Sábado, Junho 21, 2025
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Organizações “AI first”: desbloquear o potencial da IA, colocando o foco nas Pessoas

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Por: Miguel Malaquias Pereira, Country Manager CI&T Portugal

 

A Inteligência Artificial (IA) tem ocupado o centro das atenções, trazendo consigo desafios, mas também inúmeras oportunidades.

Ao adotar a IA, as organizações podem obter diversas vantagens: melhorar a tomada de decisão, simplificar e otimizar operações e até criar novos fluxos de receita. Já estão a surgir exemplos práticos em várias áreas e setores de atividade.

Aspetos como visão estratégica, infraestrutura e ferramentas adequadas, entre vários outros, são importantes na adoção bem sucedida da IA em qualquer organização. No entanto, para se desbloquear verdadeiramente o potencial desta tecnologia, o foco deve estar no elemento mais crucial das empresas: as pessoas.

Obstáculos à “fluência em IA”

Estudos recentes mostram que uma crescente percentagem de profissionais em todo o mundo já utiliza IA generativa (GenAI) em diversas funções. Desde a obtenção de insights à análise de dados, passando pela otimização de tarefas administrativas até à automatização de processos, entre outros, a GenAI já se integra nas rotinas de muitas empresas.

Contudo, um número significativo de profissionais ainda sente que necessita de mais formação para lidar com as mudanças que a IA traz, e trará no futuro. Há também preocupações éticas e receios sobre a possível eliminação de postos de trabalho.
Superar essas lacunas e mitigar esses receios exige que as empresas e as suas lideranças tomem medidas proativas. É essencial capacitar os colaboradores, esclarecer dúvidas, fomentar o envolvimento colaborativo e motivar as equipas.

Mas como é que uma organização se torna verdadeiramente focada em IA, ou ‘AI-first’?

Desbloquear o potencial de IA: O Fator Humano

A formação em IA surge como uma das principais áreas de desenvolvimento indicadas como interessante e relevante para muitos profissionais. Lançar ou apoiar programas de certificação pode ser uma ótima solução para os capacitar em GenAI, um passo estratégico e essencial para que as empresas se mantenham competitivas. Naturalmente, como encontrar tempo para aprender enquanto se mantém a produtividade no trabalho pode ser um desafio, os líderes devem apoiar ativamente os seus colaboradores, oferecendo oportunidades tangíveis de crescimento.

Ainda assim, é necessário mais do que “apenas” competências técnicas individuais. Para uma organização ser verdadeiramente “AI-first”, é fundamental promover uma cultura de experimentação, de aprendizagem contínua e de inovação (a adoção deverá ser gradual, avaliando impactos e ajustando e expandindo a utilização de acordo com os resultados), e uma cultura colaborativa, envolvendo todos e todas as áreas, e dinamizando oportunidades frequentes de partilha de experiências. Em suma, é necessário criar um verdadeiro ecossistema de talentos e ideias, propenso à mudança, diversificado e multidisciplinar.

IA como amplificadora das capacidades humanas

Para além disso, a IA deve ser entendida como uma ferramenta que potencia as capacidades humanas, e não como uma substituta. Por exemplo, melhorando a produtividade através da automatização de tarefas repetitivas e processuais, e assim libertando tempo para que as equipas se foquem em aspetos mais criativos e estratégicos do trabalho. Também pode fornecer insights e recomendações que levem a tomadas de decisão mais informadas, fundamentadas e ágeis, em ambientes complexos e incertos.
Abordar de forma transparente as preocupações existentes e dirimi-las, deve, naturalmente, fazer parte da jornada. Não se pode, nunca, descurar a componente ética. Desde a possível parcialidade e viés dos algoritmos, às preocupações com a diversidade e inclusão e a privacidade dos dados, entre outros aspetos, navegar o panorama ético da IA exige vigilância e responsabilidade constantes. As organizações devem priorizar práticas de governança, transparência e justiça, mas também capacitar os seus colaboradores para questionarem e desafiarem o status quo de forma regular, contribuindo para a evolução saudável da implementação da IA.

O caminho para o sucesso

Para que as empresas desbloqueiem o verdadeiro potencial da IA, é essencial que a tecnologia seja implementada de forma humanizada. Ao garantir o foco nas pessoas, que as equipas estão bem preparadas, alinhadas e motivadas com o potencial da IA, e que a cultura e as práticas são as corretas e adequadas, as organizações podem maximizar a utilidade das ferramentas e da tecnologia e impulsionar um futuro cada vez mais centrado na IA.

À medida que nos aproximamos cada vez mais do limiar de uma nova era, a escolha das empresas parece cada vez mais evidente: adaptar-se e prosperar utilizando a IA como uma aliada valiosa ou arriscar-se a ficar irremediavelmente para trás. Embora esta jornada seja desafiadora, a recompensa poderá ser significativa para aqueles que forem suficientemente ousados para dela tirar partido, liderando o caminho da inovação.

Procura por Pais Natais supera oferta e complica festas

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Por: Redação


­A procura por Pais Natais para a animação de eventos ou espaços comerciais continua a superar a oferta e a gerar dificuldades na organização de festas familiares e corporativas, revela a plataforma de contratação Fixando.

