Home / MERCADO / Economia / Empresas de software de gestão faturam 315 milhões em 2018
software de gestão pme magazine

Empresas de software de gestão faturam 315 milhões em 2018

As empresas do setor de software de gestão faturaram 315 milhões de euros em 2018, mais 6,1% do que em 2017.

“A procura de software de gestão cresceu de forma assinalável, conjuntamente com a digitalização das empresas, o aumento da penetração da Internet, a adoção de ferramentas informáticas no trabalho e o cada vez mais elevado nível de formação dos trabalhadores no uso das tecnologias da informação”, revela a consultora Informa D&B no seu estudo “Setores Portugal  – Software de Gestão”.

Segundo a consultora, as aplicações ERP (Enterprise Resource Planning, em português planeamento de recursos) foram as que maior fonte de receitas geraram, com um peso de 46%, enquanto as aplicações de CRM (gestão do cliente) pesaram 25% no total de faturação. As aplicações de SCM (gestão de cadeia de abastecimento) pesaram apenas 6% n total de faturação.

A Informa D&B adianta que as previsões do mercado “são favoráveis no curto e médio prazo”.

“O setor é liderado por um número reduzido de grandes empresas que detém uma fatia considerável das receitas globais. Neste contexto, em 2018, a quota de mercado conjunta das cinco principais empresas ultrapassou os 50%, enquanto a das dez principais ultrapassou os 65%”, acrescenta o comunicado.