Home / MERCADO / Economia / Mais tempo para empresas entregarem IVA e IRC
Empresas IVA calculadora Economia
(Foto: Pixabay)

Mais tempo para empresas entregarem IVA e IRC

As empresas irão contar com mais tempo para procederem à entrega da declaração do IVA dos meses de junho e julho e, desta forma, pagarem o imposto de contribuinte. O prazo para a entrega da declaração do IRC foi também alargado até 30 de junho.

O novo calendário de entrega da declaração do IVA alargou o pagamento do imposto relativo aos meses de junho e julho deste ano, podendo agora ser submetido até ao dia 25 de cada mês. Este calendário destina-se a casos englobados no regime mensal do IVA, correspondendo ao regime no qual se inserem as empresas que apresentaram um volume de negócios igual ou superior a 650 mil euros, ao longo do ano passado.

Além disto, o calendário apresentado neste despacho refere ainda o alargamento do prazo de entrega da declaração periódica de rendimentos de IRC relativos 2020, podendo agora ser realizada até ao próximo dia 30 de junho.

Estas novas datas permitem às empresas contar com mais um mês para cumprir as referidas obrigações legais e pagarem o valor que se traduz na diferença entre o imposto total e as importâncias entregues por conta.

Recorde-se que o Governo aprovou, no início deste ano, uma medida de combate à crise económica, causada pela atual situação pandémica, permitindo assim que as PME com volumes de negócio inferiores a 50 milhões de euros possam proceder à autoliquidação do IRC em prestações.

As medidas que agora contemplam o alargamento dos prazos foram publicadas num despacho assinado pelo secretário de Estado Adjunto, António Mendonça Mendes, adaptando o calendário fiscal de forma a dar uma maior flexibilidade temporal às empresas que se encontrem em maiores dificuldades financeiras.