Por: Redação
O programa “Erasmus para Jovens Empreendedores”, a celebrar 15 anos, tem um programa destinado a novos empreendedores que planeiam criar o seu próprio negócio ou que já o criaram nos últimos três anos.
De acordo com informação da Comissão Europeia, empreendedores experientes, proprietários ou gerentes de Pequenas ou Médias Empresas são convidados a adquirir competências para iniciar e/ou gerir com sucesso um pequeno negócio na Europa.
O programa prevê a troca de conhecimentos e ideias de negócio com um empreendedor experiente, com quem ficam e colaboram por um período de 1 a 6 meses. A estadia é parcialmente financiada pela Comissão Europeia.
Numa “colaboração de ganho mútuo”, considera a Comissão Europeia, o novo empreendedor terá “formação on-the-job numa pequena ou média empresa sediada num país participante no programa”, podendo ainda “tirar partido do acesso a novos mercados, da cooperação internacional e do potencial de colaboração com parceiros de negócio no estrangeiro”.
Já o empreendedor de acolhimento poderá beneficiar de novas ideias para o seu negócio.
O “Erasmus para Jovens Empreendedores”, financiado pela Comissão Europeia, está disponível em vários países com a ajuda de pontos de contacto locais. Em Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, a Fábrica de Startups, em Lisboa, a Conceptwin, em Castelo Branco ou a TecMinho, em Guimarães, são alguns dos locais disponíveis.
Os novos empreendedores e os empreendedores experientes podem inscrever-se aqui.