Mesmo com o aumento de 9%, face ao ano passado, no número de profissionais registados na plataforma, para responder à demanda, até ao final do ano seriam necessários cerca de 2 mil profissionais em atividade, enquanto o número atual ronda os mil.

“(…) um mercado com potencial de crescimento muito grande, onde há muito espaço para novos profissionais”.

Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando, sublinha que “apesar de termos mais profissionais registados este ano, a procura por serviços de Pai Natal continua elevada, e muitas pessoas arriscam não conseguir contratar a tempo. Um cenário que, não só reforça a necessidade de planeamento antecipado, mas também reflete um mercado com potencial de crescimento muito grande, onde há muito espaço para novos profissionais.”

A maioria dos pedidos recebidos são para festas familiares (35%) e para festas de empresas (25%), com a restante procura a recair sobre festas de escola e serviços em comércio.

“(…) as celebrações para as quais é atualmente mais difícil contratar são as festas familiares”

Entre estas, as celebrações para as quais é atualmente mais difícil contratar são as festas familiares, onde apenas 38% dos pedidos que a Fixando recebeu conseguiu contratar um Pai Natal.

E apesar da dificuldade de encontrar animadores disponíveis ser uma realidade transversal a todo o país, são os distritos de Lisboa, Porto e Aveiro que lideram a procura por estes serviços.

De acordo com a aplicação que liga clientes a especialistas, em 2024, o custo médio de um serviço de Pai Natal subiu para 165€, mais 25€ do que no ano anterior.

Aveleda conquista Certificação Nacional de Sustentabilidade

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Por: Redação

A Aveleda foi distinguida com o Referencial Nacional de Sustentabilidade, a mais importante certificação nacional no setor vitivinícola, que valida práticas ambientais, sociais e de gestão responsáveis.

Este reconhecimento ocorre no mesmo ano em que a empresa obteve a certificação internacional B Corp, reforçando 2024 como um marco na trajetória de compromisso com a sustentabilidade, faz saber a empresa em comunicado.

Promovido pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e pela ViniPortugal, o Referencial Nacional de Sustentabilidade resulta de uma auditoria independente que assegura o cumprimento de elevados padrões legais e a implementação de políticas inovadoras voltadas para a proteção do meio ambiente e para o bem-estar das comunidades.

“Com esta certificação, a Aveleda reforça o impacto positivo das suas operações em cada etapa do processo produtivo, da vinha até ao consumidor final, e este é, sem dúvida, o ‘ano da sustentabilidade’ com a obtenção de reconhecimentos que são um reflexo da nossa visão que alia a tradição, a inovação e a responsabilidade social em tudo o que fazemos”, afirma Martim Guedes, co-CEO da Aveleda.

O compromisso da empresa em reduzir a pegada de carbono e promover práticas éticas e inclusivas traduziu-se em iniciativas como a produção de energia renovável, o uso de garrafas mais leves, a plantação anual de centenas de árvores e a disponibilização de habitações para colaboradores e antigos colaboradores, lê-se ainda no comunicado.

Fundada em 1870, a Aveleda desenvolve a sua atividade na Região dos Vinhos Verdes, Douro, Bairrada e Algarve, contando com uma extensão de vinha de cerca de 600 hectares e 175 colaboradores. Está presente em mais de 70 países.

Portuguesa miio mantém-se na Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda

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Por: Redação

A miio, startup portuguesa que propõe simplificar a mobilidade elétrica, vai manter a sua operação na Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda, superando os mais de 247 mil postos de carregamento.

A campanha Borderless, que decorreu de junho a setembro deste ano, e visou uma experiência de mobilidade elétrica, permitiu à miio analisar a adesão dos utilizadores locais à mobilidade elétrica da empresa portuguesa, e avaliar o estado de desenvolvimento das redes de carregamento desses países.

“a app da miio registou mais de 40 mil downloads e uma taxa de retenção de 50%”.

De acordo com a empresa liderada por Daniela Simões, “superando as expectativas iniciais, o que contribui para a permanência nos quatro mercados, a app da miio registou mais de 40 mil downloads e uma taxa de retenção de 50%”.

Em agosto último, a CEO e cofundadora da mioo, explicava à PME Magazine a estratégia para entrar num novo mercado.

“Até entrarmos no mercado de um país específico, é difícil angariar dados suficientes para avaliar a qualidade e a disponibilidade da rede de carregamentos nesse país. Dessa forma, é necessário avaliar se a qualidade da rede de carregamentos se reflete na adesão da comunidade a soluções tecnológicas para gestão de carregamentos e frotas elétricas. Se a aceitação for positiva durante estes quatro meses, será indicativo de uma boa receção e da viabilidade de expansão permanente”.

A internacionalização da startup portuguesa começou em 2022 com a entrada em Espanha e França. Até ao final deste ano, a empresa quer continuar a consolidar a sua presença nos quatro novos países com estratégias de comunicação adaptadas, focadas na construção de uma ligação mais forte com o público local.

“(…) limitações da rede internacional, que ainda não permite uma experiência de remote charge fidedigna”

“Atualmente, a maior diferença entre Portugal e estes países, está relacionada com comportamentos provocados pelas limitações da rede internacional, que ainda não permite uma experiência de remote charge fidedigna, bem como a monitorização da sessão de carregamento à distância – que são dois pilares de uma experiência mais avançada e digital. Naturalmente, os portugueses carregam remotamente com muito mais frequência dada a fiabilidade da rede”, reforça ainda Daniela Simões.

