Terça-feira, Junho 17, 2025
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Quando a disrupção na gestão é a resposta certa para o negócio

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Por: José Oliveira, CEO da BI4ALL

O panorama empresarial português tem sido alvo de rasgados elogios nos últimos anos pela forma como consegue ultrapassar a escassez de meios para investir em inovação. No fundo, o que está em causa é a tão afamada capacidade nacional de conseguir fazer muito com pouco e de estarmos, sem dúvida, ao nível dos melhores.

Se assumirmos como princípio a lógica de que inovação traz inovação, isto significa que, por exemplo, para alcançarmos os desejados bons resultados no desenvolvimento de novos produtos e serviços ou na melhoria dos já existentes, a aposta em soluções disruptivas deve começar na base, ou seja, na gestão. Uma das soluções que mais está a marcar a diferença nas organizações a nível mundial passa pela adoção de soluções tecnológicas de Data Analytics e Inteligência Artificial, tornando-se assim organizações data-driven, onde os dados são fundamentais para o processo de tomada de decisões da empresa, permitindo uma resposta com maior precisão e velocidade, e uma maior agilidade nos seus processos. Na prática, falamos de como uma boa capacidade de gestão, bem definida e fundamentada, serve de ponto de partida para dar resposta aos desafios de negócio. Só assim será possível reunir as condições necessárias para nos destacarmos da concorrência e alcançarmos melhores resultados.

Considerando as necessidades de negócio comuns a todas as organizações, estamos perante três vetores que todos procuram alcançar: o aumento da produtividade, a otimização dos custos e a maximização dos lucros. Na prática, isto quer dizer que não é só o que fazemos que deve estar no topo das prioridades – a forma como o fazemos também precisa de ser olhada com total atenção. Para que isso aconteça, é necessário assegurar que trabalhamos com uma completa visibilidade e controlo sobre as nossas próprias operações. Quando temos mais e melhor informação e indicadores significa melhores decisões, e temos claramente diante de nós o tal “segredo” que nos permitirá gerir com segurança e assertividade as nossas próprias operações e perceber, com antecipação, quais as mudanças que o mercado poderá estar a atravessar e medidas que temos de tomar.

E é aqui que a utilização de soluções tecnológicas disruptivas ao serviço de uma boa gestão entra em ação e assume uma capital importância, ao implicar a obtenção do máximo de informação possível. Apenas dessa forma será possível compreender o estado da organização e identificar as áreas de potencial melhoria. Áreas essas que dizem respeito, de forma transversal, a toda a organização, desde os departamentos comerciais, de marketing ou financeiro, passando pelas áreas de recursos humanos ou, claro, pelo departamento de tecnologia.

Para que se perceba concretamente quais os aspetos que podem beneficiar cada uma destas áreas, podemos dar o exemplo dos departamentos comercial e financeiro. Na área comercial, passamos a ter um acesso facilitado e imediato a análises detalhadas do desempenho da organização, a poder utilizar informações e melhorar práticas para chegar a novas oportunidades de negócio, ao olhar com maior confiança para os clientes e produtos de que dispomos, percebendo quais são os que têm um melhor desempenho ou a criar previsões de vendas precisas e fiáveis.

No caso de um departamento financeiro, temos diante dos nossos olhos uma revolução na forma como se trabalha: desde a otimização de processos, passando pela automatização de processos que evitam a necessidade de constantes atividades de reporting financeiro, um controlo prático e imediato dos indicadores financeiros da organização, análises de risco e simulações de cenários realistas e completamente adaptados à realidade da organização, ou um controlo rigoroso e pormenorizado da gestão orçamental.

Logicamente, todas as áreas de uma organização têm muito a beneficiar de uma aposta consolidada em soluções de Data Analytics & Inteligência Artificial, soluções que se apresentem com características de disrupção verdadeiramente vanguardistas. No entanto, isto representa uma evolução ainda maior para os responsáveis máximos das organizações, pois ao reunir um conjunto de dados consolidados e transformados em informação acerca da organização, estamos a possibilitar aos administradores e diretores executivos processos de tomada de decisão mais assertivos e com maiores probabilidades de sucesso. Apenas assim as soluções disruptivas terão um real impacto nos desafios de negócio das organizações.

