Home / Opinião / Autoproteção: da teoria à prática
Autoproteção

Autoproteção: da teoria à prática

Por: Joana Malho Rodrigues, medicina interna SOS.medical

A pandemia que surge agora nas nossas vidas, como todos sabem, iniciou-se na China, em meados de novembro de 2019, tendo sido comunicada internacionalmente em finais de dezembro. O novo Coronavírus (Covid-19) faz parte de uma família de vírus conhecida por causar infeção tanto em humanos e animais. No entanto, o Covid-19 nunca tinha sido identificado em humanos.

O problema é que não é uma infeção viral, como todos contraímos várias vezes ao longo da nossa vida, esta nova espécie pode causar insuficiência respiratória grave, com necessidade de ventilação mecânica.

Como podemos prevenir? Com medidas de higiene e de isolamento social.

Por favor, não se dirija a um hospital só porque sim, se todos ficarmos internados porque estamos em vigilância, ou só queremos saber se estamos ou não infetados, o SNS não vai ter capacidade para ajudar os que realmente necessitam de apoio.

Assim, deixo as minhas recomendações.

  1. Se durante este período tiver de continuar a deslocar-se para o trabalho:
  • Antes de sair de casa lave bem as mãos;
  • Deve medir diariamente a sua temperatura corporal (pelo menos duas vezes por dia), se tiver 37,5 ºC ou mais fique em casa, contacte a linha SNS24 (808 24 24 24) e siga as recomendações;
  • Lave as mãos com sabão (ou solução alcoólica) o máximo de vezes que conseguir ao longo do dia. Se não as puder lavar então use a solução alcoólica para as desinfetar;
  • Cumpra a etiqueta respiratória: tussa para o cotovelo, use lenços de papel, e lave as mãos;
  • Preferencialmente aquele que sair para trabalhar é o que vai às compras, farmácia, etc. Lave/desinfete as mãos quando vai colocar o Euromilhões, quando paga o pão, quando usa qualquer cartão (seja de multibanco ou o passe). Lave/desinfete as mãos quando precisar de levar a mão à cara, quando se pentear, quando for ao WC (e ensine os seus familiares a lavar as mãos);
  • Retirou as compras do saco? Lave as mãos! Vai cozinhar? Lave as mãos! Foi levar o lixo à rua? Volta e lava as mãos! Foi buscar o correio? Lave as mãos! Chamou algum serviço de entrega ao domicílio? Receba, abra os sacos, lave as mãos, retire o recibo de dentro do saco e lave as mãos. Se mexe nas embalagens, lave as mãos;
  • Use máscara cirúrgica na rua para se proteger;
  • Se usar luvas, lembre-se de não tocar em nada que seja seu enquanto as tiver, pois irá contaminar roupa, telemóvel, etc. Depois de as retirar, lave as mãos antes de tocar em qualquer coisa sua;
  • Ao chegar a casa, deixe os sapatos à porta, lave as mãos, retire a roupa e coloque-a dentro da máquina, lave as mãos e vá tomar banho. Só depois fala com os seus familiares.

2. Se estiver em regime de teletrabalho – siga as mesmas recomendações em cima.

3. Fui colocado em quarentena em casa, mas não vivo sozinho – O ideal será que durma num quarto isolado, e que tenha uma casa de banho para si, a loiça deve ser só utilizada por si.

4. Fiquei em isolamento social/quarentena, o que faço? – Siga todas as recomendações dadas previamente. Preferencialmente, deve dormir num quarto/divisão sozinho e ter uma casa de banho para si, no caso de não haver essa possibilidade a mesma deve ser desinfetada (superfícies onde tocou) antes de ser usada por outra pessoa. Não deve ser partilhada loiça, copos, talheres, roupa e/ou toalhas. Se residir sozinho e precisar de alimentos, medicação, ou outros, preferencialmente peça para lhe entregarem em casa. O que pediu deve ser deixado à porta. Deve evitar a todo o custo sair e expor outros ao vírus.

5. Sobre as máscaras de proteção – Se realmente precisar de sair de casa use máscara cirúrgica, não necessita de usar as mais específicas, como FFP2, que estão destinadas aos médicos quando fazem procedimentos aos doentes.

Cada máscara é usada apenas uma vez, retire-a pela borda – se for de atilhos tirar pelos atilhos – evitando o contacto com a cara e com a parte frontal da máscara. De seguida, deve deitá-la para o lixo e lavar as mãos.