Apresentado primeiramente em maio na 19.ª Edição da Feira Internacional de Tecnologia de Pequim, o protótipo do autocarro surpreendeu os presentes com a capacidade de passar por cima do trânsito.
Produzido pela Jinchuang Corp, o Transit Elevated Bus (TEB) chegou às ruas da cidade de Qinhuangdao, na passada terça-feira, em formato teste num percurso de 300 metros de linha.
O teste serviu para ver como o autocarro se adaptava no que respeita ao design, testar o consumo de energia, travões e para recolha de dados operacionais para desenvolvimentos futuros. Todo o trabalho de montagem de um compartimento protótipo demorou cerca de um mês.
Para este teste foram colocadas linhas especiais para que o autocarro pudesse movimentar-se com facilidade nas ruas da cidade. O TEB é movido a eletricidade e consegue facilmente passar por cima de outros carros, sendo assim uma opção para quem deseja escapar ao trânsito.
A criação chinesa conta com 22 metros de comprimento, 7,8 metros de largura e 4,8 metros de altura. Por dentro tem a capacidade de levar 300 pessoas, existindo 18 lugares sentados nas duas laterais, dois grandes assentos circulares no centro do compartimento com a capacidade para sentar 10 pessoas e ainda 20 barras de apoio distribuídas ao longo do compartimento onde os passageiros se podem apoiar. Também tem ecrãs de televisão e mapas dinâmicos a bordo.
O design inicial, numa escala mais pequena, surpreendeu tudo e todos na Feira de Tecnologia de Pequim. Desenhado para poupar espaço em estradas congestionadas pelo trânsito, cada compartimento de passageiros ocupa duas faixas de rodagem e mantêm a distância da estrada através de apoios.
Segundo a empresa, o Transit Elvated Bus, irá não só aliviar o transito, mas também reduzir a poluição no ar. Espera-se que o autocarro esteja pronto e adaptado às ruas até ao final do ano.
Veja mais imagens do novo meio de transporte: