Terça-feira, Junho 3, 2025
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“A situação atual veio reforçar a importância do digital” – António Alegre

A Páginas Amarelas virou-se para o marketing digital e agora tem como foco ajudar as empresas portuguesas a encontrarem o seu caminho no mundo online. O CEO, António Alegre, traça um retrato do atual trabalho da empresa.

PME Magazine – De um ‘calhamaço’ amarelo à porta dos portugueses a uma empresa de marketing digital, quando se deu o clique de que era preciso mudar?

António Alegre – É difícil definir um momento exato, vemos o processo mais como uma viagem, na qual fomos obrigados a ultrapassar todos os limites de velocidade para estarmos onde estamos hoje. Neste momento temos uma oferta totalmente atualizada e a par das maiores empresas da nossa indústria a nível mundial. Em fevereiro lançámos o Marketplace, o produto que faltava modernizar e que veio substituir o nosso antigo diretório. Também aproveitámos esse momento para fazer o rebranding e voltarmos ao icónico logótipo dos dedos – quem não se lembra do “vá pelos seus dedos”, um slogan intemporal, agora não nas listas mas no digital. Mais recentemente, e em resposta a necessidades diretas geradas pela pandemia, avançámos com a criação dos produtos ‘Go-Online’ e ‘Menu Digital’, dirigidos às PME portuguesas, que precisam de ser resilientes e adaptar-se para seguirem em frente – exatamente o que fez a Páginas Amarelas, quando chegou a altura de passar do produto físico ao novo posicionamento digital. 

PME Mag. – Agora, mais do que nunca, faz sentido a aposta no digital?

A. A. – Nunca duvidámos da importância do marketing digital pelo que não diria que hoje faz mais sentido do que no ‘pré-covid´. Acredito é que a situação atual veio reforçar a importância do digital. Quem não investe no digital vive exclusivamente do modelo de negócio tradicional e isso é altamente redutor, se não mesmo insustentável para a maior parte das estruturas. As pessoas procuram soluções ágeis para as suas necessidades e as ferramentas online vieram trazer uma capacidade reforçada de aproximar empresas e consumidores, ampliando os negócios.

PME Mag. – Contudo, muitas empresas veem-se com falta de liquidez e não têm como o fazer, como contornar isto?

A. A. – A melhor forma de se gerir uma capacidade mais reduzida é rentabilizar ao máximo o investimento possível em cada fase. Os clientes da Páginas Amarelas são acompanhados em permanência por uma equipa de profissionais especializados, que orientam cada processo e apoiam na tomada de decisão, precisamente para que universos que são desconhecidos para a maioria dos pequenos e médios players possam ser endereçados para uma maior rentabilidade e sucesso. Não basta fazer a migração para o digital, comprar espaço publicitário e responder a leads; há que posicionar a marca, definir territórios, alcançar visibilidade, acompanhar as interações, garantir segurança nos procedimentos e acompanhar as tendências para conseguir tirar partido de tudo o que fica ao seu alcance. Em termos de investimento, posso referir o caso do Menu Digital: os restaurantes que queiram digitalizar o seu serviço através da solução da Páginas Amarelas podem usufruir de até três meses de oferta que propomos pelo lançamento e, dessa forma, o investimento não chega aos 15 euros por mês.

PME Mag. – A Páginas Amarelas sentiu esta quebra no negócio?

A. A. – Não somos imunes à situação global, mas temos acompanhado de forma muito atenta a evolução dos acontecimentos e levámos a cabo algumas adaptações estratégicas para garantir que chegamos às empresas que precisam de nós.

PME Mag. – Quantos trabalhadores têm neste momento?

A. A. – Contamos atualmente com uma equipa de 130 pessoas, através da qual nos mantemos focados em continuar a ser uma grande escola de vendas, agora também de marketing digital – formamos, aliás, dezenas de profissionais todos os anos, algo de que nos orgulhamos muito.

PME Mag. – O que estão a fazer para ajudar as PME a retomarem a sua atividade?

A. A. – Lançámos, em parceria com a Altice, a Go-Online, uma solução que permite a empresas de pequena e média dimensão de todo o país, de qualquer setor de atividade, fazer a sua transição para o digital. Trata-se de uma novidade que remete para a política de responsabilidade social da Páginas Amarelas e que chega ao tecido empresarial na altura em que pode fazer mais diferença. Com a Go-Online, acedem a uma ferramenta integrada de marketing e e-commerce, que podem inclusivamente gerir via app mobile e que os apoia na criação de websites com loja virtual, a alcançar visibilidade nas redes sociais e a acompanhar as interações com os clientes de forma fácil e segura. Criámos também um destaque na homepage do nosso Marketplace, onde centralizámos por distrito um conjunto de empresas que vendem produtos e serviços online e que são essenciais para os portugueses. Abordámos as câmaras municipais para nos ajudarem a mapear as empresas locais que vendem online para que os possamos ajudar a divulgar os seus produtos e serviços no Marketplace e, assim, facilitar o acesso a quem deles necessita – uma abordagem que tem tido uma resposta francamente positiva. Além disto, avançámos com uma solução específica para o setor da restauração, o Menu Digital, que em apenas três dias recebeu mais de 100 pedidos – foi um dos setores mais afetados pelos efeitos da pandemia e um dos que mais tem aderido para retomar a atividade, alinhados com as orientações de segurança. 

PME Mag. – Como funciona o Go-Online?

A. A. – O Go-Online é uma solução integrada de marketing e vendas online, passível de ser gerida via app mobile. Mais do que um website com a possibilidade de e-commerce, a solução tem um conjunto de ferramentas para promoção e venda dos produtos e serviços da empresa: desde e-mail marketing a um gestor de contactos, passando por um sistema de marcações e reservas, gestão centralizada de presença nas redes sociais e um backoffice especializado para acompanhamento das interações com os clientes. A solução garante a integração segura com os principais meios de pagamentos, através da Altice Pay, bem como o acesso a serviço de entregas de encomendas em todo o país.

PME Mag. – A atual conjuntura está a mudar a forma de as Páginas Amarelas verem o seu negócio?

A. A. – Não diria que a conjuntura nos fez mudar, mas sim avançar mais depressa para o lançamento de um conjunto de ferramentas e soluções que passaram a ditar a sustentabilidade económica de alguns negócios. Conhecendo as necessidades específicas de cada setor no âmbito digital, foi uma questão de vermos de que forma poderíamos ser-lhes mais úteis e entregarmos respostas alinhadas com as orientações sectoriais, bem como com as mensagens de segurança e comodidade que todos procuramos nos serviços a que recorremos.

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8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

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-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


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IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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