O objetivo desta visita é dar a conhecer o melhor de Portugal, oportunidades de parceria e até investimento em empresas portuguesas.
Vários representantes de empresas tecnológicas líderes internacionais como Apple, Facebook, Twitter, Amazon, Airbnb e Square visitam Portugal entre julho e final de setembro para contactar com empreendedores, investidores e outros atores do contexto empreendedor nacional.
A Apple é a segunda empresa a visitar o país entre 28 e 29 de julho, seguida dos representantes da Amazon, que estarão em Portugal entre 29 e 31 de agosto. A equipa do Facebook visitará em Portugal no final de setembro.
O desafio foi lançado pela AICEP, na sequência do road show feito em abril pelos Estados Unidos. O road show passou por Nova Iorque e São Francisco, onde Miguel Frasquilho, diretor da AICEP, apresentou às grandes tecnológicas casos portugueses de sucesso como a Farfetch, Talkdesk, Feedzai e Uniplaces.
“Percebemos durante a viagem que havia um desconhecimento do que é Portugal em termos de indicadores de turismo, empreendedorismo e inovação. Lisboa e Portugal estão na moda, batem recordes e estão muito virados para os negócios”, explica Miguel Frasquilho ao Dinheiro Vivo.
Os custos são completamente suportados pelas empresas estrangeiras interessadas em conhecer Portugal e incluem reuniões entre os representantes das tecnológicas internacionais com incubadoras, aceleradoras, investidores e empreendedores, um pouco por todo o país.
Entre os associados à iniciativa da AICEP estão as incubadoras Startup Lisboa, Startup Braga, UPTEC, Instituto Pedro Nunes, a Beta-i e o fundo de investimento público Portugal Ventures.
“Temos expectativas de que estas tecnológicas possam, depois destas visitas, aumentar a sua presença em Portugal”, adianta Miguel Frasquilho, sublinhando que uma das possibilidades em cima da mesa é a abertura de uma loja de retalho da Apple no nosso país.