Home / Empresas / Carta Portuguesa Para Diversidade completa cinco anos
Carta Portuguesa para a Diversidade
Objetivo da Associação passa pela promoção da diversidade nos locais de trabalho (Foto: Pexels)

Carta Portuguesa Para Diversidade completa cinco anos

Englobando várias organizações do setor público e privado português, bem como representantes do Estado, o objetivo da Carta Portuguesa Para a Diversidade passa por promover locais de trabalho inclusivos e encorajar os empregadores a desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade.

Criada a 31 de março de 2016, a Carta Portuguesa Para a Diversidade completa hoje cinco anos desde a cerimónia que lhe deu origem. Assinada e implementada, inicialmente, no Palácio Nacional da Ajuda, o objetivo desta iniciativa tem vindo a prender-se com a inclusão e diversidade profissional em Portugal.

Esta Organização conta já com várias entidades do setor público e privado, bem como representantes do Estado Português, comprometendo-se a promover e apoiar a inclusão nos vários setores profissionais, promovendo locais de trabalho mais inclusivos e com políticas internas de promoção da diversidade.

Encorajando os empregadores a implementar estas práticas nas suas organizações, a Carta Portuguesa Para a Diversidade pretende gerir e monitorizar a diversidade a nível nacional e europeu – na Plataforma Europeia das Cartas -, desenvolvendo ainda outras atividades como projetos, programas e iniciativas que promovam os fins da Associação.

Numa estratégia que passa pela auscultação dos grupos de trabalho, órgãos sociais, conselho consultivo e associados, esta Associação orienta o plano de ação para 2021 de acordo com seis eixos estratégicos: acompanhar a Legislação, contribuir para a sociedade, partilhar melhores práticas, integrar em mercado de trabalho, preparar o futuro e ser referência D&I.

Nesta que é uma iniciativa da Comissão Europeia, a Carta Portuguesa para a Diversidade foi construída em Portugal em colaboração com várias organizações signatárias, tendo sido promovida inicialmente pelo Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, a Fundação Aga Khan Portugal, o Alto Comissariado para as Migrações, o Instituto Nacional de Reabilitação, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e na Empresa e o ISCTE-IUL.

Desde novembro de 2018, a gestão desta Organização é feita pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, construída em conjunto com as organizações signatárias com uma estratégia de sustentabilidade.

Neste contexto, são várias as iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas, com variados grupos de trabalho temáticos, ações de sensibilização e formação, bem como ferramentas de apoio a esta área, como o Selo da Diversidade e a Caixa de Ferramentas da Diversidade.

Atualmente, e numa altura em que completa o seu 5º aniversário, a Carta Portuguesa para a Diversidade conta com mais de 300 entidades signatárias, das mais diversas áreas, pertencentes ao Setor Público, Privado e 3º Setor.