Mariana Barros Cardoso
Na habitual conferência de imprensa ao país, hoje, terceiro dia desde que o país começou a retomar alguma normalidade, diretora geral da saúde, Graça Freitas afirma que “temos que aprender a viver com o vírus”.
Temos agora em Portugal quase o dobro de recuperados face ao número de óbitos registados hoje em Portugal vitimas do novo coronavírus. Contabilizam-se 2076 casos recuperados e 1089 óbitos. Com cerca de 10 mil testes feitos por dia, damos conta de 26182 casos confirmados e 2492 à espera de resultado laboratorial.
Diáriamente é feita a atualização dos dados e estudada a percentagem para que se mantenha controlada a situação de regresso à normalidade pelo país. Assim, a diretora geral da saúde, Graça Freitas, disse hoje que “o vírus veio e vai ficar connosco durante anos, ou sempre, e temos de aprender a lidar com ele.”.
A DGS reforça a importância do cumprimento das medidas de segurança implementadas como a utilização obrigatória de máscara, o número de pessoas limitado em espaços fechados, distanciamento de segurança entre as pessoas e desinfeção das mãos várias vezes ao dia.