Por: Djeisibel Lopes
A EIT InnoEnergy, o motor de inovação em energia sustentável na Europa, fecha ronda de aumento de capital superior a 140 milhões de euros.
Na ronda, participaram novos acionistas, como Societe Generale, Santander CIB, PULSE – CMA CGM Energy Fund, Grupo Renault, Stena Recycling and NIIT, e acionistas já existentes, como Siemens Financial Services, Schneider Electric, Capgemini, Grupo Volkswagen, ING, Koolen Industries, GROUPE IDEC e Engie.
Este capital será utilizado para o deal flow, para ampliar o investimento nas 200 empresas, acelerar o lançamento de novos desenvolvimentos industriais e impulsionar a expansão da InnoEnergy nos Estados Unidos da América.
O portfólio da empresa é constituído por startups com inovações tecnológicas relacionadas com tecnologias limpas, que normalmente requerem grandes investimentos de capital. O ecossistema da InnoEnergy, criada em 2010, é constituído por empresas industriais de todas as dimensões, investidores, universidades, centros de investigação e de administração pública.
Das 200 empresas, três estão a caminho de gerar 110.000 milhões de euros e contribuir para a redução de 2,1 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) até 2030.
Esta ronda de investimento da InnoEnergy permitirá, segundo contam em comunicado, acelerar o seu papel na concretização das ambições da Europa de atingir o objetivo de zero emissões até 2050.