Para responder aos desafios de gestão da mudança organizacional criados pelo quadro regulatório do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), a consultora Neves de Almeida lançou a “Missão RGPD”.
Em comunicado, a consultora explica que “a solução pretende capacitar as organizações e os seus colaboradores para a aplicação prática e eficiente do novo regime jurídico de proteção de dados e segurança da informação, através do recurso às técnicas pedagógicas de Gamification. A solução foi desenvolvida em parceria com a startup portuguesa GFoundry, responsável pela gestão tecnológica associada ao jogo, e com um especialista em matéria de Proteção de Dados, Manuel Melo, que coordenará o projeto a nível científico”.
O novo quadro regulatório estabelecido pelo RGPD vem, a partir de maio, trazer grandes desafios à gestão da mudança organizacional no âmbito da proteção de dados pessoais, uma vez que altera o paradigma regulatório atual para um modelo de autorregulação com novos princípios jurídicos, direitos dos titulares dos dados e procedimentos técnicos e organizatórios. Paralelamente, o RGPD vem ainda estabelecer um novo quadro sancionatório, um novo modelo de fiscalização e um conjunto de alterações significativas nos direitos processuais dos titulares dos dados.
“O RGPD implica uma análise às práticas internas da organização em matéria de Proteção de Dados, e consequentemente, a alteração de procedimentos de todos os colaboradores que façam recolha, tratamento e/ou partilha de dados pessoais, seja de clientes, parceiros ou colaboradores (internos ou externos), de modo a garantir a conformidade normativa e a demonstração da responsabilidade”, explica Isabel Rita, Managing Partner da Neves de Almeida.
A “Missão RGPD” pode ser objeto de customização do conteúdo pedagóico à realidade específica da organização, com construção de cenários, casos práticos e histórias ou notícias por setor de atividade e unidade orgânica: administrativa/financeira, recursos humanos, tecnologia da informação, marketing, ou outra área considerada relevante. Torna-se ainda possível adaptar o cronograma da solução: estando planeado o lançamento de 1 quiz por semana, totalizando 10 semanas, este tempo pode ser reduzido ou aumentado conforme a exigência ou necessidade do cliente.
O formato Gamification é um método motivador, disponibilizando feedback e recompensas imediatas; é flexível, podendo ser realizado em qualquer local e horário, sem retirar os colaboradores das suas tarefas; tem uma utilização fácil e intuitiva; permite a repetição, e consequente consolidação de aprendizagem; permite obter o resultado das avaliações individuais; fomenta a participação e competição de forma saudável, apelativa e dinâmica.
O RGPD encontra-se em vigor desde 24 de maio de 2016 e será aplicável na ordem jurídica da União Europeia a partir de 25 de maio de 2018. A partir desta data, as organizações poderão ser alvo de fiscalização para demonstração da conformidade normativa, incorrendo em sanções em caso de incumprimento ou desconformidade.