“40 anos a impactar positivamente e a facilitar a vida das pessoas e das empresas, através da tecnologia” – Fernando Amaral

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Por: Ana Vieira

A Alidata e a Sendys são as duas software houses portuguesas mais antigas em operação, e que este ano comemoram 40 anos.
 
O Grupo Sendys emprega, em Portugal e nos mercados externos, 157 pessoas com um volume de negócios consolidado, em 2023, de 9,8M€.
 
Em entrevista à PME Fernando Amaral, Chairman Sendys Group, CEO Alidata e Sendys justifica o marco de quatro décadas com a “contínua capacidade de antever as necessidades das empresas e de adaptação e inovação constantes”, “num mundo em constante evolução”.


PME Magazine (PME Mag.) – Quais foram os principais fatores que permitiram esta longevidade e adaptação ao mercado?

Fernando Amaral (F. A.) – São duas software houses que, este ano, comemoram 40 anos: Alidata e Sendys. Uma marca assinalável que faz delas as duas mais antigas produtoras nacionais de software. Ambas, fazem parte do Sendys Group, constituído há cerca de uma década.

“(…) capacidade de antever as necessidades das empresas e de adaptação e inovação constantes”.

O fatores que contribuíram para esta longevidade são muito diversos. Em minha opinião, assentam, sobretudo, na contínua capacidade de antever as necessidades das empresas e de adaptação e inovação constantes. Condições imprescindíveis ao sucesso, quando se está a desenvolver soluções tecnológicas, num mundo em constante evolução.

Depois, vem a capacidade de entregar soluções completas e eficientes, para a gestão integral de negócios, independentemente da dimensão, setor de atividade ou geografia. Isso, obrigou-nos a uma evolução constante, de forma a estarmos um passo à frente das necessidades dos clientes, definirmos tendências e entregarmos um elevado valor acrescentado.

O acompanhamento próximo e personalizado do cliente, com desenvolvimento à medida, o facto de sermos produtores, implementadores e prestarmos serviços de pós-venda sem quaisquer intermediários no processo, foi um claro fator diferenciador de ambas as marcas ao longo destas quatro décadas.

40 anos a impactar positivamente e a facilitar a vida das pessoas e das empresas, através da tecnologia.


PME Mag. – Recentemente lançaram as soluções Sendys GOFF, Web Oficinas e Masterway Oficinas. Que especificidades têm estas soluções?
F. A. – Há algo transversal às soluções que enumera: são todas plataformas web, o que equivale a dizer que estão desenhadas para permitirem ao cliente acesso a informação de gestão em tempo real, em qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar. Tudo isto, sem os tradicionais e avultados investimentos em infraestruturas físicas. Predicados, hoje, essenciais à gestão moderna e às necessidades dos clientes mais exigentes.

“(…) numa única plataforma e com um único login, gerir todas as obrigações fiscais e financeiras de uma ou várias empresas.”

A solução Sendys GOFF surgiu da nossa visão de como as necessidade dos clientes e do mercado evoluiriam no curto-médio prazo. Criámos uma ferramenta inovadora que permite, numa única plataforma e com um único login, gerir todas as obrigações fiscais e financeiras de uma ou várias empresas. Tudo isto, de forma integrada com as plataformas oficiais (Finanças, Segurança Social e muitas outras), logo, com informação sempre atualizada em tempo real.

Uma ferramenta que está a ser um game changer, por exemplo, para grandes escritórios de contabilidade, com centenas de clientes. Com um único login, gerem as obrigações fiscais e financeiras dos seus clientes, nas mais diversas instituições.

As soluções Web Oficinas (Alidata) e Masterway Oficinas, vêm complementar a oferta para os setores oficinal e de aftermarket automóvel. Permitem satisfazer empresas nestes setores, qualquer que seja a fase de crescimento ou dimensão, de acordo com as necessidades e com possibilidade de evolução. Foram a resposta à necessidade de crescimento, escalabilidade, mobilidade e acessibilidade à informação por parte de empresas do setor automóvel.

O Web Oficinas assenta no software Alidata (principal player nacional para o setor oficinal) e o Masterway Oficinas, no software cloud do Sendys Group, o Masterway, última empresa a integrar o universos Sendys Group.

PME Mag. – O Sendys Group tem uma presença internacional significativa, com soluções implementadas em mais de 100 países. Como surgiu a parceria com a OKI, e que papel a Sendys Explorer desempenha na estratégia global do grupo?
F. A. – O Sendys Explorer é a solução mais internacionalizada, desenvolvida por uma empresa do Sendys Group. Está implementada em mais de cem países, nos cinco continentes.

De forma muito abreviada, trata-se de uma solução de software, projetada para melhorar a sustentabilidade, produtividade, eficiência e a segurança nos processos de impressão e gestão documental. Permite gerir impressões, frotas de impressoras, autorizações de acessos a documentos e muito mais.

É uma ferramenta de transformação digital cujo valor e potencial, desde o primeiro momento, foi reconhecido diretamente pela OKI Japão.

