Sábado, Junho 21, 2025
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“O principal objetivo da app Pulsoo é reduzir a complexidade e a carga burocrática” – Diana Roquette

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Por: Ana Vieira


A Pulsoo é uma aplicação focada na simplificação da gestão financeira de empresários e Pequenas e Médias Empresas (PME). Com tecnologia de Open Banking, permitindo o acesso a dados de várias contas bancárias, conta com mais de 12.500 downloads e 5.500 registos.

Oferecendo uma visão 360º do negócio, tem como “principal objetivo reduzir a complexidade e a carga burocrática que muitas empresas enfrentam diariamente, permitindo que os empresários se concentrem no crescimento sustentável dos seus negócios”, explica à PME Magazine Diana Roquette, coordenadora de área do BPI.

 

PME Magazine (PME Mag.) – Qual é a principal missão da app Pulsoo no mercado de gestão financeira empresarial?
Diana Roquette (D. R.) –
A app Pulsoo, desenvolvida pelo Banco BPI em parceria com a NOS Empresas, foi concebida para apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME) em todas as fases e aspetos do seu negócio, proporcionando uma gestão financeira e regulatória mais eficiente, intuitiva e digitalizada.

“(…) reduzir a complexidade e a carga burocrática que muitas empresas enfrentam diariamente”

O principal objetivo da app é reduzir a complexidade e a carga burocrática que muitas empresas enfrentam diariamente, permitindo que os empresários se concentrem no crescimento sustentável dos seus negócios. Neste sentido, são disponibilizadas funcionalidades que os ajudem a tomar decisões mais informadas, a melhorar o controlo sobre as suas finanças e a cumprir as suas obrigações fiscais de forma eficiente e simplificada.

PME Mag. – Quais são as principais funcionalidades da aplicação?
D. R. – Atualmente, a app disponibiliza diversas funcionalidades-chave para a gestão das PME, incluindo ferramentas de gestão financeira, agregação de contas bancárias, iniciação de pagamentos e transferências, integração com sistemas fiscais e acesso a artigos educativos.

Alavancando a tecnologia de Open Banking, a aplicação permite consolidar dados financeiros de várias contas bancárias numa plataforma única e intuitiva. A partir de um painel financeiro centralizado, os empresários têm acesso a sugestões em tempo real, projeções de fluxo de caixa baseadas no histórico e alertas sobre eventos financeiros importantes. A partir destas funcionalidades, é possível criar e monitorizar orçamentos e categorizar despesas de qualquer conta associada, facilitando a gestão e o acompanhamento das finanças de forma mais eficaz. A utilização de tecnologia Open Banking permite ainda a iniciação de pagamentos e transferências de qualquer conta bancária associada, estando a app disponível a todos os empresários, Clientes do Banco BPI e de outros Bancos.

“(…) a app Pulsoo estabelece uma ligação direta à Autoridade Tributária e à Segurança Social”

Além da gestão financeira, a app Pulsoo estabelece uma ligação direta à Autoridade Tributária e à Segurança Social, proporcionando aos empresários uma abordagem mais informada e proativa no cumprimento das suas obrigações fiscais. Adicionalmente, a aplicação disponibiliza aos empresários, de forma integrada, uma área de acesso facilitado aos seus documentos fiscais.

Para complementar, a app Pulsoo oferece uma secção de artigos educativos com o objetivo de promover o aumento dos níveis de literacia financeira e apoiar o crescimento sustentável dos negócios.


PME Mag. – Como é que Pulsoo pode ajudar as pequenas e médias empresas?
D. R. – A app Pulsoo representa uma solução gratuita para a gestão transversal de PME, ao proporcionar funcionalidades-chave para o cumprimento de obrigações, otimização de processos e aumento de produtividade.

“(…) visão financeira global da empresa, de forma clara e consolidada”

A combinação de ferramentas de gestão financeira com a possibilidade de agregar contas bancárias de diferentes Bancos, permite obter uma visão financeira global da empresa, de forma clara e consolidada, simplificando a gestão de recursos e permitindo ao empresário monitorizar e gerir de forma eficaz o seu fluxo financeiro. Paralelamente, a aplicação assegura também a iniciação de pagamentos e transferências a partir de qualquer conta bancária associada à empresa, garantindo maior agilidade e movimentação de fundos. A integração direta com a Autoridade Tributária e com a Segurança Social permite ainda às PME cumprir com as suas obrigações fiscais de forma prática e proativa.

No que diz respeito à área de literacia financeira, com os artigos especializados, os empresários beneficiam de um aprofundamento do seu conhecimento financeiro e de uma promoção do crescimento sustentável dos seus negócios.

A conveniência de ter todas estas funcionalidades disponíveis numa única plataforma, permite ao empreendedor reduzir a complexidade da gestão financeira e regulatória, otimizar os processos e tornar a gestão do negócio mais ágil.


