Por: Diana Mendonça
A 15ª edição do QSP Summit, que decorreu na semana passada, na Exponor, gerou um impacto económico de 8,4 milhões de euros na região do Porto. Esta foi a edição do evento que teve mais afluência.
De acordo com os dados da organização, os três dias de evento reuniram mais de três mil participantes, sendo que cerca de mil participantes responderam a um inquérito que aferiu o impacto económico na zona do Grande Porto.
Para aferir o impacto económico, o estudo baseou-se nas caraterísticas de consumo dos participantes, englobando o gasto em transportes, alojamento, restauração e atividades de lazer.
Mais de metade dos participantes no QSP Summit (56%) residem fora da região do Porto, logo, os gastos ficam mais elevados. De acordo com o estudo, cada participante da conferência fica alojado cerca de três dias e gasta cerca de 25 euros por refeição fora do recinto do evento. Já em atividades de lazer, nomeadamente, saídas à noite, os conferencistas gastam uma média de 18 euros por noite.
A somar ao impacto económico gerado pelos conferencistas, junta-se o impacto mediático do evento que está estimado em 3,3 milhões de euros, o que significa que o evento ultrapassou os 11,7 milhões de euros de impacto económico.
“Reunimos, pela primeira vez, mais de três mil pessoas, na maior edição desde que o evento foi lançado há 15 anos. É incontornável o dinamismo que trazemos às empresas e a capacidade que o evento tem de trazer novas ferramentas, perspetivas e soluções aos nossos líderes. Temos conseguido promover tanto o turismo interno, como também têm vindo à região cada vez mais chefias do estrangeiro. Esta edição contou com participantes de 18 países diferentes”, salienta Rui Ribeiro, CEO da QSP.