de unidades vendidas e de 35% no valor das receitas, comparando com o trimestre homólogo do ano passado.

Segundo o vice-presidente da IDC Europe, Francisco Jerónimo, este aumento das vendas deve-se a um consumo mais elevado, mas também à subida do preço médio dos telemóveis em cerca de 20%, passando um telemóvel a custar em média 365 euros.

De acordo com os dados da consultora, no segundo trimestre do ano, o preço médio de um smartphone da Apple custava 856 euros, um da Samsung custava 297 euros e um da Xiaomi rondava os 278 euros.

Estas três marcas são as mais compradas pelos portugueses que, segundo os dados, compraram, entre abril e junho, 94 380 dispositivos da Apple, 249 500 da Samsung e 194 400 da Xiaomi. A junção das três marcas representa 85,4% do mercado nacional, registando um aumento face aos 70% verificados em 2021.

O investimento em publicidade, a política de preços e a representatividade da marca no país são alguns fatores que, segundo a IDC, justificam o aumento da venda de dispositivos destas três marcas face às restantes.

Contudo, a consultora alerta que este crescimento poderá abrandar nos próximos tempos, tendo em conta a perda de poder financeiro dos portugueses e o facto dos telemóveis não fazerem parte dos bens essenciais.