PME Mag. – Como é que a tecnologia Open Banking, integrada na aplicação, permite a gestão de contas bancárias de diferentes bancos? Que vantagens essa integração oferece a quem utiliza a app?
D. R. – A tecnologia de Open Banking revoluciona a forma como os empresários interagem com os seus dados financeiros, permitindo que diferentes instituições bancárias partilhem informações de forma segura e padronizada. A app Pulsoo tira partido desta tecnologia para criar uma plataforma única onde os empresários podem agregar todas as suas contas bancárias, eliminando a necessidade de aceder a múltiplas aplicações para consultar saldos ou analisar movimentos.

A possibilidade de agregar contas de diferentes entidades bancárias, em conjunto com funcionalidades-chave de gestão financeira, como a projeção de fluxos de caixa e a gestão de orçamentos oferecem ao empresário uma visão global consolidada dos dados da sua empresa. A aplicação facilita assim a gestão e o acompanhamento das contas e dos seus respetivos movimentos, além de permitir a realização de pagamentos e transferências de qualquer conta bancária agregada.

Graças a esta integração, a app Pulsoo posiciona-se como uma solução completa para a gestão financeira, eliminando a fragmentação de informações e proporcionando uma experiência mais eficiente e prática aos empresários.


PME Mag. – Quais as funcionalidades mais recentes da app?
D. R. – Recentemente foram implementadas funcionalidades associadas à gestão regulatória da empresa, na forma de acesso facilitado a documentos fiscais essenciais e ligação direta à Segurança Social. O nosso objetivo é garantir a melhoria contínua da aplicação e, por isso, estamos empenhados em implementar novas funcionalidades cada vez mais completas e adaptadas às necessidades dos empresários.

 

PME Mag. – Como é que a app Pulsoo garante a segurança dos dados financeiros das empresas?
D. R. – Tal como foi mencionado anteriormente, o projeto surge de uma parceria entre o Banco BPI e a NOS Empresas, duas instituições para as quais a segurança de informação é de alta prioridade, especialmente considerando a grande quantidade de dados sensíveis com os quais lidam diariamente.

A app Pulsoo beneficia dos serviços da TenTwentyOne, uma consultora criada pela NOS Empresas, que se especializa no processo de transição digital de negócios de grande dimensão, e conta também com parcerias estratégicas com a Google Cloud, Amazon Web Services, Microsoft, HPE e SAP. Estas parcerias, permitem a utilização das mais avançadas medidas de segurança em Cloud, garantindo a proteção de dados sensíveis através de processos especializados em gestão de riscos e da identificação, mitigação e resolução de problemas relacionados com web-services.

As estratégias de segurança de informação são continuamente refinadas pelas nossas equipas para responder às ameaças emergentes, garantindo um ambiente seguro e confiável para todos os empresários que utilizam a app.

FI Pitch Marathon reforçou conexão entre startups e grandes empresas

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Por: Ana Vieira


As empresas ZeroPact e Omniflow foram as vencedoras da segunda edição do FI Pitch Marathon, promovida pela FI Group, com o tema “Conecte-se para inovar”.

Com o desígnio de impulsionar a inovação ao reunir startups, grandes empresas e investidores, o FI Pitch Marathon realizou-se no dia 18 de fevereiro, no The Yeatman Hotel, no Porto, de acordo com um comunicado da organização.

Num ambiente dinâmico para a partilha de ideias e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e empresariais, o FI Pitch Marathon apresentou startups promissoras a grandes empresas consolidadas e investidores.

Juri e plateia da FI Pitch Marathon
Plateia da FI Pitch Marathon, no Porto (Foto: DR)

Empresas como o Grupo Brisa, PCI Creative Science Park Aveiro Region, HORSE, Yazaki Corporation, Stellantis, SGS e LAMEIRINHO marcaram presença como promotoras de Test Beds, oferecendo oportunidades para testar e validar projetos.

Na segunda parte do evento, o foco voltou-se para o investimento, com entidades como a  Investors Portugal, Portugal Ventures e C2 Capital Partners a valiaram o potencial de crescimento das startups participantes.

Os grandes vencedores desta edição foram a ZeroPact, focada na compensação da pegada de carbono de uma compra online e a Omniflow, fornecedora de soluções sustentáveis para a construção de cidades inteligentes com redução do consumo de energia e pegada ecológica. 

Para a organização, a segunda edição do FI Pitch Marathon, assume-se como um “marco para todos os envolvidos, conectando pessoas, ideias e negócios”.

A segunda edição do FI Pitch Marathon contou com a PME Magazine como media partner.

GoldNutrition reforça presença internacional

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Por: Redação

A GoldNutrition, marca portuguesa de nutrição desportiva, que está presente em 25 países, quer duplicar a sua faturação global até 2029, anunciou a empresa em comunicado.

