Terça-feira, Maio 13, 2025
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Preços das casas em 2025 voltaram a aumentar

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Por: Redação
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Nos primeiros três meses de 2025, os preços de venda das casas em Portugal Continental aumentaram 6,6% face ao final de 2024, registando a maior subida trimestral desde 2007, revela a Confidencial Imobiliário.

A valorização trimestral tem vindo a acelerar desde meados do ano passado, acompanhando a recuperação das vendas, num contexto de persistente restrição da oferta disponível.

Assim, de um aumento de 1,8% no 2º trimestre de 2024, passou-se para uma taxa de 2,5% no trimestre seguinte e 4,1% no último trimestre do ano.

O 1º trimestre de 2025 confirma que os preços mantêm uma curva de subida em intensificação, desde logo patente no comportamento mensal do mercado. De facto, o decurso do ano fica marcado pelas fortes valorizações mensais ocorridas desde janeiro, que rondam os 2,0%, no ponto máximo de 2,7% registado em março, sendo esta a subida mensal mais elevada desde 2007. 

A subida acelerada dos preços continua a refletir a elevada dinâmica de procura, que se confirma uma vez mais no 1º trimestre de 2025, período no qual se estima a venda de 40.750 habitações no país.  

Quanto aos preços médios de venda, refletem também a evolução do Índice de Preços, atingindo os 2.701€/m2 no 1º trimestre de 2025, valor que compara com os 2.390€/m2 que a média das transações registava no 1º trimestre do ano passado. 

BPI lança 4.ª edição de programa de estágios para jovens licenciados

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Por: Redação

 

O BPI abriu candidaturas para a 4.ª edição do Programa de Trainees – Academia Comercial, com 50 vagas de estágios remunerados para finalistas e recém-graduados nas áreas de Gestão, Economia ou Finanças.

Em comunicado, o BPI explica que “as inscrições decorrem entre 9 de abril e 25 de maio” através do site de carreiras do BPI.

Com o objetivo de reforçar a rede comercial do banco, nomeadamente os Balcões, a Banca de Empresas e a Direção de inContact, o programa “proporciona oportunidades em diversas regiões do país”.

Cada participante terá acesso a um plano de formação técnica e comportamental, com acompanhamento direto de um tutor e um buddy.

O estágio vai permitir que os participantes obtenham certificações bancárias reconhecidas, como Crédito Hipotecário, Mediação de Seguros e Instrumentos Financeiros.

Além disso, o programa inclui atividades como “talks com especialistas, realizadas em parceria com universidades internacionais, contacto com áreas centrais do Banco e acesso ao Campus BPI, uma plataforma online de formação em ferramentas, produtos e serviços bancários”.

A Academia Comercial oferece também perspetivas de integração nos quadros do banco. Nas três edições anteriores, 75% dos 156 jovens participantes “integraram o Banco BPI em diversas áreas, incluindo as Equipas Comerciais”.

 

Founders Founders lança programa de aceleração para startups

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Por: Redação

 

A Founders Founders (F2), comunidade portuguesa de fundadores, anunciou o lançamento de um novo programa chamado Big Bang Bada Boom, de aceleração para startups tecnológicas em fase de crescimento.

Em comunicado, a F2 afirma que “o Big Bang Bada Boom é focado nos líderes que se encontram a construir startups que já passaram o early stage e estão agora a escalar com equipas e mercados reais”.

As candidaturas estão abertas e podem ser feitas através do site da F2.

O programa começa a 6 de maio no Porto e “vai acompanhar 15 scale-ups durante 3 meses intensivos, para fundadores e equipas de liderança, com sessões semanais sobre liderança e cultura, produto, gestão e levantamento de capital, e go-to-market”.

Rui Santos Couto, cofundador da Founders Founders e VP de Marketing & Growth da Infraspeak afirma que “a maior parte dos programas ajuda as startups a chegar ao primeiro milhão. O Big Bang Bada Boom existe para as levar aos próximos dez”.

Durante o programa os participantes vão poder frequentar “workshops, mentorias peer-to-peer, simulações de board meetings e até jantares com fundadores experientes”.

Felipe Ávila da Costa, também cofundador da comunidade e da Infraspeak, considera que “na Founders Founders, há sempre alguém que já passou por desafios semelhantes e o acesso a essa experiência e à forma como os problemas foram resolvidos é crítico para novos founders serem mais ágeis na gestão de questões semelhantes”.

Entre os oradores e mentores confirmados estão nomes do ecossistema tecnológico nacional, como Francisco Mendes (Kurios), Ricardo Andorinho (Sportrack), Cristina Fonseca (Zendesk / Indico Capital), entre outros.

