Por: Ana Vieira
Há 17 anos, uma marca portuguesa fazia renascer uma técnica de depilação com fio, threading, com a missão de transformar o olhar de mulheres e homens.
A ideia foi de Filipa Muñoz de Oliveira, Founder & CEO da Wiñk, que percebeu a inexistência de “uma técnica que fosse rápida, que conseguisse definir as sobrancelhas de uma maneira muito mais eficaz e que durasse muito mais tempo do que os restantes métodos de depilação convencionais”.
PME Magazine (PME Mag.) – Como é que surgiu a Wiñk?
Filipa Muñoz de Oliveira (F. M. O.) – A ideia de criar a Wiñk surgiu quando ainda vivia em Londres. Em 2007, cruzei-me com uma técnica de depilação ancestral que nunca tinha visto em Portugal – o threading (depilação com fio), e pensei: Porque não arriscar?
“A Wiñk, conta já com 17 anos de história, 100% portuguesa”
Regressei a Portugal com essa ideia e abri o primeiro quiosque no Shopping das Amoreiras. Era algo novo, nunca antes visto por cá e a Wiñk acabou mesmo por ser pioneira neste método em Portugal. Foi como que preencher uma lacuna no mercado da beleza e estética no nosso país. A Wiñk, conta já com 17 anos de história, 100% portuguesa, é especialista em todos os serviços de pestanas e sobrancelhas. Para além da presença a nível nacional – com 37 espaços em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, já marcamos presença no mercado internacional – com 17 lojas no Brasil e 3 em Espanha.
PME Mag. – Em que consiste o método threading?
F. M. O. – O método de threading (depilação com fio) consiste numa técnica de depilação com fio que provém do Médio Oriente e Sul asiático. É um método que utiliza apenas uma linha de algodão que remove os pelos pela raiz, o que permite uma melhor definição das sobrancelhas. A depilação com linha pode ser feita a qualquer pessoa independentemente do género e na Wiñk queremos reforçar esse fator, quebrando as barreiras e tabus ainda existentes relativas à depilação nos homens.
Para além das sobrancelhas, o método pode ser aplicado em todo o rosto e tem muitas vantagens para as pessoas que aderem a este tipo de depilação, nomeadamente o facto de ser rápido, mais higiénico, menos doloroso do que outras técnicas e exequível em todos os tipos de pele. De acrescentar que os produtos utilizados na remoção dos pelos são de origem natural, não sendo por isso agressivos para a pele.
PME Mag. – Em que momento é que a Filipa Muñoz de Oliveira se apercebeu da falta de oferta no mercado português de uma solução dedicada a sobrancelhas e pestanas?
F. M. O. – Quando pensei em criar o negócio, percebi que este método era algo que faltava no nosso mercado: uma técnica que fosse rápida, que conseguisse definir as sobrancelhas de uma maneira muito mais eficaz e que durasse muito mais tempo do que os restantes métodos de depilação convencionais.
Era uma lacuna no mercado, pois de facto este método inovador era desconhecido em Portugal, não existindo uma solução dedicada ao tratamento de sobrancelhas deste género. Tambem senti que podia reunir, no mesmo espaço, um conjunto de serviços dedicados não só às sobrancelhas, mas tambem às pestanas. Desta forma, consegui compreender que poderia ser uma aposta de sucesso e acabei por arriscar, regressei ao meu país e criei este negócio.
PME Mag. – Quantos colaboradores tem atualmente a Wiñk? Como é feita a sua formação?
F. M. O. – Neste momento, a Wiñk conta com cerca de 200 colaboradoras em Portugal. Apostamos na formação contínua das nossas colaboradoras, crucial para o desenvolvimento de qualquer negócio. Deste modo, promove-se uma força de trabalho mais capacitada e adaptável às novas necessidades de consumo e às novas tendências dos mercados. Acreditamos que esta formação contínua ajuda as nossas colaboradoras a desenvolver determinadas competências técnicas e comportamentais, que são essenciais para o sucesso do negócio. Existem, pois, diversas ações de formação, o que poderá contribuir de forma significativa para uma cultura organizacional mais robusta, consistente e dinâmica.
PME Mag. – Qual é o maior desafio da Wiñk atualmente?
F. M. O. – Atualmente, o nosso maior desafio é garantir que continuamos a ser relevantes no mercado, mantendo o padrão de qualidade que temos tido nos últimos 17 anos. Queremos continuar a proporcionar um serviço personalizado e de excelência, ao mesmo tempo em que acompanhamos as mudanças nas necessidades e expectativas dos nossos clientes.
“(…) garantir que a Wiñk permanece relevante e inovadora”
Manter essa consistência e consciência enquanto evoluímos com o mercado é fundamental para garantirmos que a nossa marca continua a ser reconhecida pelos valores e pela qualidade que sempre nos definiu. Estamos a caminho dos 18 anos e este continua a ser o nosso maior desafio e compromisso, que é garantir que a Wiñk permanece relevante e inovadora, sem perder a essência que nos trouxe até aqui.
PME Mag. – Como foi preparada a entrada no mercado brasileiro e espanhol?
F. M. O. – A entrada no mercado brasileiro surgiu de uma oportunidade que decidimos aproveitar. O Brasil é um mercado muito grande, com uma cultura fortemente voltada para a estética e para o autocuidado, o que foi muito bom para a Wiñk. A receptividade foi excelente e a marca rapidamente conquistou o seu espaço.
Em relação ao mercado espanhol, acabou por ser uma escolha natural. Pela proximidade geográfica e cultural, a Espanha representa um mercado com grande potencial para a nossa expansão. Das poucas coisas que me arrependo é não ter entrado neste mercado mais cedo.
PME Mag. – Há outros mercados/países onde a Wiñk planeia entrar?
F. M. O. – Neste momento, o nosso foco é expandir o mercado em Espanha, mantendo a nossa presença em Portugal e no Brasil. Em relação a outros países, é sempre uma possibilidade em aberto, mas neste momento não temos planos num futuro próximo para alargar a rede a outros mercados, mas só o futuro o dirá.
PME Mag. – Qual foi a faturação em 2023?
F. M. O. – A faturaçao de 2023 foi próxima de 10 milhões de euros.