Quarta-feira, Novembro 27, 2024
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“Regime de teletrabalho veio para ficar” – João Paulo Peixoto

Por: Afonso Godinho

A Staples, empresa líder em soluções integradas para PME, lançou recentemente o Home Sweet Working, um serviço integrado para empresas que tenham colaboradores em trabalho remoto. Este surge com o objetivo de potenciar a eficiência das tarefas desenvolvidas pelos funcionários das empresas em teletrabalho, englobando três packs destinados a vários tipos de posto de trabalho.

Em entrevista à PME Magazine, João Paulo Peixoto, Managing Diretor da Staples, aborda os últimos anos da empresa, referindo o novo serviço Home Sweet Working e perspetivando os objetivos que a empresa procura atingir.

PME Magazine – Como caracteriza o desenvolvimento da empresa nos últimos anos?

João Paulo Peixoto – Desde o início, ainda com a marca Office Centre e até aos dias de hoje, a Staples tem vindo a posicionar-se no mercado português como uma marca de referência, com oferta direcionada ao segmento empresarial e particular, em categorias como papelaria, material de escritório, material escolar, mobiliário, consumíveis e tecnologia. A aposta contínua na qualidade e diferenciação dos serviços/soluções, é um pilar na construção desse posicionamento. Os Serviços de Copy Print e de Assistência Técnica Easytech têm sido alvo de fortes investimentos o que traz diferenciação para a marca, quer seja ao nível da oferta diversificada, da conveniência e, mais recentemente, do facto de serem feitos remotamente, garantindo segurança, eficiência e comodidade na entrega do mesmo, onde quer que o cliente esteja. Hoje em dia, enquanto líder em soluções integradas para pequenas, médias e grandes empresas, olhamos para o cliente como o centro da nossa estratégia, tendo como objetivo proporcionar a oferta adequada, no momento certo, onde quer que o cliente esteja, numa abordagem omnicanal.

PME Mag. – De que forma é que a atual situação pandémica veio interferir nos projetos e objetivos da Staples?

J. P. P. – A reinvenção do modelo de negócio devido à pandemia é já uma realidade e, apesar de não o termos previsto, foi realizada de forma razoavelmente rápida e eficiente, para irmos ao encontro das necessidades dos nossos clientes. Sendo a venda de material escritório o nosso core business, tivemos que nos reajustar para dar a melhor resposta a duas situações imprevistas: o teletrabalho e a telescola. No retalho, mantivemos as lojas abertas durante o confinamento com todas as regras de segurança. Alargámos a gama de produtos de higiene e segurança, implementámos sinalética de distanciamento social, atuámos na gestão de tráfego limitado por senhas, na obrigatoriedade de utilização de máscara e álcool gel, em ter barreiras de proteção nos checkouts, pagamentos privilegiados por contactless, entre outros. No canal online, o reforço de stocks, o alargamento de gama, o ajuste dos timings de entrega, lançamento de novos serviços à distância e diminuição do valor de portes que passaram a gratuitos, a partir dos 20 euros, são as medidas a destacar. O plano de comunicação da marca sofreu também alguns ajustes, reforçando a aposta do investimento em meios digitais e o crescente recurso a content marketing.

Objetivo passa por proporcionar a oferta adequada, no momento certo, onde quer que o cliente esteja, numa abordagem omnicanal.

PME Mag. – Em que consiste, em concreto, o novo serviço de Home Sweet Working? Poderia esclarecer-nos quanto ao modo como funciona e aos packs disponíveis?

J. P. P. – O serviço Home Sweet Working é um serviço inovador em Portugal e pretende oferecer soluções à medida do negócio de cada empresa, para que proporcionem as condições ideais aos seus colaboradores, em regime de teletrabalho. A oferta Home Sweet Working consiste em três packs com soluções diferenciadas e adaptadas a cada posto de trabalho, às necessidades de conectividade e de formação. São soluções que permitem às empresas manter a produtividade das equipas que estão em teletrabalho, com o máximo conforto, manterem-se conectados entre si, garantindo níveis de motivação dos colaboradores e alinhamento com os objetivos de cada negócio. Os packs base, top e premium incluem produtos como computadores, portáteis, impressoras, mobiliário entre outros, bem como acesso a soluções de dados de voz e internet e ações de coaching e guias de acompanhamento de performance.

PME Mag. – De que forma é que as empresas poderão beneficiar com ele?