O programa vai contar ainda com o apoio de entidades como a Bynd Venture Capital, Fintech House, Portugal Ventures e Startup Portugal.

Unicorn Factory e DMCC impulsionam scaleups na Europa e Médio Oriente

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Por: Redação

A Unicorn Factory Lisboa e o DMCC (Dubai Multi Commodities Centre) estabeleceram uma parceria para fortalecer os seus ecossistemas de inovação, promovendo a colaboração além-fronteiras, a partilha de conhecimento e novas oportunidades de crescimento empresarial.

Em comunicado, a Unicorn Factory explica que a parceria tem como objetivo acelerar o crescimento de scaleups (empresas tecnológicas em fase de expansão) e facilitar a sua entrada no mercado europeu e do Médio Oriente.

Com lançamento marcado para este mês de abril, a colaboração irá tirar partido de grandes
conferências internacionais como a GITEX e a Web Summit Lisboa, bem como de iniciativas conjuntas, redes de mentoria e plataformas de partilha de conhecimento.

“Este acordo com o DMCC representa um marco significativo para o ecossistema nacional, criando uma ponte estratégica entre scaleups, mentores, investidores e parceiros empresariais. O Médio Oriente é hoje uma das regiões mais dinâmicas no investimento em inovação e tecnologia, e esta colaboração abre novas oportunidades para as scaleups da nossa comunidade se conectarem com um dos mercados mais promissores a nível internacional”, refere Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.

Belal Jassoma, diretor de Ecossistemas do DMCC e Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa (Foto Divulgação)

Belal Jassoma, diretor de Ecossistemas do DMCC, acrescenta que “o DMCC tem vindo, há muito, a promover a inovação e a criar um ambiente favorável ao crescimento de empresas com elevado potencial. Ao estabelecer uma parceria com a Unicorn Factory Lisboa, criámos uma ponte entre dois ecossistemas dinâmicos, abrindo novas oportunidades para que as
scaleups se expandam na Europa e no Médio Oriente.”

Fundado em 2002, o DMCC é atualmente responsável por 15% do investimento direto estrangeiro no Dubai, posicionando a cidade como um dos principais centros de negócios globais. É sede de mais de 25.000 empresas, desde startups de rápido crescimento até multinacionais, abrangendo setores como commodities, tecnologia e finanças. 

Em 2024, a Unicorn Factory Lisboa apoiou mais de 200 startups na sua participação em 16 feiras internacionais e estabeleceu contactos com mais de 50 países, que resultaram em 26 colaborações internacionais. Com foco na internacionalização, a Fábrica de Unicórnios
organiza, ao longo do ano, iniciativas de apoio a startups e scaleups nacionais no seu desenvolvimento, bem como internacionais que se pretendem estabelecer em Lisboa.

 

18 startups portuguesas participaram na Web Summit Qatar

“Vemo-nos como a Bloomberg dos dados de eletricidade” – Rafael Castro-Amoedo

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Por: Ana Vieira


A startup Emissium, com raízes em Portugal e na Suíça, permite reduzir as emissões de CO₂ através de dados de eletricidade em tempo real. Assim, as empresas conseguem realizar operações quando a eletricidade tem a pegada de carbono e o preço mais baixos.

Com uma equipa de dez pessoas, a Emissium conquistou o 1º lugar no Start Summit, na Suíça, ao competir com duas mil startups, assegurando um fundo para investimento no valor de 500 mil euros.

Em entrevista à PME Magazine, Rafael Castro-Amoedo, CEO e cofundador da Emissium, sublinha que “faltava uma ferramenta que permitisse medir, em tempo real, o impacto real das suas decisões de consumo elétrico”.

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a Emissium? 
Rafael Castro-Amoedo (R. C. A.) – A Emissium nasceu do meu doutoramento e do meu co-founder Alessio e da necessidade que vimos e falamos com as empresas de tornar visível um impacto invisível: as emissões associadas ao consumo de eletricidade. Embora muitas empresas já estejam comprometidas com metas de descarbonização, faltava uma ferramenta que permitisse medir, em tempo real, o impacto real das suas decisões de consumo elétrico.

“(…) conseguimos ajudar as empresas a consumir electricidade quando o preço é mais baixo”

A nossa visão é simples: transformar cada kWh consumido numa escolha consciente, guiando empresas para um uso mais inteligente e sustentável da energia elétrica. Ao mesmo tempo, como temos modelos extremamente granulares conseguimos ajudar as empresas a consumir electricidade quando o preço é mais baixo, permitindo atingir esta dualidade (win-win) de preço e emissões reduzidas. De uma forma mais resumida, vemo-nos como a Bloomberg dos dados de eletricidade.