Uma parceria que nos dá reconhecimento e nos deixa orgulhosos de sermos parceiros de um dos maiores e mais importantes players de impressão globais.

Dentro de Sendys Group, é uma solução de grande importância, ainda que a nosso core business seja o desenvolvimento e aperfeiçoamento constante dos ERP.


PME Mag. – A digitalização de empresas em Portugal e nos PALOP é uma prioridade. Quais são os desafios específicos que enfrentam nestes mercados e como se têm adaptado?
F. A. – Portugal e os PALOP estão em fases de maturidade diferentes, pelo que os desafios são distintos. Cá, como lá, a digitalização é o primeiro passo na jornada de transformação digital, embora não seja propriamente uma mudança de estratégia. Concluída a digitalização, apoiamos as empresas na transformação digital, através da integração de diversas tecnologias, para redefinição de modelos de negócio, cultura organizacional ou experiência do cliente.

“(…) países com cultura e legislação próximas da nossa”

O Sendys Group há muito que está internacionalizado para os PALOP, através das marcas Sendys, Alidata e Masterway, tendo também operações no Brasil e China. A nossa estratégia esteve assente no acompanhamento de clientes para novos mercados e aí crescer, o que está a acontecer em Angola, Moçambique e Cabo Verde, países com cultura e legislação próximas da nossa e aos quais apresentamos soluções de alto valor acrescentado, que vão do setor estado à indústria ou aos serviços.

Em todos esses mercados, nos quais estamos presentes, oferecemos soluções adaptadas localmente. Somos um dos grandes aliados destes Estados no apoio à legalização do mercado informal, com soluções na cloud e em regime de aluguer, sem investimento inicial e com custos fixos reduzidos e previsíveis.


PME Mag. – Da sua trajetória até aos dias de hoje, que momentos considera terem sido marcantes, para o tipo de liderança que desempenha atualmente.
F. A. – Relacionado com liderança, há um momento claramente marcante e que é o início da história que estamos a viver há mais de uma década: o spin-off do software Sendys. Era um software que estava integrado no conforto da multinacional de consultoria Cap Gemini. Era eu quem liderava a unidade responsável pelo software e desafiei uma dúzia de colegas de trabalho a juntarem-se a mim nesta aventura, o que equivaleria a sair da segurança para a insegurança, do conforto para o turbilhão do dia-a-dia.

Acreditaram no projeto que gizei, arriscaram e cá estamos, hoje, mais de 150 pessoas a trabalhar no Sendys Group, para os mais diversos setores de atividade, que vão do financeiro ao industrial e automóvel, espalhados por diversas geografias.


PME Mag. – Que conselhos daria a um jovem que tem ambições em evoluir e empreender na área tecnológica?
F. A. – A pergunta que faz tem em si a resposta: empreender; que é ter intenção de fazer, tomar a decisão, pôr em execução, acreditar e nunca desistir.

Para tal, é fundamental ter uma base sólida, assente em conhecimento, foco na aprendizagem contínua e na experiência, criar networking e procurar mentoria, ter competências de gestão, não ter medo de arriscar e retirar aprendizagem dos fracassos. Sim, porque eles vão existir.

Black Friday e Cyber Monday: Como proteger-se dos riscos cibernéticos

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Por: Redação


Com a proximidade da Black Friday e da Cyber Monday, datas dedicadas ao consumo, a empresa Sophos, especializada em soluções de segurança para ciberataques, considera este o período de mais alto risco para a cibersegurança.

Citando um relatório recente da Sophos, os e-mails maliciosos foram a segunda causa mais comum de ataques de ransomware em setores críticos, sendo responsáveis por 25% dos casos.

Ora, “naturalmente, durante os dias de pico de compras online, esta ameaça intensifica-se, à medida que a quantidade de emails promocionais que recebemos aumenta vertiginosamente”, considera a empresa em comunicado enviado às redações.

Com muitos dos trabalhadores a optarem por fazer compras a partir dos seus computadores de trabalho, “isto aumenta o risco de navegarem na Internet com menos atenção, e potencialmente exporem a organização a links maliciosos ou ataques de phishing”, aponta a Sophos.

Para minimizar o risco, a empresa aponta 10 medidas de segurança.

1. Utilizar um ad blocker – Os anúncios não apenas estão a seguir todos os seus movimentos online e a recolher informações sobre os seus hábitos que são suficientes para fazer corar até o FBI, como são também uma das principais fontes de links maliciosos e conteúdos enganadores na Internet. Se utilizar ferramentas que bloqueiam anúncios, a sua navegação será mais segura, mas também mais rápida e a utilizar menos largura de banda (uBlock Origin e o Ghostery).


2. Utilizar o modo anónimo ou de navegação privada – Para evitar que os seus hábitos e interesses de compras o sigam de website para website – e, imagine, potencialmente revelarem os presentes que pode estar a comprar para outras pessoas que utilizem o seu dispositivo! –, deverá utilizar o modo anónimo/privado. Dessa forma, bloqueará os cookies de rastreio e conseguirá que a Internet se esqueça das suas “viagens” digitais, tal como as ondas apagam as suas pegadas na areia.


