A Viarco é uma marca de lápis de cor com muita história e tradição e é a única fábrica de lápis do país. Para ficar a conhecer mais sobre a empresa, a PME Magazine esteve à conversa com José Vieira, bisneto do fundador da Viarco, e atual acionista da empresa.
A Viarco é mais do que uma marca de lápis. É um registo de história portuguesa, de tradição e de uma geração passada para uma nova geração, que perdura até aos dias que correm. Hoje, José Vieira, bisneto de Manoel Vieira de Araújo (que agarrou a empresa em 1936), é quem está à frente da empresa, juntamente com a sua mulher, Ana. Juntos, são os únicos acionistas.
Enquanto ainda estava a estudar marketing e relações públicas, José Vieira trabalhou, simultaneamente, em diversos armazéns, entre outros, de supermercados. Na sequência de alterações na estrutura e no funcionamento da empresa, no ano de 2000 José assumiu a administração da Viarco a tempo inteiro, aplicando os conhecimentos que tinha adquirido dos seus estudos, começando por trabalhar, principalmente, no sentido de evitar a venda da empresa a um grupo internacional.
As origens da empresa remontam ao ano de 1907, a uma unidade em Vila do Conde, viria a ser comprada pelo empresário de São João da Madeira Manoel Vieira de Araújo, em 1931, local para onde mudou a fábrica. Esta é, muitas vezes, nomeada de “fábrica-museu” por representar tanta história.