Universidade de Coimbra recebeu mais de oito milhões de euros em apoios do Horizonte 2020.
A Universidade de Coimbra (UC) é até agora a instituição portuguesa com mais projetos aprovados no programa comunitário Horizonte 2020.
Em comunicado, a instituição cita o ebook “Learn from the champions in the Horizon 2020”, que identifica as instituições líderes deste programa comunitário na Europa e em cada país.
Ao todo, a Universidade de Coimbra viu serem aprovadas 30 candidaturas, obtendo um financiamento de 8,85 milhões de euros.
Amílcar Falcão, vice-reitor da área da investigação da Universidade de Coimbra, considera que estes números refletem a “excelente capacidade dos nossos investigadores em se adaptarem a uma nova realidade, mais competitiva, mais exigente, mas também mais compensadora para quem pretende estar na vanguarda da criação de conhecimento”.
O projeto que mais financiamento mereceu (dois milhões de euros) tem como objetivo promover a investigação científica na área do envelhecimento ativo, estando prevista a criação de um Instituto Multidisciplinar de Investigação especializado.