PME Mag. – Como é que a Emissium utiliza dados em tempo real para ajudar as empresas a reduzir as emissões de CO₂ no consumo de eletricidade?
R. C. A. – A Emissium fornece dados granulares, em tempo real e a nível regional, sobre a intensidade carbónica da eletricidade — ou seja, quanta emissões de CO₂ estão associadas à energia disponível em cada momento. Com estes dados, as empresas podem ajustar o seu consumo para os períodos em que a eletricidade é mais limpa, mas também mais barata. Fazemos isso através de uma API que se integra com sistemas de gestão de energia, dashboards operacionais ou plataformas digitais, permitindo decisões automáticas e informadas.


PME Mag. – De que forma os data centers e outras indústrias intensivas em energia podem ajustar suas operações para minimizar a pegada de carbono sem comprometer a eficiência?
R. C. A. – Empresas com elevado consumo energético e com alguma flexibilidade nas suas operações, como data centers, gestores e/ou operadores de veículos elétricos e postos de carregamento, indústria em geral, podem aplicar estratégias como o carbon-aware scheduling — adaptar cargas de trabalho flexíveis para horários com menor custo e intensidade carbónica.

Com os dados da Emissium, estas operações podem ser otimizadas automaticamente, sem afetar o desempenho. A eficiência operacional mantém-se, mas a pegada ambiental diminui significativamente.

 

PME Mag. – Além da redução de emissões, que outros benefícios financeiros e operacionais as empresas podem obter ao otimizar o uso de eletricidade com base nos dados da Emissium?
R. C. A. –
Além da descarbonização, há ganhos claros em termos de custos: em muitos mercados, os períodos de baixa intensidade carbónica coincidem com preços mais baixos da eletricidade. Ao alinhar consumo com esses momentos, as empresas reduzem faturas energéticas. Adicionalmente, ao ter um sistema de rastreio da eletricidade a cada 15 minutos, as empresas podem vir a reduzir eventuais créditos de carbono que comprem, melhorar indicadores ESG e antecipar-se a requisitos regulatórios — tudo isto reforça a sua competitividade e reputação.


PME Mag. – Quais são os principais desafios na implementação dessa abordagem e como a Emissium ajuda as empresas a superá-los?
R. C. A. – Os principais desafios são a integração com sistemas existentes, a variabilidade operacional e a resistência à mudança. Na Emissium respondemos com uma solução modular e de fácil integração, suporte técnico contínuo e uma forte componente educacional. Trabalhamos lado a lado com os nossos clientes para que as decisões de energia passem a ser também decisões estratégicas de sustentabilidade.


PME Mag. – Como vê o futuro da gestão inteligente do consumo energético?
R. C. A. – O futuro passa por tornar o consumo elétrico tão inteligente quanto a produção já está a tornar-se. Vamos assistir a uma eletricidade mais limpa, mas também mais volátil — o que exige decisões dinâmicas por parte dos consumidores. Acreditamos que a inteligência energética estará integrada em todos os sistemas operacionais das empresas, permitindo um consumo mais eficiente, resiliente e sustentável.

A Emissium conquistou o primeiro lugar na competição de pitching da Start Global 2025 (Foto: Divulgação)


PME Mag. – Quais as possibilidades que se abrem com a conquista do 1º lugar no Start Summit, na Suíça?
R. C. A. – Esta conquista valida a relevância da nossa missão a nível europeu e global. O 1º lugar no Road to START Summit em Lisboa, organizado pelo START Lisbon, foi uma etapa essencial que nos preparou para a grande competição no START Summit na Suíça.

Essa jornada abriu portas a novas parcerias estratégicas, acesso a investidores com visão de impacto e oportunidades de internacionalização. Mas, acima de tudo, reforçou a nossa confiança de que estamos no caminho certo para ajudar a descarbonizar a economia digital — um passo essencial para um futuro neutro em carbono.

Weego, inovação e sustentabilidade na alimentação animal

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Empresa:
Weego
Slogan: Leading with the best products for your pet.
Sede: Vila Nova de Gaia
Número de colaboradores: 40
Faturação em 2024: 8.100.000 €



  • Compromisso com a alimentação natural e saudável – A Weego nasceu para oferecer produtos livres de corantes, conservantes artificiais e ingredientes transgénicos, atendendo à crescente demanda por uma alimentação mais equilibrada e sustentável para animais de estimação.

  • Inovação e tecnologia na formulação dos produtos – A empresa investe em pesquisa, tecnologia e matérias-primas diferenciadas, como a proteína hidrolisada, para garantir maior absorção de nutrientes.