3. Torne o seu browser inteligente no que toca à privacidade – A Electronic Frontier Foundation (EFF) oferece uma extensão para o browser chamada Privacy Badger, concebida para fazer automaticamente todas as escolhas corretas em matéria de navegação, mantendo a nossa privacidade e bloqueando os trackers invisíveis.


4. Evite utilizar uma mesma conta em vários serviços – Ao iniciar sessão num website de e-commerce, é muitas vezes tentador utilizar o botão “Iniciar sessão com o Facebook” ou “Iniciar sessão com o Google”. Embora demore mais alguns minutos a criar um novo login, isso proporciona mais privacidade, uma vez que não está a partilhar todos os websites onde faz compras com estes gigantes da tecnologia.


5. Utilize o login como convidado sempre que for possível – Para além de permitirem a utilização de uma conta de outros websites, muitas plataformas têm a opção de o deixar utilizar um início de sessão de convidado em vez de criar uma nova conta. Esta é uma óptima opção se não espera vir a precisar de apoio técnico ou fazer compras em determinados websites de forma recorrente. O que ganha? Menos palavras-passe, menos dados pessoais partilhados, e sobretudo menos problemas se esses websites forem hackeados.


6. Não guarde os dados dos cartões – Muitos websites de e-commerce armazenam por defeito as informações do seu cartão de crédito no seu perfil, para sua “conveniência” (ou na esperança de que volte a comprar lá). Eles não podem perder os dados que não têm, por isso não permita que guardem os do seu cartão de crédito, a menos que seja absolutamente necessário.


7. Recorra a cartões temporários – Muitas instituições financeiras oferecem atualmente números de cartão de crédito temporários ou de utilização única. Com um número de cartão de crédito descartável de utilização única, é mais fácil evitar fraudes com cartões e acompanhar quando os comerciantes partilham processadores de cartões. Pode até especificar um limite do valor da transação por número temporário para proteger ainda mais a sua conta.


8. Pague em crédito e não em débito – Os cartões de crédito oferecem uma proteção significativamente maior contra as fraudes online e, em caso de litígio, o consumidor fica numa posição de poder. Pode simplesmente não pagar a sua fatura e contestar a cobrança, em vez de deixar que os criminosos roubem diretamente o dinheiro da sua conta bancária.


9. Cuidado com as mensagens diretas nas redes sociais/apps – Com a moderna tecnologia da IA generativa, é quase trivial para os criminosos criarem uma loja online falsa e levarem as pessoas a partilharem com eles as suas informações pessoais e dados de pagamento. É mais seguro fazer compras em websites de lojas estabelecidas, ou naqueles que lhe foram recomendados pessoalmente por amigos e familiares. Muitas mensagens não solicitadas conduzem à recolha ou roubo de dados.


10. Se parecer demasiado bom para ser verdade, é porque provavelmente é mesmo – Não clique em ofertas em emails que pareçam demasiado boas para serem verdadeiras, ou que sejam de empresas nas quais não tem uma conta – podem ser mensagens de phishing que pretendem induzi-lo a clicar em links para websites falsos e maliciosos.

A Black Friday acontece no dia 29 de novembro, mas muitas marcas antecipam os descontos. A Cyber Monday, um dia dedicado exclusivamente às compras online, acontece no dia 2 de dezembro.

Galp transforma postes de iluminação pública em carregadores para veículos elétricos

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Por: Redação


A Galp é o primeiro operador a avançar em Portugal com a instalação e disponibilização de um sistema de carregamento de veículos elétricos em postes de iluminação pública.

O projeto, implementado numa versão piloto em Cascais e Matosinhos, pretende ampliar a rede de carregamento de veículos elétricos em ambiente urbano tornando-a mais conveniente e acessível, explica a empresa em comunicado.

“Aproveitando a infraestrutura de iluminação pública, o projeto contribui também para reduzir o tempo e o custo de instalação de novos pontos de carregamento lento, mitigando a necessidade de novas adições de potência à rede e reduzindo a ocupação de espaço adicional nos passeios públicos”, acrescenta a empresa.

“Esta é uma necessidade premente nos grandes centros urbanos,” afirma João Diogo Marques da Silva, administrador executivo da Galp com o pelouro da área Comercial.

“Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, mais de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem, o que significa que a resposta de pontos de carregamento terá de ser dada pela rede pública através de soluções como esta”, acrescenta.

O projeto está também alinhado com o objetivo de expansão da rede de pontos de carregamento elétrico operada pela empresa, a maior do país, que conta atualmente com mais de 5.500 pontos instalados.

Explorar casos práticos de utilização da IA generativa em pequenas empresas

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Por: Francisca Merchan, Senior Sales Manager for SMBs na AWS Iberia


A conversa em torno da inteligência artificial (IA) generativa tem suscitado tanto entusiasmo como ceticismo. O potencial da IA é inegável, com aplicações como os chatbots a melhorarem o serviço ao cliente e os algoritmos de Machine Learning (ML) a detetarem fraudes ou a preverem falhas no equipamento. Mas, muitas vezes, há uma lacuna entre o entusiasmo e as aplicações práticas, o que faz com que as pequenas e médias empresas (PME) se perguntem se também podem participar nas processos de implementação de IA.