1,5 mil milhões a mais devido ao crescimento das receitas turísticas

Por: Mariana Barros Cardoso

Uma maior diversificação dos mercados que procuram Portugal enquanto destino turístico traduziu-se, este junho, 2019, num crescimento das receitas do turismo.

Comparativamente com o mesmo mês, no ano anterior, houve um aumento de 8,8% – informação divulgada pelo Governo, citando dados do Banco de Portugal, verificando um aumento de cerca de 126 milhões de euros, segundo o comunicado do gabinete do ministro Adjunto e da Economia.

Portugal está, assim, entre os mercados que mais cresceram, ao lado dos Estados Unidos com uma subida de 26,9%, de Espanha com mais de 17,2% e com o Brasil que teve um aumento de 16,7%. Tais dados devem-se essencialmente ao desempenho do setor turístico.

Citada em comunicado, Ana Mendes Godinho, secretaria de Estado do Turismo, destaca que “É importante continuarmos este trabalho junto destes mercados emissores, promovendo um turismo sustentável e de futuro”.

Além desde crescimento das receitas turísticas no mês de junho, foi verificado um crescimento de 6,5% no primeiro semestre, correspondente a 7,3 mil milhões de euros face ao primeiro semestre do ano de 2018.

Há uma start-up nas mais promissoras da Europa, e é portuguesa

Por: Mariana Barros Cardoso

André Jordão e Ricardo Macedo, são dois portugueses que em 2017 fundaram a Barkyn. A pensar em trazer magia às pet families a start-up portuguesa está agora na lista “Europe’s 100 Hottest Startups” distinguida pela prestigiada regista de tecnologia Wired.

Subscrição de comida canina, preços e atendimento simpáticos são fatores chave para que este jovem negócio esteja já entre as 100 start-ups mais promissoras da Europa.

A Barkyn dispõe de uma loja online para que as pessoas possam escolher os produtos nos quais têm mais interesse. Há também dois pacotes de valor 25€ ou 45€ – popular e premium, respetivamente. No primeiro, os clientes têm um pack com ração completa, snacks naturais, veterinária dedicada, 10% em extras e o envio gratuito. Já no premium a oferta é maior, para além dos 10% extra, do envio gratuito, dos snacks e da veterinária dedicada, este serviço diferencia-se pelos brinquedos e ainda pela ração natural e fresca.

No primeiro trimestre de 2019 foi possível verificar-se que o volume de faturação tinha já duplicado, devido ao crescimento do negócio que está sediado no Porto e que vende para Portugal, Espanha e Itália mais de 40 toneladas de comida canina por mês.

Fundadores Barkyn: André Jordão e Ricardo Macedo | Foto: Barkyn

André Jordão, CEO da Barkyn afirma em comunicado que “Há centenas de milhares de start-ups na Europa. Estarmos nesta short-list é um motivo de orgulho imenso. Esta distinção vem reforçar a nossa vontade e ambição em revolucionar a indústria pet.”

Grandes estímulos económicos para Wall Street e Europa

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Por: Mariana Barros Cardoso

Num dia que fica marcado pela apresentação de resultados nos EUA e notícias sustentadas pela fusão entre a Renault e a Fiat Chrysler, a perspetiva de estímulos económicos na Alemanha continua a animar os investidores, com o Governo alemão a admitir realizar um estímulo orçamental da ordem dos 50 mil milhões de euros, tendo o ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, admitido a capacidade para, com isto, combater uma crise e contrariar o abrandamento económico.

Citado pela Reuters, o ministro das Finanças avança: “Se temos um nível de dívida em relação ao PIB que está abaixo dos 60%, essa é a força que temos para conter uma crise com toda a força”.

Relativamente à descida do PIB para 58% este ano, face ao ano anterior onde era de 60,9%. O PIB da Alemanha contraiu 0,1% no segundo trimestre deste ano, ficando abaixo do limite definido pelas regras europeias e dando margem para aumentar os gastos.

A notícia sobre uma fusão entre grandes nomes no setor automóvel na Europa continua a ser um dos apoios para os ganhos bolsistas na Europa e também nos EUA, onde os principais índices bolsistas dos EUA também fecham com grandes ganhos, como se pode verificar entre as cotadas americanas, podemos destacar a Target com um disparo para 103 dólares e a Lowe para 108 dólares, correspondentes a 20% e 10%, respetivamente.