Fundada há 22 anos, a empresa registou, em 2024, um volume de negócios de 10 milhões de euros, com 60% das vendas realizadas em Portugal e 40% no mercado internacional.

Em comunicado, a GoldNutrition explica que o objetivo para os próximos quatro anos é alcançar um equilíbrio de 50% da faturação no estrangeiro, de modo a impulsionar a sua presença global.

Neste sentido, a empresa organizou o GoldNutrition International Meeting, um encontro nas suas instalações em Manique, Cascais, que reuniu mais de 40 representações internacionais, como da Alemanha, Luxemburgo e ainda dos responsáveis pelas duas filiais como Espanha (responsável por 20% das vendas) e Roménia.

Este encontro teve como objetivo fortalecer relações com distribuidores, apresentar novidades da marca e delinear as estratégias de crescimento para os próximos anos, tudo no âmbito da internacionalização.

A empresa afirma também em comunicado que, uma das chaves para o sucesso da empresa é a facilidade de compra online, que permite a entrega rápida e eficiente dos seus produtos.

Além disso, outro pilar da sua estratégia é o compromisso com o apoio ao desporto,ou seja, desde a sua fundação a empresa tem patrocinado mais de mil atletas de 50 modalidades diferentes.

ANI lança programa nacional para agilizar acesso ao EIC Accelerator

Por: Ana Vieira

A Agência Nacional de Inovação (ANI) está a dar um passo importante para aproximar as empresas portuguesas do financiamento europeu com o lançamento do primeiro programa nacional de acesso rápido ao EIC Accelerator.

O ‘SIID – I&D EMPRESARIAL – Projetos Demonstradores (Individuais ou Co-promoção)’ destinado a startups e Pequenas e Médias Empresas (PME), é o primeiro programa nacional reconhecido pela Comissão Europeia que reforça a ligação com programas de financiamento europeus, faz saber a ANI em comunicado.

A Agência Nacional de Inovação, entidade responsável por aproximar o conhecimento científico e tecnológico da economia e das empresas, busca assim melhorar a conexão entre as empresas nacionais e os fundos europeus, incentivando a inovação e o crescimento económico no país.

O EIC Plug In, desenvolvido pela Comissão Europeia, foi criado para apoiar empresas Deep
Tech com resultados decorrentes de projetos financiados a nível nacional, e que
demonstram um alto potencial para alcançar os mercados internacionais.

Com este novo enquadramento, as startups, PME e pequenas mid-caps que tenham participado em projetos apoiados pelo SIID – I&D EMPRESARIAL poderão beneficiar de um acesso facilitado a um dos programas europeus mais competitivos de financiamento à inovação e empreendedorismo, de acordo com a ANI.

São considerados elegíveis todos projetos que tenham terminado até 22 meses após a data de encerramento do projeto. O acesso ao concurso EIC Accelerator, com suporte até 12.5M€, passa a ser facilitado em Portugal pela ANI, entidade oficial responsável pela implementação do EIC Plug In.

António Grilo, presidente da ANI, destaca o benefício que a medida trás às empresas. “O reconhecimento do SIID – I&D EMPRESARIAL como o primeiro programa nacional
certificado pelo mecanismo EIC Plug In representa um passo determinante para fortalecer
a ligação entre o financiamento nacional e europeu. Com este novo enquadramento,
vamos proporcionar às empresas portuguesas um acesso mais direto a oportunidades
estratégicas de crescimento, empreendedorismo e internacionalização, potenciando o
impacto dos seus projetos de inovação no mercado global”.


Governo lança medidas para impulsionar startups deeptech nacionais

O programa nacional de acesso rápido ao EIC Accelerator junta-se a mais três medidas tomadas recentemente por este governo: dois vouchers, o Voucher Go to EIC Accelerator e o Voucher Deep Tech e o programa de ignição Start from Knowledge.

O Voucher Go to EIC Accelerator, que tem como objetivo apoiar no processo de candidatura ao EIC Accelerator, tem um valor de 1 milhão de euros e pretende apoiar startups Deep Tech portuguesas que tenham obtido um resultado positivo na fase inicial do EIC Accelerator (Step 1). Este incentivo conta com um apoio financeiro de 10.000 euros, atribuído a fundo perdido, para cobrir os custos associados à submissão da candidatura à Fase 2 (Step 2 – Full Application).

O Voucher Deep Tech, focado no avanço da maturidade tecnológica, pretende impulsionar o desenvolvimento tecnológico e empresarial das startups Deep Tech portuguesas com uma dotação de 2,5 milhões de euros. Destina-se a empresas que tenham recebido uma avaliação favorável na Fase 1 do EIC Accelerator (Step 1) e chega aos 60.000 euros a fundo perdido.

Já o Start from Knowledge tem como objetivo estimular a criação de startups no meio académico com um apoio de até 30.000 euros.

