Por: Joana Mendes
O programa de inovação do Grupo Nabeiro DISRUPTION22 consiste em dar visibilidade aos especialistas e impulsionar as start-ups espalhadas pelo mundo a partilhar as suas ideias de negócio e soluções inovadoras. Yogan Creamery, Skizo e Plasblock foram os vencedores.
Durante cinco meses, programa contou com 124 inscrições, 70 empresas internacionais e 54 nacionais. Os três projetos vencedores, Yogan Creamery, Skizo e Plasblock, terão agora a oportunidade de desenvolver projetos piloto com o Grupo Nabeiro.
No que toca à Yogan Creamery, o projeto baseia-se na criação, produção e comercialização de alternativas de origem vegetal, adaptando várias técnicas artesanais, ingredientes sustentáveis e nutritivos, tais como a amêndoa e o caju.
O principal objetivo da Skizo é preservar o ambiente, especialmente o mar. Com a intenção de transformar o plástico em fio e têxtil, pretende contribuir para um planeta mais sustentável e arranjar soluções para o mercado da sustentabilidade e da indústria têxtil, convertendo resíduos em matéria-prima.
Quanto à Plasblock, o objetivo final é a circularidade, convertendo os desperdícios de várias indústrias em valor e aumentando o desempenho para o mercado das paletes de madeira – o que irá permitir um teste à adaptação de sistema com recurso a 100% cápsulas recicladas.
Para Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, o programa “foi uma experiência intensa mas igualmente gratificante para todos os participantes, um espaço onde trabalhámos juntos com as empresas, desafiando-nos mutuamente”.
“É cada vez mais importante correr riscos, sair da zona de conforto e fazer algo diferente, pois somente aqueles que ousam conhecem o sucesso”, garante o CEO.