Os donativos das empresas em Portugal atingiram os 188,6 milhões de euros em 2018, um aumento de 15,6% face a 2014.
Segundo o estudo “Retrato dos Donativos em Portugal”, da Informa D&B, 85% do valor provém de empresas não financeiras.
Já o número de empresas que doou algum valor subiu 21%, para as 65 mil em 2018, o equivalente a um quinto do tecido empresarial português.
“34% das empresas que efetuaram donativos em 2018, fizeram-no consecutivamente nos últimos 5 anos, representando quase três quartos do valor total. Este facto revela maior regularidade neste comportamento face a 2014, já que nessa altura pouco mais de metade do valor em donativos era efetuado por empresas que mantinham este compromisso durante 5 anos”, refere a consultora em comunicado.
Ainda assim, a evolução dos valores doados não acompanhou a melhoria do desempenho das empresas, pois os donativos “continuam a representar 0,1%” do volume de negócios das empresas, a mesma percentagem do que a registada em 2014.
Entre as empresas não financeiras, 55% dos donativos têm origem em PME (13%) e microempresas (26%).
“Os setores do Retalho, Serviços empresariais, Banca e seguros, Indústrias e Grossistas concentram 76% do valor total dos donativos. No setor das Energias e ambiente, uma percentagem muito reduzida de entidades é responsável por 6% do total destes apoios. Pelo facto de concentrar o maior número de grandes empresas, a Área Metropolitana de Lisboa representa mais de metade (51%) do valor total dos donativos, ainda que apenas 20% das empresas registem esta prática. No Norte, a percentagem de empresas a fazer donativos é de 37%, a mais alta de todas as regiões, com um valor que corresponde a 27% do total dos donativos”, acrescenta o comunicado.