A ANJE, Associação Nacional de Jovens Empresários, assinou, na passada sexta-feira, na África do Sul, um memorando de entendimento com a Afremixbank que visa intensificar a parceria na busca de novas oportunidades para o setor têxtil tanto para África, no mercado europeu, como também para os empresários portugueses.
Alexandre Meireles, presidente da associação, e Oluranti Doherty, diretora responsável pela pasta das exportações do Afremixbank, assinaram o memorando, de forma a promover as indústrias criativas africanas em Portugal.
Comunicado pela ANJE, a intenção deste memorando é criar uma ponte essencial para o setor têxtil tendo em conta a necessidade de se conseguirem estabelecer novas pontes entre Portugal e África, e de se explorarem as oportunidades que existem para designers africanos em Portugal e portugueses em África.
Alexandre Meireles defende: “A fileira da moda e as indústrias criativas em geral encerram boas oportunidades de negócio, investimento e parcerias entre Portugal e África. Importa, pois, criar plataformas que possibilitem o match entre criativos/marcas e investidores, de forma a converter em valor económico o potencial da criatividade aplicada ao têxtil e vestuário. É isso que estamos a fazer com esta iniciativa”.
Desta forma, Portugal passa a ter mais oportunidades de exportar e investir no estrangeiro, como África também ganha força para encontrar novas oportunidades.
A estrutura de apoio setorial terá a duração de três anos, contando ainda com o trabalho da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP).