Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioMercadoEconomiaComissão Europeia aplica sanção zero a Portugal

Comissão Europeia aplica sanção zero a Portugal

Em conferência de imprensa a Comissão Europeia admite os esforços feitos pelos dois países e reconhece as situações económicas e sociais que neste momento ultrapassam.

 

A Comissão Europeia deliberou não aplicar multas a Espanha e Portugal pelos respetivos défices excessivos, ficando assim a sanção a zero. No entanto, Portugal terá de apresentar em 2016 um défice de 2,5%, meta acima da que o Governo se comprometeu para este ano mas abaixo do valor apontado por Bruxelas nas previsões económicas feitas em maio, de 2,7%.

“A Comissão Europeia convida as autoridades portuguesas a preparar estas medidas o quanto antes, o mais tardar 15 de outubro. Nessa base, a Comissão poderá confirmar o cenário de um regresso do défice abaixo dos 3% nas previsões económicas de novembro, e se esses números forem confirmados em abril próximo pelo Eurostat, a Comissão poderá propor o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo a Portugal. É o que desejo pessoalmente aos nossos amigos portugueses, que fizeram muitos esforços nestes últimos anos”, declarou Pierre Moscovici, comissário dos Assuntos Económicos

O responsável disse, ainda, acreditar que o cancelamento de multas a Portugal e Espanha foi a decisão mais acertada economicamente.

As decisões terão de ser analisadas pelos ministros das Finanças da União Europeia, que podem ainda aprovar, reprovar ou alterar as propostas de multas.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category