  • Parcerias estratégicas e proximidade com o consumidor – A Weego trabalha em conjunto com veterinários, criadores, pet shops e treinadores, realizando pesquisas e testes para ajustar a sua oferta às necessidades do mercado.

  • Expansão global e crescimento acelerado – Com uma faturação superior a 8 milhões de euros em 2024 e uma meta de 15 milhões até 2026, a Weego planeia expandir sua presença em eventos internacionais. 

 

Aposta em opções saudáveis e sustentáveis 

A Weego surgiu com a identificação de uma oportunidade no mercado de alimentação natural, focada em produtos que não utilizam corantes, conservantes artificiais, ingredientes transgénicos ou hormonas. A motivação foi atender à crescente procura dos consumidores por opções mais naturais e saudáveis, alinhadas com um estilo de vida mais consciente e mais sustentável.


Investigação e comunicação até chegar ao melhor produto

Na Weego realizamos pesquisas regulares e testes sensoriais com empresas acreditadas, além de trabalharmos de forma estreita com veterinários, criadores e treinadores. Isso permite-nos identificar as preferências e necessidades dos tutores de animais de estimação, aprimorando não apenas as novas receitas, mas também aspetos como a comunicação do produto, o tipo de embalagem e a conservação dos alimentos, garantindo uma oferta cada vez mais alinhada com as expectativas do mercado.

Mantemos uma colaboração estreita com diversos parceiros, incluindo clínicas veterinárias e lojas de animais. Trabalhamos juntos para garantir que os produtos lançados atendam às necessidades do mercado, oferecendo soluções que correspondam às expectativas dos clientes ou que introduzam novidades que despertem o interesse dos consumidores.


Benefícios dos produtos naturais para animais

Na Weego acreditamos que os produtos naturais proporcionam uma vida mais plena e
saudável para os animais, com maior disposição e satisfação. Além disso, contribuem para uma maior longevidade e reduzem a ocorrência de problemas de saúde, que muitas vezes são causados por uma má formulação dos alimentos, onde a procura por economia e rentabilidade prevalece sobre a qualidade. A escolha de receitas naturais e bem equilibradas é fundamental para garantir o bem-estar dos animais.


Inovação e melhoria contínua

Na Weego desenvolvemos internamente e externamente estudos para melhorar os produtos atuais e desenvolver novas opções. A equipa está estruturada de modo a pensar construtivamente em melhorias, como na seleção das melhores matérias-primas e na otimização das suas formulações. Um exemplo disso é o uso de proteína hidrolisada nos nossos alimentos, uma diferenciação que se destaca no mercado e permite que os animais absorvam os nutrientes de forma mais eficaz.

Expansão global da Weego

Na Weego estamos focados na expansão internacional e na participação ativa nos principais eventos do setor em todo o mundo. Em 2025, planeamos aumentar nossa presença em eventos internacionais, e em 2026, começaremos a marcar presença em eventos fora da Europa, ampliando o nosso alcance global.



 

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Os Quality Awards são um sistema de avaliação que reconhece produtos ou serviços de qualidade com uma qualificação superior a 70%, na avaliação dos consumidores, em 10 dimensões de qualidade: desempenho, características, confiança, conformidade, durabilidade, atendimento, design, expectativa/realidade, qualidade percebida e recomendação.

 

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Wise Pirates abre 50 vagas e reforça aposta em talento nacional

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Por: Catarina Sargento

 

A Wise Pirates, agência portuguesa de performance digital, começou 2025 com um novo plano de recrutamento. Ao longo do ano, a empresa pretende contratar 50 novos profissionais, reforçando a sua equipa atual de 120 colaboradores.

Em comunicado, a empresa explica que este recrutamento tem “como objetivo manter a posição de líder em performance e transformação digital, através de soluções inovadoras, com recurso a Inteligência Artificial (IA) para acelerar o crescimento das empresas parceiras, no universo digital”.

As vagas abertas são para Research & Development Generative AI | Machine Learning Engineer (R&D Gen AI | ML Engineer), Machine Learning Engineer, Gestor de Estúdio – Fotografia, Som & Vídeo [+ Inovação], entre outras.

A engenharia de dados terá um papel central em todos os projetos, contribuindo para gerar impacto real no ecossistema empresarial.


Wise Pirates quer uma “equipa quase 100% em Portugal”

A posição de R&D Gen AI | ML Engineer destina-se a profissionais com experiência em programas de diferentes modelos de IA, entre outros requisitos. O mais importante será o desenvolvimento de “soluções inovadoras para marketing, tecnologia e outras indústrias, combinando pesquisa, desenvolvimento e produção de software, para soluções de impacto global”.