De acordo com um inquérito da Statista nos EUA, 44% dos proprietários de PME e responsáveis de marketing afirmaram que a sua maior preocupação relativamente à utilização da IA e/ou da tecnologia de automatização para o marketing era a segurança dos seus dados; em seguida, o preço da implementação da tecnologia, com 41%. Isto realça a importância de operações eficientes para as PME, uma vez que estas se esforçam por equilibrar a produtividade com restrições orçamentais para se manterem competitivas. A verdade é que, com a estratégia certa, qualquer empresa desta dimensão pode encontrar formas acessíveis de utilizar a IA e tomar decisões baseadas em dados que impulsionam o negócio. Mas como?

Não é necessária uma equipa interna especializada em ciência de dados, muito menos uma elevada capacidade de computação para começar. No entanto, a democratização da IA – juntamente com o advento de muitas ferramentas e serviços que oferecem soluções com pouco ou nenhum código e modelos de pagamento conforme o uso – mudou esse cenário. Na cloud, pode beneficiar das capacidades de IA sem necessitar de muitas competências técnicas.

Dito isto, há um pré-requisito: ter dados digitalizados na cloud. Antes de se iniciar neste ‘mundo’, qualquer empresa deve avaliar os dados que tem guardados e a capacidade que tem de recolhê-los. Estes podem incluir ficheiros de texto, folhas de cálculo, vídeos, imagens e muito mais. Se ainda não estiverem na cloud, terão de ser migrados, onde podem ser utilizados para formação e afinação de modelos.

Uma vez concluído o reconhecimento dos dados, o passo seguinte é avaliar os potenciais casos de utilização, para satisfazer as necessidades da empresa. Com estes definidos, pode então explorar as opções disponíveis. Uma delas passa por utilizar os dados para treinar o seu próprio modelo ou pegar num modelo existente e fazer-lhe pequenos ajustes (para isto é necessária uma equipa interna de IT). Outra opção seria utilizar um modelo de base existente e utilizá-lo nas suas aplicações. No caso de não ter uma equipa de IT, a sugestão é trabalhar com consultores qualificados.

Eis algumas formas fáceis e básicas de utilizar a IT generativa para resolver desafios do mundo real das PME:

1. Criar e otimizar conteúdos
As ferramentas de IA generativa podem ajudar as PME a criar e otimizar conteúdos para websites, blogues, plataformas de redes sociais e educação. Desde a criação de descrições de produtos até à elaboração de cursos, a criação de conteúdos através da IA simplifica o processo.

Por exemplo, a Dende.ai transforma a forma como os estudantes de todo o mundo aprendem novos conteúdos e reveem conceitos-chave. A empresa criou uma plataforma que permite que os alunos façam upload do seu material de estudo e recebam uma versão resumida – bem como cartões de memória – em questão de segundos. A empresa utiliza várias inovações possibilitadas pela IA generativa para conseguir esta forma rápida e fiável de otimizar tempo nos estudos.

2. Envolver o cliente através de campanhas de marketing personalizadas
Com as soluções desenvolvidas com IA, as PME podem fornecer campanhas de marketing personalizadas ao seu público-alvo. Ao analisar os dados e o comportamento do cliente, a IA generativa permite a adaptação do conteúdo de marketing por correio eletrónico, os anúncios nas redes sociais e as recomendações dos websites, o que resulta num maior envolvimento do cliente e taxas de conversão.

3. Integrar chatbots de apoio ao cliente
A criação de chatbots personalizados permite que as PME forneçam um apoio ao cliente mais eficiente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Estes chatbots alimentados por IA podem tratar de questões mais rotineiras, fornecer recomendações de produtos e até ajudar a concluir compras. Isso permite uma maior satisfação do cliente e reduz custos. Além disso, permite que a equipa de apoio ao cliente trabalhe em questões que realmente requerem um envolvimento mais personalizado.

4. Encontrar respostas e tendências escondidas em dados não estruturados
Um caso de utilização interessante para a IA generativa é a pesquisa através de dados não estruturados – como vídeos, ficheiros de texto, correio eletrónico e imagens – para produzir rapidamente resultados de pesquisa precisos e relevantes. Ao contrário da pesquisa tradicional baseada em palavras-chave, é possível interpretar a intenção por detrás de pesquisas abstratas e devolver resultados que correspondam ao significado implícito. Isto permite uma pesquisa natural, uma vez que se utiliza uma linguagem de conversação, em vez de se indicarem palavras-chave exatas. Ao utilizar o poder da IA generativa, os motores de pesquisa podem fornecer resultados mais precisos, completos e fáceis de utilizar por humanos ao analisar grandes quantidades de dados.

5. Processar imagem e vídeo
As capacidades de IA generativa estendem-se ao processamento de imagem e vídeo, ao abrirem oportunidades para PME em setores como o comércio eletrónico, o retalho e o entretenimento. Existem serviços, como o Amazon Rekognition, em que as empresas podem automatizar tarefas como a marcação de imagens, a moderação de conteúdos e a análise de vídeos, melhorando a produtividade e a experiência do utilizador.