PIX chega a Portugal e Espanha pelas mãos da Eupago

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Por: Redação

 

A Eupago, a fintech portuguesa especializada em soluções de pagamento, anunciou a disponibilização do EuroPix, um serviço que permite a utilização do PIX, um sistema de pagamentos instantâneos popular no Brasil.

Com esta nova funcionalidade, lê-se em comunicado, a empresa passa a oferecer uma solução que facilita transações para 22 mil comerciantes registados, permitindo aos consumidores brasileiros realizar compras com maior comodidade e sem barreiras cambiais na Península Ibérica.

De acordo com a Eupago, a disponibilização do PIX em Portugal e Espanha através do EuroPix representa um marco na inclusão financeira dos brasileiros que vivem ou visitam estes países.


Eupago permite pagamento com EuroPix em SMART POS

Uma das grandes novidades do EuroPix é a possibilidade de realizar pagamentos presenciais através de SMART POS, dispositivos que permitem a leitura de QR codes para concluir transações de forma rápida e segura.

“Somos os primeiros a oferecer a possibilidade de pagamento com o EuroPix em SMART POS, o que vem possibilitar transações presenciais diretas através de TPA (Terminal de Pagamento Automático”, destaca Telmo Santos, CO-CEO da fintech portuguesa.

A Eupago explica também que estabeleceu uma parceria estratégica com a PagBrasil, uma instituição de pagamentos brasileira, para garantir uma experiência de pagamento mais eficiente e inclusiva.

Segundo a empresa, o EuroPix permite que os consumidores utilizem o Real (moeda brasileira) nas compras em Portugal, garantindo transparência ao apresentar a taxa de conversão no momento exato da transação. “Garantindo que o utilizador saiba, de imediato, o valor exato a pagar, sem surpresas posteriores no extrato bancário”, explica o responsável.

Atualmente, a fintech portuguesa tem cerca de 18.000 contas ativas em Portugal e 4.000 em Espanha, e atravessa uma fase de expansão ibérica para reforçar a presença no setor dos pagamentos na Europa.

Nativos Digitais: Como a nova geração está a transformar a Economia Digital

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Por: Pedro Viana, diretor de pré-venda da Kaspersky para Portugal e Espanha 


Os jovens nascidos a partir de 2010 pertencem à Geração Alfa, uma geração digital e altamente tecnológica. Ao contrário dos Millennials e da Geração Z, estes jovens nasceram e cresceram rodeados de dispositivos e redes digitais, o que lhes confere uma vantagem natural para liderar um mundo cada vez mais digital.

Estes jovens, denominados de “Nativos Digitais”, demonstram uma facilidade notável no uso das novas tecnologias, encarando a Internet não apenas como uma forma de entretenimento, mas também como uma forma de rendimento. A procura por este meio de subsistência deve-se ao facto destes jovens serem mais curiosos, mais conectados e com uma maior ambição de se tornarem independentes.

O surgimento de novos hábitos, como a monetização de blogs através da publicidade a marcas, aliado à crescente presença em redes sociais, nomeadamente o TikTok, e à popularidade dos jogos online deram origem a personalidades digitais – bloggers, kidfluencers, youtubers e tiktokers – com muitos seguidores e patrocinados por marcas de renome. Apesar de ainda não ser a sua principal carreira, estes jovens demonstram que a Internet lhes pode oferecer alguma independência financeira e oportunidades de crescimento em plataformas digitais.

Proteção digital: uma responsabilidade comum

A vida digital faz parte desta geração. De acordo com um estudo sobre o “Impacto das Redes Sociais na Saúde Mental”, no qual participaram 1.200 jovens e pais em Portugal, concluiu que 86% dos jovens admitem estar viciados nas redes sociais e 90% afirmam ter iniciado o seu uso a partir dos 13 anos.

No entanto, a exposição constante aos meios digitais implica riscos e desvantagens, e tanto os jovens quanto os pais devem estar conscientes das melhores práticas para assegurar uma navegação online segura. A promoção de um diálogo aberto aliada à implementação de ferramentas de controlo parental, constitui uma estratégia eficaz para mitigar os riscos e garantir um ambiente digital mais seguro.

É fundamental que exista uma colaboração contínua entre pais, educadores e toda a sociedade para a construção de um mundo digital mais seguro e enriquecedor. A crescente sofisticação das ciberameaças coloca em evidência a necessidade de preparar as novas gerações para lidar com fraudes e ataques online.

Cada vez mais, crianças e adolescentes estão expostos a tentativas de phishing, malware e roubo de dados pessoais. A educação digital deve incluir conteúdos sobre cibersegurança que promovam o pensamento crítico, garantindo que os jovens possam navegar online de forma responsável e segura.

Para os mais jovens, a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas uma extensão natural da vida cotidiana, potenciando a socialização e contribuindo para momentos de felicidade. No entanto, o mediatismo pode conduzir a uma exposição que, ainda que breve, sujeite os jovens a críticas e julgamentos, impactando negativamente a autoestima e a saúde mental.

