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Jorge Ferreira, CEO da Care to Beauty
Jorge Ferreira, CEO da Care to Beauty (Fonte Divulgação)

“Celebrar a diversidade de tipos de corpo, cor de pele e idade” – Jorge Ferreira

Por: Ana Vieira


Fundada há oito anos, a Care to Beauty apresenta-se como o maior e-commerce português da área da Cosmética. A marca, com clientes em mais de 200 países, apresentou recentemente um rebranding total.

Em entrevista à PME Magazine, Jorge Ferreira, CEO da Care to Beauty, explica que um dos objetivos da empresa passa por “encarar as questões estéticas de forma positiva”, ajudando “as pessoas a encontrar soluções para os seus problemas em vez de lhes criar um problema”.
 

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a Care to Beauty?
Jorge Ferreira (J. F.) – Embora com backgrounds diferentes — eu com experiência no mundo corporate e com MBA, e o meu sócio, o Bruno Gouveia, com histórico de pequeno negócio familiar e com conhecimentos comprovados em e-commerce —, ambos tínhamos a ambição de construirmos a nossa própria start-up. Explorámos algumas ideias e juntámo-nos para lançar duas empresas, as quais tiveram sucesso, sendo que uma delas é precisamente a Care to Beauty. A área da cosmética e bem-estar interessou-nos desde logo, pois é um negócio com futuro, visto que as pessoas já não entendem a beleza e os cuidados com o corpo como algo acessório e de luxo, mas como parte integrante e fundamental do seu dia a dia.


PME Mag. – Como pretendem chegar à “democratização do acesso à beleza em todos os cantos do mundo” assegurando a “representação da multiculturalidade e da diversidade”?
J.F. – Este objetivo é conseguido de duas formas. Primeiro porque selecionámos os melhores produtos — com base na ciência e na inovação —, oferecendo o maior e o mais completo catálogo multimarca em Portugal, o qual incorpora respostas para as mais variadas necessidades, gostos e preocupações de pessoas de diferentes geografias. Segundo, porque os consumidores têm esse mesmo catálogo disponível numa plataforma digital, também ela única no nosso país. É que, quando falamos em democratização, referimo-nos a simplificar o acesso de todos os utilizadores aos melhores cosméticos, através de uma experiência de compra eficiente, rápida, intuitiva, esclarecedora e agradável. Além disso, no site da Care to Beauty, em termos de comunicação e imagem, encaramos as questões estéticas de forma positiva e temos como missão ajudar as pessoas a encontrar soluções para os seus problemas em vez de lhes criar um problema. Por isso, como queremos celebrar a diversidade de tipos de corpo, cor da pele, idade e de género, somos inclusivos nos conteúdos (fotografias, vídeos e textos). Ao comunicar para todo o mundo, não fazia sentido ser de outra forma.


PME Mag. – A Care to Beauty apresenta-se como a maior loja online portuguesa de cosmética com mais 21 000 produtos disponíveis e com vendas em mais de 200 países. Qual foi a estatégia utilizada para chegar a estes números?
J.F. – Apesar de não ser tarefa fácil, a capacidade de alcançar clientes em mais de 200 países só é possível graças à internet e à aposta constante em todas as suas possibilidades e desafios. Em termos práticos, temos o site traduzido em 11 línguas, fazemos marketing de conteúdo e otimização para motores de busca, dispomos de métodos de pagamento diferentes para vários mercados e asseguramos envios rápidos e seguros para todos os países. Adicionalmente, oferecer mais de 21 000 produtos permite atender a uma ampla gama de necessidades e de preferências de clientes, cumprindo assim a nossa missão: ter produtos para cada pessoa entregues em qualquer parte do mundo.


PME Mag. – Recentemente apresentaram um novo website. Que facilidades e diferenças encontra o utilizador nesta nova plataforma?
J.F. – Em outubro de 2023, a Care to Beauty lançou o novo website e a nova imagem, num investimento que rondou quase meio milhão de euros. Mas esta mudança era obrigatória pois, desde a criação da empresa — em 2015 — que não tínhamos mexido no nosso e-commerce, sendo que o digital é a nossa única plataforma de venda e, em oito anos, as necessidades dos utilizadores também já não são as mesmas. Para se ter noção, hoje, em todo o mundo, os consumidores fazem cada vez mais compras a partir do telemóvel, privilegiando sites rápidos, com informação credível e bem organizada, processos de compra simplificados e métodos de pagamento que reconheçam. E a Care to Beauty foi ao encontro da vontade do mercado e criou uma loja online desenhada para mobile first e que oferece uma excelente e diferenciada experiência de navegação e de compra.

Além de ser um espaço apelativo, moderno, cool, elegante e que dá vontade de explorar, na nossa loja os utilizadores sentem-se representados, quer pelas fotografias quer pela diversidade de produtos, pois somos uma marca inspirada nas pessoas reais, de todas as idades, géneros, nacionalidades, diferentes tipos de pele e de cuidados. No que toca à usabilidade, a pesquisa é simples e intuitiva, sendo que está organizada por “Tipo de Produto” e “Preocupação” e inclui filtros que agilizam muito o processo. No que diz respeito a conteúdos, além de estarem traduzidos em 11 línguas, estes são criados por uma equipa de farmacêuticos e de especialistas em cosmética, a qual também presta esclarecimentos 100% personalizados. Por outro lado, em apenas 4 passos — pesquisa, confirmação, carrinho e checkout — o consumidor consegue adquirir um produto. Apesar de a nível de velocidade já estarmos muito bem posicionados, nos inícios de 2024 vamos ter o site de cosmética mais rápido em Portugal, garantindo, assim, ainda mais conforto a quem nos visita.


PME Mag. – Que planos têm para 2024?
J.F. – A Care to Beauty pretende continuar a crescer e também ter o site mais rápido e user friendly desta área em Portugal e que proporcione uma experiência de utilização incrível aos nossos clientes. Em termos de catálogo, temos como objetivo reforçar a nossa liderança de loja portuguesa com mais marcas disponíveis (passar das atuais 400 para 500) e com mais produtos distintos (atualmente mais de 21 000 referências). Em relação a recursos humanos, temos no horizonte contratar 30 pessoas e, a nível de faturação, esperamos crescer mais de cinco milhões em relação a 2023, passando de 20 para 25 milhões de euros.