A compra finalizada esta quinta-feira ficou em 450 milhões de dólares (403 milhões de euros), o que faz da Hainan Airlines acionista maioritária da Azul Linhas Áreas Brasileiras, empresa de David Neeleman, empresário que, com o português Humberto Pedrosa, ganhou a privatização da TAP.
“Consideramos a Azul um parceiro forte a longo prazo para a HNA expandir-se e investir na América Latina”, afirmou Adam Tan, chefe executivo da Hainan Airlines, em nota de imprensa. A Hainan vai cooperar com a Azul na partilha de códigos de voos, aberturas de novas rotas, marketing e tarifas de transporte.
Em julho passado, a maior companhia aérea privada chinesa desembolsou 30 milhões de euros na compra de 25% de obrigações convertíveis da TAP. No mesmo mês anunciou a aquisição da Gategroup Holding AG, a segunda maior empresa do mundo em catering especializado para o setor da aviação, por 1,5 mil milhões de dólares (1,35 milhões de euros)
A Hainan Airlines está sediada na ilha de Hainan, no extremo sul da China, operando nos setores de aviação, indústria, turismo, logística e financeiro.