Já para a função de Machine Learning Engineer o profissional deve ter competências ao nível da “modelagem de dados, transformação de dados não estruturados e implementação de soluções escaláveis para o ecossistema digital”.

Por sua vez, o cargo de Gestor de Estúdio – Fotografia, Som & Vídeo [+ Inovação] exige um profissional criativo e multidisciplinar, com “experiência na gestão de estúdios”, bem como “competências técnicas em fotografia, vídeo e som”. Para a execução desta função será ainda necessária “uma visão inovadora para explorar novas tecnologias como AR/VR, captação com drones e inteligência artificial aplicada ao audiovisual”.

Pedro Barbosa, CEO da Wise Pirates, refere que “estas novas contratações vão permitir-nos continuar a inovar e a entregar soluções que fazem a diferença para os nossos clientes, e para o ecossistema das empresas e parceiros em Portugal”.

A Wise Pirates pretende continuar a apostar numa equipa composta maioritariamente por profissionais portugueses. “A empresa continuará a apostar no desenvolvimento de uma equipa quase 100% em Portugal, o que garante um Net Promoter Score único de 60, o melhor da nossa indústria a nível europeu”, referiu ainda o CEO.

Com esta nova fase de recrutamento, a Wise Pirates considera que vai raforçar o seu empenho em aproximar os ecossistemas de inovação ao mundo empresarial.

Inovação no ponto de venda: como os PoS estão a revolucionar o atendimento ao cliente

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Por: José Simões, diretor da unidade de Negócio Pequenos Negócios e Retalho na Cegid em Portugal e África


Imagine por um momento que entra no seu café preferido. Após saborear um café, pede a conta e o empregado cobra-lhe o valor através de um dispositivo que processa o pagamento em segundos. E, além disso, também o informa sobre um desconto especial disponível para clientes habituais e envia-lhe um recibo eletrónico diretamente para o seu e-mail. O que parece ser uma simples transação é, na verdade, apenas a ponta do iceberg do que um sistema de Ponto de Venda (POS) de última geração pode fazer por um pequeno negócio de restauração ou retalho.

Os sistemas de faturação para PoS vieram revolucionar a forma como os negócios operam, oferecendo muito mais do que a função básica de processar pagamentos. Estamos perante uma ferramenta que permite gerir o inventário, melhorar a experiência de compra e otimizar a gestão interna do negócio.

No que toca à gestão do inventário em tempo real, para um pequeno restaurante, isto significa ter a certeza de quantos produtos estão disponíveis, evitando ficar sem algum prato durante o serviço. No setor do retalho, um controlo de inventário eficaz assegura que os artigos estejam sempre disponíveis, que se ajustem às exigências e tendências do mercado e, em ambos os setores, permite evitar o excesso de stock não vendido. Além disso, os relatórios detalhados que um sistema POS é capaz de gerar, ajudam os proprietários destes negócios a identificar padrões de venda, ajustar as suas estratégias de compra e, em última análise, aumentar os seus lucros.

Melhorar a experiência de compra e gestão interna

A “magia” do PoS não termina aqui. A capacidade de melhorar a experiência do cliente é um dos aspetos mais inovadores destes sistemas. Num ambiente onde a rapidez e a eficiência são essenciais, um sistema PoS agiliza o processo de pagamento, reduzindo o tempo de espera e aumentando a satisfação do cliente. Além disso, como mencionado anteriormente, muitos destes sistemas permitem a integração de programas de fidelização, oferecendo descontos personalizados e recompensas que promovem a fidelização dos clientes. Para os pequenos negócios de restauração, esta funcionalidade pode resultar em clientes habituais que regressam pela qualidade da comida, mas também pelas vantagens adicionais e pelo tratamento que recebem.

O software de POS também simplifica a gestão financeira do negócio. Graças à sua integração com soluções de contabilidade para empreendedores e PME, como por exemplo, o Cegid Vendus, os proprietários destes negócios podem manter um controlo rigoroso dos seus lucros e despesas, a faturação, reconciliação bancária e cumprir com as obrigações fiscais de forma mais eficiente.

A segurança dos dados é outro ponto fundamental onde um software POS demonstra o seu valor acrescentado para os negócios. Com o manuseamento de dados sensíveis, como informações de cartões de crédito e detalhes dos clientes, é fundamental ter um sistema que ofereça altos níveis de segurança. Os POS modernos estão concebidos para cumprir com as rigorosas normativas de proteção de dados, assegurando que a informação, tanto do cliente como do negócio, se mantenha segura e protegida contra possíveis ameaças cibernéticas.