Associada à crescente popularidade, a partilha diária de novos conteúdos criativos pode levar à disrupção do equilíbrio saudável entre o mundo digital e o mundo real. Um equilíbrio que não é opcional, pois é a única forma de garantir uma interação online segura.

O acesso facilitado à Internet e os conhecimentos tecnológicos avançados permitiram que os jovens começassem a tirar partido das ferramentas online. No entanto, muitos jovens ainda não possuem a maturidade necessária para avaliar os riscos e antecipar os problemas. Prevê-se que a tendência de rentabilizar as ferramentas online não seja passageira e que tenha vindo para ficar, pelo que cabe aos adultos garantir que os jovens utilizadores têm consciência dos riscos a que estão expostos.

Em suma, a proteção digital é uma responsabilidade coletiva. Apenas através da educação contínua e cooperação entre os diversos setores da sociedade será possível proporcionar um futuro digital seguro e enriquecedor para as próximas gerações.

Eurofirms adota IA Generativa para recrutamento mais eficiente e inclusivo

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Por: Constança Ladeiro

 

A Eurofirms – People First, multinacional especializada em gestão de talento, anunciou a implementação de Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) para melhorar os processos de recrutamento e apoiar as suas equipas.

Em declarações à PME Magazine, João Lourenço, Business Leader da Eurofirms em Portugal, afirma que a nova tecnologia permite agilizar a recomendação de candidatos, ao analisar mais de 20 parâmetros, como formação académica, experiência profissional e setor de atuação.

Além da eficiência no cruzamento de perfis, o sistema garante equidade e inclusão, eliminando qualquer tipo de viés, como género, raça ou orientação sexual.

O Business Leader explica ainda à PME Magazine que o sistema inclui também um assistente virtual integrado no Microsoft Teams, que oferece apoio automatizado aos colaboradores da Eurofirms, respondendo a perguntas e apoiando na pesquisa de documentação interna.

Última palavra cabe à equipa de recrutamento

Segundo João Lourenço, o processo final de seleção continua a cargo da equipa de recrutamento da Eurofirms, assegurando a componente humana na tomada de decisões.

“O sistema de IA Generativa foi concebido para apoiar, e não substituir, os profissionais de recursos humanos. Esta tecnologia pretende, acima de tudo, facilitar o trabalho diário dos colaboradores da Eurofirms”, sublinha o Business Leader em resposta à PME Magazine.

Neste sentido, destaca ainda que a introdução destas ferramentas é benéfica, como a redução significativa do tempo necessário para cruzar informações entre vagas e candidatos, aumentando a produtividade dos profissionais de recursos humanos.

IA aumenta eficiência e justiça no processo de recrutamento

Além disso, a tecnologia permite um maior alinhamento entre os perfis selecionados e as necessidades das empresas, garantindo um processo mais eficiente e justo.

Atualmente, a Eurofirms está a implementar a tecnologia em Espanha, prevendo a sua chegada a Portugal em breve.

João Lourenço acrescenta ainda ao nosso portal de notícias que o maior desafio tem sido a integração da IA nos processos diários da empresa, o que exige um esforço significativo na formação das equipas para garantir uma utilização eficaz das novas ferramentas.

Guia Michelin: Portugal tem 46 restaurantes premiados. Marlene Vieira faz história

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Por: Ana Vieira


A chef Marlene Vieira entrou para a história do guia Michelin como a primeira mulher a receber esta distinção nos últimos 30 anos. No mapa gastronómico nacional há oito novos restaurantes premiados. O 100 Maneiras do chef Ljubomir Stanisic não viu a sua estrela renovada, que mantinha desde 2020.

Recorde aqui a entrevista de Marlene Vieira à PME Magazine onde a chef explica acreditar conseguir conquistar a estrela com o restaurante Marlene,.


A segunda gala do Guia Michelin Portugal 2025, que aconteceu esta terça-feira, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, ficou marcada pela atribuição de uma estrela Michelin à chef portuguesa Marlene Vieira, a primeira mulher a receber esta distinção no país nos últimos 30 anos.

A última mulher portuguesa a receber uma estrela Michelin foi Maria Alice Marto, em 1993, com o restaurante Tia Alice, em Fátima, conhecido pelo bacalhau com natas.

Apesar das expectativas, nenhum restaurante nacional conseguiu conquistar a classificação máxima de três estrelas.

Na cerimónia, de acordo com um comunicado enviado às redações, os inspetores e inspetoras que visitaram Portugal, depois da reunião coletiva na qual definiram o seu veredicto, destacam que a gastronomia do país está em ascensão e que este território se afirma, cada vez mais, como um destino de referência para os amantes da boa comida.

Enquanto o norte do país demonstra maior ligação às receitas tradicionais, o sul oferece um encontro harmonioso entre os sabores regionais lusitanos e as tendências internacionais.