Sabemos que PME têm grandes sonhos quando se trata de expandir os seus negócios e a promessa da IA entusiasma-os, mas podem não saber por onde começar. Quando os dados passam a estar na cloud, isto pode ajudá-los a melhorar a criação de conteúdos, otimizar os esforços de marketing ou melhorar o apoio ao cliente. A IA generativa oferece soluções práticas que antes estavam fora do alcance de muitas pequenas empresas, mas que podem tornar-se uma realidade.

“Fora da Caixa” quer inspirar, conectar e transformar negócios

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Por: Ana Vieira


“Fora da Caixa” pretende juntar e inspirar empresários com mentes inquietas, num evento de networking e interação, organizado por Celso Lascasas, fundador do grupo Laskasas, no dia 30 de novembro, no Palácio Porto Hotel.

Dedicado a empreendedores visionários e determinados a criar o futuro fora dos moldes tradicionais, o evento consistirá numa “experiência prática, onde os participantes serão incentivados a meter as mãos na massa e a aplicar novas ideias para transformar os seus negócios e carreiras”.

Celso Lascasas, em resposta à PME Magazine, explica que sempre quis juntar numa sala empresários e pessoas que para “terem sucesso têm de seguir, pensar Fora da Caixa, e ser o mais criativos possível para se destacarem”.

“As pessoas têm de ter sempre em mente de que é sempre um risco abrir aquele negócio, avançar com aquela ideia. O problema é que muitas das mentes nem tomam essa atitude de tentar, e é aí que as mentes inquietas que rompem com o comum têm vantagens. O Fora da Caixa vai mostrar que vale sempre a pena tentar”, explica o fundador da marca de mobiliário Laskasas.

No evento, que promete “interação com o público em palco e fora dele”, estarão o especialista em finanças Milton Simões, o estrategista de negócios e marketing digital Paulo Faustino, os empreendedores digitais e influenciadores Explorerssaurus e o jovem empreendedor Diogo Leal, ligado ao marketing e gestão de redes sociais.

“Não queremos que os participantes vão apenas ao evento e nos ouçam, vão poder participar do evento e dar a conhecer os seus negócios, é a oportunidade única de networking“, acrescenta Celso Lascasas, não fechando a porta a que o evento tenha lugar noutros locais do país.

“Garantimos um flow de compra simples: pesquisa, confirmação de compra e checkout” – Bruno de Gouveia

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Por: Ana Vieira

A Care to Beauty, o “maior e-Commerce de cosmética” de Portugal, foi distinguido com o prémio de Iniciativa e-Commerce PME, nos CTT e-Commerce Awards 2024.

Com uma média de 1,5M de utilizadores ativos por mês, do carrinho de compras do canto superior do website resultam cerca de 25 mil encomendas por mês, 70% feitas através do telemóvel.

Bruno de Gouveia, fundador do Care to Beauty, explica à PME Magazine os números elevados com a qualidade e a rapidez da jornada de compra do cliente.

Website garante uma jornada de compra simples

“A mais rápida, intuitiva e agradável possível: em que consiga encontrar o produto que procura e comprá-lo em poucos cliques! Garantimos um flow de compra simples, em apenas 3 passos: pesquisa, confirmação de compra e checkout. O nosso catálogo é completo e abrange todas as necessidades cosméticas, desde produtos de grande consumo a cosmética de farmácia e produtos de luxo. Temos tudo em stock e pronto a enviar, garantindo que os nossos clientes recebem os seus produtos no dia útil seguinte”.

“Somos hoje um dos sites de cosmética mais rápidos no país, e oferecemos uma ótima experiência de navegação e compra, sobretudo em Mobile”, assegura o CEO da empresa de produtos de beleza.

Para aqui chegar, há uma “estrutura de Marketing Digital muito sólida e ágil que nos permite alcançar e atrair potenciais em todo o mundo através de várias plataformas e canais digitais por via orgânica ou via anúncios pagos”.

Care to Beauty tem mais 150 mil seguidores nas redes sociais

A Care to Beauty está presente, de forma orgânica, nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, X, Reddit e Pinterest, com mais de 150 mil seguidores.

A estratégia de email marketing, “coesa e dinâmica que entrega mensagens altamente personalizadas e relevantes de forma segura e rápida”, chega a cerca de 800 mil contactos com taxas de abertura de 45% e de clique de 1,6%.

“Recorremos a Search Engine Advertising (SEA) ou publicidade nos motores de pesquisa – nas plataformas Google, Meta e Bing e usamos, também, Display Advertising, de forma a aumentar exponencialmente o nosso alcance; investimos, por fim, em Search Engine Optimization (SEO) com o objetivo de aumentar a nossa visibilidade e ranking nos resultados de pesquisa”, adianta Bruno de Gouveia, salientando a estratégia de conteúdo com “descrições de produto, completas e originais, assim como os artigos de blog, escritos de forma criativa e envolvente, são otimizados para motores de busca por uma equipa de especialistas em produto, com forte background farmacêutico; e, por outro, os conteúdos vídeo, de alta qualidade, demonstram a textura e a forma de usar os produtos, enriquecendo a experiência do utilizador”.

Quanto ao prémio recebido, da responsabilidade dos CTT, o fundador da Care to Beauty destaca o facto de ambas as empresas serem parceiras de longa data.