‘Renting’ de viaturas ganha terreno nas empresas

Segundo o Barómetro 2019 do Arval Mobility Observatory, realizado a mais de 4000 empresas, 300 delas em Portugal, a compra direta e o leasing continuam a ser as modalidades de aquisição de frota automóvel preferidas das empresas, mas o renting tem vindo a ganhar terreno.

O Barómetro refere que a compra direta e o leasing financeiro continuam a ser os modelos mais utilizados, com 37% e 36% das preferências dos gestores portugueses, respetivamente. Contudo, o renting é já preferência de 20% das empresas portuguesas, um aumento de 16% face aos 4% registados em 2014.

Por toda a Europa, verifica-se a tendência do renting ser o único método de financiamento que cresceu nos últimos seis anos, com um aumento dos 10% para os 30%. Por outro lado, e no mesmo período, verifica-se uma quebra na percentagem de empresas europeias que optou pela compra direta (menos 20%), pelo leasing financeiro (menos 25%) e pelo crédito automóvel (menos 33%)”, lê-se num comunicado.

Para 43% dos gestores nacionais, as frotas e os custos associados são um fator de peso para as empresas, contudo, o investimento na sustentabilidade, nomeadamente em automóveis com tecnologia alternativa e adaptação da escolha do veículo ao tipo de utilização, já pesa para 46% das empresas.

Esta mudança de estratégia nas empresas, mais focada na sustentabilidade, com aumento do uso de energias alternativas e maior racionalização na escolha das viaturas, é representada por uma maioria de 51% de empresas com parques automóveis, entre 10 e 50 viaturas, e por 64% das empresas com mais de 50 viaturas.”

O estudo acrescenta que “66% das empresas prevê reduzir a sua pegada ecológica em novas aquisições nos próximos três anos, através da utilização de viaturas com tecnologia verde e ou menor emissão de gases poluentes”.

Douro recebe concurso Tomate Coração de Boi

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Por: Mariana Barros Cardoso

A gastrónoma Maria de Lourdes Modesto, de 89 anos, será a homenageada do concurso deste ano na 4.ª edição, o Concurso Tomate Coração de Boi do Douro.

Douro,  uma região bastante rica sobretudo para comer. Antigamente eram várias as quintas do Douro reconhecias por terem hortas e pomares distintos. Citrinos, amêndoas e outras tantas iguarias que enriquecem esta região mais a norte de Portugal e que poderão ser provadas no âmbito desde convívio.

Este é um dos mais prestigiados concursos do país que acontece dia 23 deste mês na Quinta do Ventozelo, em Ervedosa do Douro. Assinalando a 4.º edição do concurso conta com a inscrição de diversas quintas da região do Douro mas todas as pessoas se podem inscrever para o jantar temático.

O valor do jantar é 25€, pagos previamente. Também é pedido que cada participante se faça acompanhar por uma garrafa de vinho, preferencialmente branco, rosé ou espumante.

Além dos produtores, este ano, reúnem-se a concurso vários enólogos, jornalistas e cozinheiros de todo o país. Nomeadamente proprietários empresariais. Como o caso do Chef André Magalhães do restaurante Taberna da Rua das Flores, em Lisboa, Francisco Pavão da Casa de Santo Amaro, em Mirandela, onde produz azeite e ainda Jorge Raiado salineiro de Castro Marim.

 

Dachser vai construir nova filial na Alemanha

Em setembro, a empresa vai arrancar com a construção de um terminal de transporte para bens industriais e alimentares 

A Dachser está prestes a iniciar a construção de um terminal de transporte destinado a produtos industriais e alimentares no norte da Alemanha, na zona industrial de Neumünster. As obras começam em setembro e a abertura do edifício está planeada para o terceiro trimestre de 2020. O investimento no novo centro de transporte e distribuição de mercadorias ronda os 17,4 milhões de euros e prevê-se a criação de cerca de 30 postos de trabalho.

Na cerimónia de apresentação do espaço onde o centro será construído marcaram presença Olaf Tauras, presidente da câmara de Neumünster, e Alexander Tonn, managing director da European Logistics Germany, que é responsável pelas filiais alemãs da unidade de negócio de transporte terrestre e logística da Dachser.