Omnicanal ao alcance de um clique: integração com e-commerce

Os benefícios do software POS não se limitam à gestão interna do negócio. Numa era digital onde o omnicanal é a chave, os POS permitem também a integração com plataformas de e-commerce. Esta versatilidade é particularmente valiosa para os pequenos negócios de restauração ou retalho que procuram expandir o seu alcance sem que isso envolva grandes custos adicionais. Adicionalmente, a capacidade de gerir encomendas online e sincronizar automaticamente o inventário entre os diferentes canais garante uma gestão mais eficiente e uma melhor experiência para os clientes.

Os POS permitem ainda adaptar a experiência de compra a cada cliente. Por exemplo, uma loja de roupa que usa um POS avançado pode recolher e analisar os dados de compra. O sistema regista detalhes como quantidades, produtos comprados e a frequência de visitas, associando estes dados ao perfil de cada cliente. Analisa padrões, como preferências por roupa desportiva ou hábitos de compra sazonais, para proporcionar ofertas personalizadas e notificações em tempo real. Além disso, ajusta o inventário e as promoções com base nestes dados, melhorando a experiência do cliente, aumentando assim as vendas e otimizando a gestão do stock.

Por tudo isto, podemos concluir que um POS é muito mais do que um ponto de venda: é uma ferramenta multifacetada capaz de transformar as operações das empresas de qualquer dimensão, com especial impacto nos pequenos negócios. Num mundo onde a eficiência e a inovação são inerentes ao crescimento competitivo, um software POS torna-se no melhor aliado dos pequenos negócios, apoiando-os a prosperar e a alcançar novos objetivos.

Criatividade nas Organizações: a cereja no topo do bolo ou o próprio bolo?

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Por: Gabriel Augusto, diretor da FLAG


Durante anos, a criatividade foi vista como um extra, um detalhe que tornava as empresas mais inovadoras e diferenciadas. Mas o jogo mudou. Hoje, a questão já não é se a criatividade traz vantagens, mas sim se uma empresa consegue sequer sobreviver sem ela. Será que ainda faz sentido vê-la como a cereja no topo do bolo ou, na verdade, estamos a falar do próprio bolo, sem o qual nada se sustenta?

A automação e a digitalização estão a transformar a forma como trabalhamos. A eficiência, por si só, já não chega. Qualquer empresa pode comprar tecnologia ou copiar modelos de sucesso, mas sem criatividade ficará condenada a seguir os outros, com margem inexistente para definir o seu próprio caminho. Durante décadas, cortar custos e otimizar processos eram as grandes prioridades. Mas o que acontece quando o mercado já não valoriza apenas a eficiência e exige constante adaptação? Como dizia Alvin Toffler, “os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender”.

A criatividade não é só um motor de inovação – é essencial para resolver problemas, reagir a mudanças e construir equipas resilientes. As empresas que se destacam hoje não são apenas as que têm mais tecnologia ou capital, antes as que conseguem questionar padrões, explorar novas abordagens e encontrar oportunidades onde outros só veem obstáculos.

No entanto, muitas organizações continuam a tratar esta capacidade como algo secundário. Criam processos rígidos, evitam riscos e penalizam erros, como se a inovação fosse um evento isolado e previsível. Mas a capacidade de pensar e fazer de forma diferenciada não se liga e desliga à vontade. Precisa de um ambiente que incentive a experimentação, a troca de ideias e a liberdade para testar soluções sem medo do fracasso.

O lado positivo? Este não é um dom inato, mas, antes, uma competência que pode ser desenvolvida. Tal como qualquer outra skill, exige prática, estímulo e um contexto favorável. Empresas que investem na formação criativa dos seus colaboradores não estão apenas a melhorar a sua cultura interna, estão a construir um diferencial competitivo real. Equipas mais criativas encontram soluções com maior rapidez, antecipam desafios e respondem melhor às incertezas do mercado. Estudos mostram que empresas com culturas fortemente criativas obtêm melhores resultados financeiros, maior retenção de talento e mais capacidade de inovação.

Ainda assim, desenvolver a criatividade nas organizações não acontece de forma espontânea. Muitas equipas foram treinadas para seguir regras e evitar erros, o que dificulta a adoção de um pensamento mais exploratório. Criar um ambiente que a estimule exige um compromisso da liderança, maior aceitação do risco e incentivos à diversidade de pensamento. O maior obstáculo não é a falta de criatividade, é mesmo a falta de condições para que ela possa florescer.

