O presidente francês Emmanuel Macron e a homóloga alemã deverão publicar hoje um apelo conjunto para a reabertura das fronteiras entre países europeus, segundo uma declaração obtida pela agência de notícias France Presse (AFP).
O apelo surge dois dias antes de uma reunião da assembleia parlamentar franco-alemã, um fórum que reúne os parlamentos dos dois países, e que tem a pandemia da covid-19 na agenda.
“A França e a Alemanha devem trabalhar em favor do restabelecimento imediato da livre circulação dentro do espaço Schengen, logo que as condições estejam preenchidas“, defenderam Richard Ferrand e Wolfgang Schäuble na declaração, citada pela AFP, afirmando que o encerramento já teve “consequências pesadas” para os dois países.
“A França e a Alemanha assumem a responsabilidade comum pela UE”, defendem na declaração, sustentando que a proposta de Merkel e Macron fará com que “a Europa saia reforçada após a crise do coronavírus”.
A epidemia da Covid-19 levou os Estados-membros da UE a suspender temporariamente a livre circulação no espaço Schengen, fechando ou instaurando controlos nas fronteiras nacionais.
Esta medida afetou em particular as companhias aéreas, empresas de transporte e logística bem como a livre circulação de produtos e bens.
A Comissão Europeia preconiza a reabertura progressiva das fronteiras internas da UE, inicialmente apenas nas zonas com níveis mais baixos de propagação do vírus.
A reabertura das fronteiras externas e o acesso à UE de cidadãos de países terceiros só deverá ocorrer “numa segunda fase”, de acordo com o plano de Bruxelas.
Até lá, as empresas procuram novas formas de financiamento para se manterem e fazerem face aos estragos da pandemia.
Fontes: France Press / Reuters / RTP