“Teve um sabor ainda mais especial por termos recebido este prémio de Iniciativa e-Commerce PME pelas mãos dos CTT, um dos nossos parceiros de negócio, com quem trabalhamos desde o dia 1, que nos acompanha e nos desafia a chegar mais longe e em quem depositamos toda a confiança para levar as encomendas aos nossos clientes, onde quer que eles estejam no mundo, com toda a segurança e rapidez”, conclui Bruno de Gouveia em declarações à PME Megazine.

Termos, Condições e Política de Privacidade
PME Magazine

Termos, Condições e Política de Privacidade

Portal editado por Massive Media, Lda. desde 2016

I) Termos de utilização

Conteúdo e Propriedade Intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“, toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos da revista online que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Massive Media, Lda. ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Massive Media, Lda. ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.

Condições de utilização
O Utilizador poderá descarregar ou copiar material estritamente para uso pessoal, mantendo-se a Massive Media, Lda., titular dos respetivos direitos de autor.

O Utilizador obriga-se a não atacar ou usar ilicitamente os sistemas ou websites da Massive Media, Lda., sendo responsabilizado e suportando todos os custos associados a ações ilícitas que lhe sejam atribuídas.

Entre outras, consideram-se como ações ilícitas:

a) Aceder a uma área/conta não autorizada e respetiva informação;
b) Testar e avaliar a vulnerabilidade do sistema e quebrar a segurança instalada;
c) Instalar ou tentar instalar um vírus no portal;
d) Envio de e-mails não solicitados que incluam promoções ou publicidade a produtos ou serviços;
e) Desencadear ou tentar desencadear ataques tipo “denial of service” (tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus Utilizadores).

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de interromper ou suspender o acesso a este website, pelo período que entenda necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outras. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a Massive Media, Lda. não poderá ainda ser responsabilizada por qualquer suspensão ou interrupção de acesso que venha porventura a ocorrer por causa que não lhe seja imputável ou que seja imputável a título de mera negligência.

Os Utilizadores deste website declaram e garantem que conhecem perfeitamente as características e os constrangimentos, limitações e defeitos da Internet, e nomeadamente que as transmissões de dados e de informações via Internet beneficiam apenas duma fiabilidade técnica relativa, circulando em redes heterogéneas de características e capacidades técnicas diversas, que perturbam o acesso ou que o tornam impossível em certos períodos. Os Utilizadores reconhecem que qualquer site/portal está sujeito a intromissões de terceiros não autorizados e que pode consequentemente ficar interrompido, e que as informações que circulam na Internet não estão protegidas contra eventuais desvios (acesso livre), contra eventuais vírus, e que qualquer pessoa é susceptível de criar uma ligação com acesso ao site/portal e/ou a elementos lá contidos, aceitando correr os riscos inerentes.

A Massive Media, Lda. não pode, em caso algum, ser responsabilizada por danos acidentais ou voluntários sofridos pelos Utilizadores e provocados ou não por terceiros no âmbito da utilização dos serviços fornecidos nos sites ou em outros lugares na Internet a que tenham tido acesso através dele.

A Massive Media, Lda. não é responsável por quaisquer danos que possam ser causados pela utilização do serviço, incluindo a contaminação de vírus.

Sem prejuízo do compromisso de confidencialidade (que se deve ter como uma obrigação de meios) referente à utilização de dados pessoais (ver política de privacidade infra), a Massive Media, Lda. alerta que existem riscos relacionados com a Internet e bases de dados, sendo possível que os dados pessoais constantes do portal possam ser captados e/ou transferidos por terceiros, nomeadamente em países onde os sistemas de proteção de bases de dados pessoais encontrem-se ainda em fases pouco desenvolvidas e onde a proteção é escassa e ineficaz.

Os Utilizadores ao acederem a este website deverão aceitar correr os riscos inerentes à sua atividade como internauta, nomeadamente o risco de eventual transferência de dados em aberto.

II) Política de privacidade

O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

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A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não assumem responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador e ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site e apesar de atenta ao conteúdo editorial, não exerce nem pode exercer controlo sobre todas as mensagens.

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A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

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O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

Política de Cookies

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O que são Cookies?

Cookies são pequenos ficheiros de texto que o Site coloca no seu computador, smartphone ou tablet, ao aceder.

Estes ficheiros recolhem um conjunto de informações sobre a sua navegação no site e são utilizados para facilitar a sua experiência de utilização e torná-la mais simples, e não danificam o seu computador.

 

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A informação recolhida pelos nossos cookies ou cookies de terceiros traduz-se em variáveis de sessão e padrões de utilização e tem como principal objetivo a adaptação do site aos interesses dos nossos utilizadores e identificar o utilizador durante a sessão.

Esta informação tem como única finalidade viabilizar e melhorar o desempenho técnico do Site e a sua experiência de utilização.

 

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Não. Os cookies utilizados não armazenam qualquer informação pessoal dos utilizadores, considerada sensível. Da mesma forma, também não utilizamos cookies para encaminhar publicidade aos nossos utilizadores, seja para fins publicitários próprios ou de terceiros.

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A informação armazenada por cookies de terceiros, nomeadamente pelo Google é transmitida e armazenada pela Google Inc. (uma empresa dos Estados Unidos da América), pelo que sugerimos uma consulta à página de privacidade da Google Analytics, https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage.

 

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