Guia MICHELIN Portugal 2025:

2 Estrelas MICHELIN:
8 restaurantes: Alma (Lisboa), Antiqvvm (Porto), Belcanto (Lisboa), Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), Il Gallo d’Oro (Funchal), Ocean (Porches), The Yeatman (Vila Nova de Gaia) e Vila Joya (Albufeira).

1 Estrela MICHELIN:
38 restaurantes (8 novos): 
Almancil – Gusto by Heinz Beck
Braga – Palatial – NOVIDADE
Bragança – G Pousada
Cascais – Fortaleza do Guincho
Funchal – Desarma
Funchal – William
Guimarães – A Cozinha
Lagoa – Bon Bon
Lagos – Al Sud
Lisboa – 2Monkeys
Lisboa – Arkhe – NOVIDADE
Lisboa – CURA
Lisboa – Eleven
Lisboa – Encanto
Lisboa – EPUR
Lisboa – Feitoria
Lisboa – Fifty Seconds
Lisboa – Grenache – NOVIDADE
Lisboa – Kabuki Lisboa
Lisboa – Kanazawa
Lisboa – Loco
Lisboa – Marlene, – NOVIDADE
Lisboa – SÁLA de João Sá
Lisboa – YŌSO – NOVIDADE
Passos de Silgueiros – Mesa de Lemos
Portimão – Vista
Porto – Blind – NOVIDADE
Porto – Euskalduna Studio
Porto – Pedro Lemos
Porto – Le Monument
Porto – Vila Foz
Reguengos de Monsaraz – Herdade do Esporão
Santarém – Ó Balcão
Sintra – Lab by Sergi Arola
Sintra – Midori
Tavira – A Ver Tavira
Vila do Conde – Oculto – NOVIDADE
Vila Nova de Gaia – Vinha – NOVIDADE

O Guia Michelin 2025 para Portugal entregou ainda a Estrela Verde a seis restaurantes, com a entrada de uma novidade. 

Foram ainda distinguidos 28 restaurantes (5 novos) na categoria Bib Gourmand (relação qualidade/preço excecional) com menus a rondar os 45 euros e 116 restaurantes (35 novos) recomendados.

“O trator será importante para proteger a quinta contra o fogo no futuro” – Ana Teresa Matos

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Por: Constança Ladeiro e Ana Vieira


Um ano depois, Ana Teresa Matos, vencedora da 4ª edição do Programa TalentA de empoderamento de empreendedoras rurais, faz um balanço positivo da sua trajetória, realçando a aquisição de um trator com o valor do prémio (5 mil euros). 

Com um projeto de recuperação da área de “Casal das Pias”, em Folgosinho, município de Gouveia, com reflorestação das espécies nativas, prática de agricultura sustentável e a preservação da cultura local, o programa TalentA, foi lançado em 2021 pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pela Corteva Agriscience, com o objetivo de empoderar as empreendedoras rurais e capacitar os seus projetos com formação e financiamento, contribuindo para a sua expansão.

Em entrevista à PME Magazine, Ana Teresa Matos explica que “Já havia giestas do tamanho de uma pessoa. Tínhamos mesmo de fazer este investimento, ou então pagávamos a alguém para nos fazer a desmatação, mas isso seria caríssimo, iria custar quase tanto como a compra do trator”.


PME Magazine (PME Mag.) – De que forma a vitória no Programa TalentA contribuiu para o desenvolvimento da Reserva do Vale Velho? 
Ana Teresa Matos (A. T. M.) – O contributo que o Programa TalentA deu foi sobretudo financeiro. Recebemos 5.000 euros, valor que deu para pagar parte do nosso trator novo. Foi uma ótima ajuda. Fez toda a diferença, pois precisávamos muito desse novo trator.

Ana Teresa Matos foi a grande vencedora com o projeto “Reserva do Vale Velho” cujo objetivo é continuar a recuperar a área degradada de “Casal das Pias” com reflorestação das espécies nativas (Foto: Divulgação)


PME Mag. – Sabemos que utilizou parte do prémio para adquirir o primeiro trator da exploração. Como é que este equipamento foi importante? Há outros equipamentos ou investimentos futuros que considera essenciais para o crescimento do projeto?

A. T. M. – Esse equipamento foi muito importante, porque depois do incêndio de 2022 as nossas pastagens estavam a ficar repletas de mato. O terreno da Reserva do Vale Velho é dominado pela giesta, que é uma espécie favorecida pelo fogo, e, portanto, todas as sementes que estavam no solo germinaram após a passagem do fogo. Os solos aqui são bastante fundos, são bons solos, e no espaço de dois anos as giestas cresceram muito. Já havia giestas do tamanho de uma pessoa. Tínhamos mesmo de fazer este investimento, ou então pagávamos a alguém para nos fazer a desmatação, mas isso seria caríssimo, iria custar quase tanto como a compra do trator. Por isso, precisávamos mesmo de comprar um trator. Agora, com este trator estamos a fazer a manutenção das pastagens, o que é muito importante para manterem a sua produtividade e continuar o seu melhoramento. Toda a giesta destroçada vai agora enriquecer o solo, vai fazer aquele efeito de mulching em zonas onde o solo ficou mais pobre após a passagem do fogo. Esse efeito mulching vai ajudar a recuperar o solo. O trator será importante para proteger a quinta contra o fogo no futuro.