Se continuarmos a vê-la como a cereja no topo do bolo – um detalhe bonito, mas dispensável –, estaremos sempre a tratar a inovação como algo acessório. Mas se aceitarmos que a criatividade é o próprio bolo, ou seja, a base que sustenta um negócio relevante e sustentável, então estaremos muito mais preparados para os desafios do futuro.

Porque, no final, a verdadeira questão não é se a criatividade pode melhorar uma empresa. A questão é: sem criatividade, ainda há bolo?

Como abrir atividade nas Finanças?

Por: Catarina Sargento

 

Quem trabalha por conta própria ou tem uma atividade extra como complemento ao seu trabalho por conta de outrém precisa abrir atividade nas Finanças. Posto isto, é obrigatório informar a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de que vai começar a trabalhar. Este artigo irá explicar-lhe como o pode fazer.


Pontos-chave:

  • Abrir atividade deve ser algo que é feito antes de se começar a trabalhar, idealmente no mesmo dia do início da atividade.
  • Pode realizar o processo online ou presencialmente.
  • Deve escolher o Código de Atividade Económica (CAE) adequado e decidir sobre o regime de IVA e IRS.
  • O preenchimento da declaração online é gratuito, já presencialmente pode ter um custo de 0,35€ (se esta for feita em papel).


Como abrir atividade nas Finanças?

A declaração de início de atividade pode ser feita de duas formas, ou online ou presencialmente.

Para abrir atividade de forma online deve autenticar-se no Portal das Finanças, para isso tem de:

  1. Aceder ao Portal das Finanças com o NIF e a senha de acesso (caso não tenha a senha, pode criar uma diretamente no site);
  2. Preencher a declaração de início de atividade (no menu lateral, clique em “Todos os Serviços”, em “Início de Atividade” e selecione a opção “Entregar declaração” e aqui clique no botão “Entrega de Declaração de Início de Atividade”);
  3. Preencha os campos da declaração, alguns campos são pré-preenchidos, mas há outros que são obrigatórios, nomeadamente:
  • O CAE (Código de Atividade Económica);
  • A data prevista de início de atividade na secção “Dados Relativos à Atividade Esperada”;
  • Na subsecção “IVA”, preencha o campo “Volume de Negócios (Euro)” com o volume de negócios esperado até ao final do ano;
  • Na mesma secção seleciona a opção “Não” relativa ao anexo E, caso não exerça atividades constantes do anexo E;
  • Na secção “Tipo de Operação”, indique se as atividades que pretende exercer conferem ou não direito à dedução de IVA;
  • Por fim, indique o IBAN e BIC / SWIFT da sua conta bancária.
  1. Depois de preencher todos os campos, clique em “Validar” e verifique se os dados estão corretos;
  2. Se estiverem corretos, clique em “Ok” e depois “Submeter”.

Para abrir atividade de forma presencial deve ir a um balcão da AT, onde tem de:

  1. Levar o documento de identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte) e o seu NIF;
  2. Após os dados serem introduzidos no sistema, receberá um comprovativo de início de atividade.


O que mais deve saber ao abrir atividade nas Finanças?

  1. Regime de IVA: Ao abrir atividade, deve saber se será obrigado a cobrar IVA aos seus clientes porque se for vai ter de entregar este valor à AT. O enquadramento em IVA depende do volume de faturação anual, ou seja:
  • Ficará isento de cobrar IVA se a sua faturação anual for inferior a 15 000€;
  • Exceção: Se a sua atividade está listada no artigo 9.º do Código do IVA, mesmo se faturar mais de 15 000€ por ano, poderá ficar isento de IVA.
  1. Regime de IRS: Quando escolher o regime de IRS, pode ou escolher o regime de contabilidade simplificada que é o padrão para trabalhadores independentes com um volume de negócios anual inferior a 200 mil euros, ou o regime de contabilidade organizada, que deduzirá mais despesas, mas estas precisam de ser devidamente documentadas e justificadas.
  2. Retenção na Fonte de IRS: Como trabalhador independente, será responsável pela retenção na fonte de IRS. Isto significa que, ao emitir um recibo verde, tem de indicar a taxa de retenção aplicável. Esta taxa varia conforme o valor da sua faturação, e o valor retido será entregue pelo seu cliente à AT.
  3. Segurança Social: Ao abrir atividade nas Finanças, a AT comunica essa informação à Segurança Social. Se for a primeira vez a trabalhar a recibos verdes, pode-se estar isento de contribuições durante os primeiros 12 meses. Ainda assim, deve-se registar na Segurança Social Direta para acompanhar as contribuições.
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Entre outras, consideram-se como ações ilícitas:

a) Aceder a uma área/conta não autorizada e respetiva informação;
b) Testar e avaliar a vulnerabilidade do sistema e quebrar a segurança instalada;
c) Instalar ou tentar instalar um vírus no portal;
d) Envio de e-mails não solicitados que incluam promoções ou publicidade a produtos ou serviços;
e) Desencadear ou tentar desencadear ataques tipo “denial of service” (tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus Utilizadores).

