Por: Eduarda Coelho
A TAP sofreu um ataque por parte do grupo de cibercriminosos Ragnar Locker no mês de agosto. Como efeito, dados pessoais de vários clientes da TAP, como nome, morada, e-mail, data de nascimento, data de registo e número de passageiro foram divulgados.
Em comunicado, a companhia aérea afirmou que a informação divulgada relativamente a cada cliente não é a mesma, e que “não há indícios de que dados de pagamento tenham sido exfiltrados dos sistemas”.
A partir de um documento designado “Aviso Importante aos Clientes”, emitido pela TAP, a companhia aérea recomendou “a verificação das condições de segurança que os (…) clientes utilizam para aceder à sua área reservada”, bem como a cautela por parte dos mesmos face a “a comunicações não solicitadas que requeiram informações pessoais”, sendo aconselhados a não “clicar em ligações ou descarregar anexos enviados a partir de endereços de ‘e-mail’ suspeitos”.
A TAP esclareceu que não enviará mensagens diretas acerca deste assunto para nenhum cliente.