Paisagem, Casal das Pias, Folgosinho (Foto: Divulgação)


PME Mag. – A distinção no Programa TalentA aumentou a visibilidade do seu projeto. Isso resultou em novas parcerias ou colaborações? 
A. T. M. – Sim, notei algum aumento da visibilidade. As visitas ao site aumentaram. Relativamente a novas parcerias ou colaborações, tive dois contactos de pessoas que quiseram visitar a quinta. No entanto, não resultou em nenhuma parceria ainda. Ainda não houve também grandes resultados em termos de exposição da reserva, mas esta vitória no Programa TalentA poderá ser benéfica no futuro, pois fica sempre o registo de ter sido a vencedora e das entrevistas que dei, por isso é sempre algo bom para aumentar a credibilidade do projeto e a probabilidade de ter parcerias futuras.

Casal das Pias, Folgosinho (Foto: Divulgação)


PME Mag. – Como foi a sua experiência enquanto mulher empreendedora no setor rural? Quais barreiras enfrentou e como as superou?

A. T. M. – Acho que tive as mesmas barreiras que qualquer pessoa na mesma situação de jovem agricultora e a começar tudo do zero, quer seja mulher, quer seja homem. Penso que qualquer pessoa teria passado pelas mesmas barreiras de aprendizagem, de montar um projeto do zero, as questões financeiras, as decisões a tomar.

Quanto a barreiras por ser mulher, em parte, talvez o nascimento da minha filha. Isso criou muita limitação para poder estar fisicamente no projeto. Se não fosse o meu companheiro, o André, teria dificuldade em dar esse apoio enquanto a bebé está comigo. Agora provavelmente vamos pô-la na creche e posso ter maior disponibilidade para estar a trabalhar mais na quinta com as ovelhas. Se não fosse o André teria de ter contratado alguém e seria complicado ter capacidade financeira para isso. Neste aspeto é uma grande limitação, mas não o vejo de uma forma negativa. Somos um casal e estamos a trabalhar em conjunto, por isso ele agora assumiu mais esse papel na quinta, enquanto eu cuido da bebé. É um trabalho de equipa. Outra barreira talvez seja a capacidade física. É um facto, pois se fosse homem teria mais capacidade física para muitos trabalhos na quinta. Fiz as coisas mais devagar, tive de pedir ajuda, mas faz-se tudo na mesma.


PME Mag. – Que conselhos daria a outras mulheres empreendedoras rurais que pretendem candidatar-se ao Programa TalentA? Como acredita que este programa pode influenciar positivamente os seus projetos?
A. T. M. – O Programa TalentA pode influenciar positivamente. A parte do prémio financeiro é ótima para alavancar as coisas. Também há o programa de aconselhamento profissional e de formação. Enquanto vencedora não tive direito a esse prémio, que foi para as outras finalistas. Quer seja um apoio financeiro, quer seja um apoio em termos técnicos e de desenvolvimento do projeto, é muito bom. Acho que qualquer mulher que tenha um projeto agrícola beneficia desta candidatura ao Programa TalentA. Se conseguir ganhar um dos prémios, isso já representa uma boa ajuda para o seu projeto, e o aumento de exposição também tem o potencial de ajudar bastante.

 

Setor do frio e climatização precisa de 5 mil profissionais

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Por: Redação

 

A APIRAC – Associação Portuguesa das Empresas dos Setores Térmico, Energético, Eletrónico e do Ambiente alerta para a necessidade de cinco mil trabalhadores no setor do Frio e Climatização.

A falta de profissionais qualificados está a comprometer a capacidade de resposta do setor num momento em que as alterações climáticas e as exigências energéticas exigem melhores soluções tecnológicas.

A carência de mão de obra verifica-se sobretudo em níveis intermédios, nas áreas de instalação e manutenção, mas afeta também a parte de engenharia em todas as atividades do setor, com impactos expressivos nos segmentos residencial, comercial, de serviços e indústria.

Atualmente, as empresas do setor estão a conseguir reter talento através de salários acima da média nacional, “contudo, o grande desafio está na inexistência de uma estratégia nacional que, logo à partida, apoie a sensibilização dos jovens (a partir do 9⁠º ano de escolaridade) para a oportunidade profissional que a indústria térmica representa”, afirma Nuno Roque, diretor-geral da APIRAC.