J. P. P. – Há estudos que demonstram que a larga maioria dos trabalhadores ficou satisfeita com o teletrabalho e que os empregadores viram a produtividade e volume de trabalho das empresas aumentarem. Apesar da satisfação geral dos trabalhadores, provavelmente só de forma parcial se conseguiu demonstrar o potencial de conciliação entre a vida profissional e familiar que o teletrabalho acarreta. Após algum tempo a vivermos com esta realidade, percebemos que a ausência de deslocações e a autonomia na gestão de horários são opções vantajosas e até mais produtivas para os colaboradores das empresas, desde que as condições laborais sejam ajustadas e adequadas. E é também, para o empregador, uma forma equilibrada de gerir os seus recursos. Assim, de forma a colmatar a lacuna nos serviços de apoio ao teletrabalho, e a facilitar a vida aos gestores das empresas com os seus colaboradores em teletrabalho, a Staples criou este serviço para responder às necessidades dos seus clientes empresariais com soluções simples, integradas e adequadas a diferentes postos de trabalho que incluem desde equipamentos de escritório, soluções de dados e voz e coaching/formação.

Percebemos que a ausência de deslocações e a autonomia na gestão de horários são opções vantajosas e até mais produtivas para os colaboradores das empresas.

PME Mag. – Como surgiu a parceria com a WeGest e a Team-Up?

J. P. P. – A necessidade do mercado em ter soluções que permitissem dar uma resposta rápida às empresas na criação de condições para que os seus colaboradores pudessem desempenhar as suas funções em regime de teletrabalho com a mesma qualidade, segurança e conforto que tinham nos seus locais de trabalho, aliada à falta desta oferta fez com que a Staples e estes parceiros, desenvolvem-se este pacote, “chave na mão” para facilitar e colmatar esta necessidade crescente de aliar equipamentos de escritório que é algo core da oferta Staples, a soluções de internet, voz e coaching para oferecer uma solução integrada ao cliente.

PME Mag. – Em termos de colaboradores, quantos têm atualmente em Portugal? Estão previstas contratações?

J. P. P. – Temos atualmente cerca de 700 colaboradores na Staples Portugal. Sendo um negócio onde o retalho é o negócio dominante, a admissão de novos colaboradores é uma constante.

A forte aposta na venda à distância com os canais Online e Corporate, são as nossas grandes prioridades. 

PME Mag. – Quais os projetos futuros que possam estar a ser planeados ou desenvolvidos?

J. P. P. – Esta pandemia trouxe-nos constrangimentos económicos, sociais e de saúde pública o que impacta no trabalho e na vida de todos os portugueses. A confiança do consumidor está abalada, as incertezas são muitas, mas continuamos a acreditar que o regime de teletrabalho é uma realidade que veio para ficar, e que vai viver em harmonia com o trabalho presencial, pelo que os nossos projetos, quer a nível de oferta de produtos, como de serviços vão centrar-se nesta nova forma de trabalhar. Mesmo no momento premium do ano em que comunicamos com estudantes, pais, escolas e professores, teremos que ter sempre como estratégia pensar na forma como as famílias se vão adaptar a situações mútuas de teletrabalho com ensino à distância (que pode ser recorrente). A campanha de regresso às aulas é pensada à luz desta nova realidade, quer seja no cuidado e segurança que asseguramos no ato da compra numa loja física, como na facilidade e conveniência da compra online e no acesso a serviços à distância, como por exemplo o serviço de forra de livros e cadernos, com muita procura nesta altura do ano. A forte aposta na venda à distância com os nossos canais Online e Corporate, são as nossas grandes prioridades. 

PME Mag. – O que diferencia a Staples de outras empresas da área?

J. P. P. – A Staples diferencia-se pelo seu posicionamento de líder de soluções integradas de produtos e serviços para empresas ou profissionais, com três formas de comprar, ao melhor preço e sempre com foco no cliente. A dimensão nacional no retalho, a oferta diversificada de produtos e serviços, os horários alargados das lojas, as vantagens do cartão de fidelização Staples e o atendimento personalizado e especializado, são pilares fortes da marca. O canal online com funcionalidades melhoradas e uma área Corporate dedicada ao cliente empresarial, que se adapta à medida dos negócios de cada um, fazem da Staples um parceiro único e uma marca com um nível de atração e de fidelização muito interessantes. O nosso posicionamento no top dos players do mercado, na altura do regresso às aulas quer ao nível de resultados como ao nível de notoriedade de marca, faz com que a marca esteja também muito presente no top of mind do consumidor, em Portugal.

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