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de interromper ou suspender o acesso a este website, pelo período que entenda necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outras. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a Massive Media, Lda. não poderá ainda ser responsabilizada por qualquer suspensão ou interrupção de acesso que venha porventura a ocorrer por causa que não lhe seja imputável ou que seja imputável a título de mera negligência.

Os Utilizadores deste website declaram e garantem que conhecem perfeitamente as características e os constrangimentos, limitações e defeitos da Internet, e nomeadamente que as transmissões de dados e de informações via Internet beneficiam apenas duma fiabilidade técnica relativa, circulando em redes heterogéneas de características e capacidades técnicas diversas, que perturbam o acesso ou que o tornam impossível em certos períodos. Os Utilizadores reconhecem que qualquer site/portal está sujeito a intromissões de terceiros não autorizados e que pode consequentemente ficar interrompido, e que as informações que circulam na Internet não estão protegidas contra eventuais desvios (acesso livre), contra eventuais vírus, e que qualquer pessoa é susceptível de criar uma ligação com acesso ao site/portal e/ou a elementos lá contidos, aceitando correr os riscos inerentes.

A Massive Media, Lda. não pode, em caso algum, ser responsabilizada por danos acidentais ou voluntários sofridos pelos Utilizadores e provocados ou não por terceiros no âmbito da utilização dos serviços fornecidos nos sites ou em outros lugares na Internet a que tenham tido acesso através dele.

A Massive Media, Lda. não é responsável por quaisquer danos que possam ser causados pela utilização do serviço, incluindo a contaminação de vírus.

Sem prejuízo do compromisso de confidencialidade (que se deve ter como uma obrigação de meios) referente à utilização de dados pessoais (ver política de privacidade infra), a Massive Media, Lda. alerta que existem riscos relacionados com a Internet e bases de dados, sendo possível que os dados pessoais constantes do portal possam ser captados e/ou transferidos por terceiros, nomeadamente em países onde os sistemas de proteção de bases de dados pessoais encontrem-se ainda em fases pouco desenvolvidas e onde a proteção é escassa e ineficaz.

Os Utilizadores ao acederem a este website deverão aceitar correr os riscos inerentes à sua atividade como internauta, nomeadamente o risco de eventual transferência de dados em aberto.

II) Política de privacidade

O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários, não se responsabilizam nem poderão vir a ser responsabilizados pelas hiperligações existentes no seu serviço para sites de terceiros. Estas hiperligações são fornecidas unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador, não sendo a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários responsáveis pelo conteúdo desses sites de terceiros, sendo o seu acesso e visita da inteira responsabilidade do utilizador.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não assumem responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador e ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site e apesar de atenta ao conteúdo editorial, não exerce nem pode exercer controlo sobre todas as mensagens.

A Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam nem poderão ser responsabilizados pela veracidade e exatidão dos dados ou conteúdos colocados diretamente pelo utilizador ao qual caberá a inteira responsabilidade.

O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo, obsceno, escandaloso ou pornográfico, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que apele à violência e a atos ilícitos, reservando-se a o direito de apagar qualquer mensagem com esse conteúdo.

O utilizador compromete-se também a não fazer quaisquer operações que possam prejudicar o funcionamento das áreas de debate do site ou a aceder a uma área/conta e respetivos conteúdos sem a respetiva autorização, testar, avaliar ou quebrar a vulnerabilidade das seguranças instaladas, instalar ou tentar instalar vírus ou programas que o danifiquem e/ou contaminem, desencadear ou tentar desencadear ataques do tipo “denial of service” ou aconselhar terceiros a fazê-lo.

O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

Política de Cookies

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O que são Cookies?

Cookies são pequenos ficheiros de texto que o Site coloca no seu computador, smartphone ou tablet, ao aceder.

Estes ficheiros recolhem um conjunto de informações sobre a sua navegação no site e são utilizados para facilitar a sua experiência de utilização e torná-la mais simples, e não danificam o seu computador.

 

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A informação recolhida pelos nossos cookies ou cookies de terceiros traduz-se em variáveis de sessão e padrões de utilização e tem como principal objetivo a adaptação do site aos interesses dos nossos utilizadores e identificar o utilizador durante a sessão.

Esta informação tem como única finalidade viabilizar e melhorar o desempenho técnico do Site e a sua experiência de utilização.

 

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