A celebrar este ano 50 anos de atividade, a APIRAC reúne empresas de toda a fileira energética, tendo na qualificação empresarial e profissional, no suporte e divulgação técnica, na produção normativa e no apoio jurídico, algumas das suas áreas de intervenção mais relevantes.

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O Utilizador poderá descarregar ou copiar material estritamente para uso pessoal, mantendo-se a Massive Media, Lda., titular dos respetivos direitos de autor.

O Utilizador obriga-se a não atacar ou usar ilicitamente os sistemas ou websites da Massive Media, Lda., sendo responsabilizado e suportando todos os custos associados a ações ilícitas que lhe sejam atribuídas.

Entre outras, consideram-se como ações ilícitas:

a) Aceder a uma área/conta não autorizada e respetiva informação;
b) Testar e avaliar a vulnerabilidade do sistema e quebrar a segurança instalada;
c) Instalar ou tentar instalar um vírus no portal;
d) Envio de e-mails não solicitados que incluam promoções ou publicidade a produtos ou serviços;
e) Desencadear ou tentar desencadear ataques tipo “denial of service” (tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus Utilizadores).

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de interromper ou suspender o acesso a este website, pelo período que entenda necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outras. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a Massive Media, Lda. não poderá ainda ser responsabilizada por qualquer suspensão ou interrupção de acesso que venha porventura a ocorrer por causa que não lhe seja imputável ou que seja imputável a título de mera negligência.

Os Utilizadores deste website declaram e garantem que conhecem perfeitamente as características e os constrangimentos, limitações e defeitos da Internet, e nomeadamente que as transmissões de dados e de informações via Internet beneficiam apenas duma fiabilidade técnica relativa, circulando em redes heterogéneas de características e capacidades técnicas diversas, que perturbam o acesso ou que o tornam impossível em certos períodos. Os Utilizadores reconhecem que qualquer site/portal está sujeito a intromissões de terceiros não autorizados e que pode consequentemente ficar interrompido, e que as informações que circulam na Internet não estão protegidas contra eventuais desvios (acesso livre), contra eventuais vírus, e que qualquer pessoa é susceptível de criar uma ligação com acesso ao site/portal e/ou a elementos lá contidos, aceitando correr os riscos inerentes.

A Massive Media, Lda. não pode, em caso algum, ser responsabilizada por danos acidentais ou voluntários sofridos pelos Utilizadores e provocados ou não por terceiros no âmbito da utilização dos serviços fornecidos nos sites ou em outros lugares na Internet a que tenham tido acesso através dele.

A Massive Media, Lda. não é responsável por quaisquer danos que possam ser causados pela utilização do serviço, incluindo a contaminação de vírus.

Sem prejuízo do compromisso de confidencialidade (que se deve ter como uma obrigação de meios) referente à utilização de dados pessoais (ver política de privacidade infra), a Massive Media, Lda. alerta que existem riscos relacionados com a Internet e bases de dados, sendo possível que os dados pessoais constantes do portal possam ser captados e/ou transferidos por terceiros, nomeadamente em países onde os sistemas de proteção de bases de dados pessoais encontrem-se ainda em fases pouco desenvolvidas e onde a proteção é escassa e ineficaz.

Os Utilizadores ao acederem a este website deverão aceitar correr os riscos inerentes à sua atividade como internauta, nomeadamente o risco de eventual transferência de dados em aberto.

II) Política de privacidade

O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários, não se responsabilizam nem poderão vir a ser responsabilizados pelas hiperligações existentes no seu serviço para sites de terceiros. Estas hiperligações são fornecidas unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador, não sendo a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários responsáveis pelo conteúdo desses sites de terceiros, sendo o seu acesso e visita da inteira responsabilidade do utilizador.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não assumem responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador e ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site e apesar de atenta ao conteúdo editorial, não exerce nem pode exercer controlo sobre todas as mensagens.

A Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam nem poderão ser responsabilizados pela veracidade e exatidão dos dados ou conteúdos colocados diretamente pelo utilizador ao qual caberá a inteira responsabilidade.

O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo, obsceno, escandaloso ou pornográfico, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que apele à violência e a atos ilícitos, reservando-se a o direito de apagar qualquer mensagem com esse conteúdo.

O utilizador compromete-se também a não fazer quaisquer operações que possam prejudicar o funcionamento das áreas de debate do site ou a aceder a uma área/conta e respetivos conteúdos sem a respetiva autorização, testar, avaliar ou quebrar a vulnerabilidade das seguranças instaladas, instalar ou tentar instalar vírus ou programas que o danifiquem e/ou contaminem, desencadear ou tentar desencadear ataques do tipo “denial of service” ou aconselhar terceiros a fazê-lo.

O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

Política de Cookies

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Estes ficheiros recolhem um conjunto de informações sobre a sua navegação no site e são utilizados para facilitar a sua experiência de utilização e torná-la mais simples, e não danificam o seu computador.

 

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