Segundo o Índice de Produção Industrial divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quinta-feira, 30 de dezembro, a produção industrial registou um aumento na variação homóloga no mês de novembro de 0,2%. Este valor representa uma subida de 6,5 pontos percentuais face à descida de 6,3% verificada no mês anterior.
De acordo com o INE, a “evolução foi particularmente influenciada pelo agrupamento de energia, sem o qual o índice agregado teve uma variação de 3,2%, ou seja, menos 1,3% no mês anterior”.
Todos os agrupamentos industriais melhoraram face ao mês anterior, com destaque para os bens de consumo e de bens intermédios, que apresentavam variações homólogas positivas de 4,9% e de 3,6%.
Já o agrupamento de energia apresentou o contributo negativo de menos 2,4 pontos percentuais, originado por uma taxa de variação de -13%.
Em termos mensais, a produção industrial passou para os 1,2% em novembro face aos 0,4% do mês anterior, devido ao contributo positivo de todos os agrupamentos.