O novo terminal, que vai integrar 76 cais para carga e descarga de mercadorias, irá ocupar uma área total de 6.700 metros quadrados: cinco mil dedicados a bens industriais e 1.700 que serão refrigerados e restritos ao transporte de bens alimentares. O espaço vai ainda contemplar um edifício de escritórios de mil metros quadrados.

Este novo centro da Dachser irá servir toda a região de Schleswig-Holstein e estará conectado à rede de transporte terrestre Dachser European Logistics, que conta com 85 linhas diretas, assegurando mais de três mil conexões diárias em toda a Europa. Destaque-se, também, que desde a Península Ibérica, a Dachser oferece 15 conexões para a Alemanha, das quais 13 são ligações diárias para cidades alemãs, como Ueberherrn, Dortmund, Gersthofen ou Malsch, entre outras.

Empreendedores portugueses visitam Silicon Valley e Cambridge

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Um total de seis empresas portuguesas, vencedoras e finalistas da 12ª edição dos Prémios Empreendedor XXI, participaram em programas de acompanhamento internacional em Silicon Valley e em Cambridge.

Os Prémios Empreendedor XXI são uma iniciativa do CaixaBank, promovida através da DayOne, a sua divisão especializada em empresas tecnológicas inovadoras e respetivos investidores. Em Portugal, os prémios são organizados pelo BPI.

Os representantes de quatro start-ups portuguesas – Huub, Peekmed, Pro Drone e Seacliq – estiveram em Silicon Valley, um polo de inovação e um local de referência a nível mundial, para conhecer em primeira-mão as tecnologias com potencial de modificar as “regras do jogo” de diferentes indústrias e aceder a ferramentas, desenvolvendo ideias disruptivas.

A atividade faz parte do programa de acompanhamento, cujo objetivo é dar aos participantes informação para localizar mercados, setores e pessoas que podem vir a ser fundamentais para o desenvolvimento das suas empresas. Os participantes conheceram o dia-a-dia de outras start-ups que escolheram São Francisco para ficar, aprenderam as regras do jogo no contacto com investidores de capital de risco, tiveram a oportunidade de conhecer de perto casos de sucesso, como a Google, e o ecossistema empreendedor da capital mundial da tecnologia.

Este programa é dirigido a empresas que já se encontram numa fase mais avançada e pretende ser um curso de transformação, de inspiração e de exploração. Um dos objetivos é incentivar a mudança de mentalidades, que possam transformar a respetiva indústria, a forma de pensar e aprender a antecipar ameaças futuras.

Crescimento empresarial em Cambridge

No Reino Unido, os representantes das start-ups portuguesas LOQR e Nu-Rise participaram num curso internacional de crescimento empresarial, denominado Ignite Fast Track, da Universidade de Cambridge. Durante seis dias, assistiram a um programa de formação académico dirigido a empresas que se encontram em fase inicial, para receber apoio ao crescimento e validação dos seus projetos.

O diretor do centro de empreendedorismo da Universidade de Cambridge, Bruno Cotta, explica que “o programa Ignite combina o ensino prático, sessões de mentoria e consultoria, apoio e conselhos experientes dos principais empresários e inovadores, e oferece aos participantes as ferramentas, os contactos e a confiança para transformar as suas ideias em projetos empresariais de sucesso”.

Empresas portuguesas brilharam nos Prémios Empreendedor XXI

As start-ups portuguesas Seacliq – Lota Digital e HUUB venceram os Prémios Empreendedor XXI deste ano, nas respetivas áreas de atuação. A Seacliq destacou-se na categoria Agro Tech e a HUUB ganhou na categoria Commerce Tech.

Os Prémios Empreendedor XXI decorrem em paralelo, no caso das categorias territoriais, e em conjunto, nas categorias setoriais, em Portugal e em Espanha. No total, candidataram-se 961 empresas inovadoras, das quais 300 portuguesas (um crescimento de 100% face à edição do ano anterior). No total, a edição de 2019 distribuiu cerca de 525 mil euros em prémios, tornando-se numa das iniciativas para empreendedores com maior relevância económica em Portugal e Espanha.

As start-ups Pro-Drone (Sul e Ilhas) e Exogenus Therapeutics (Norte e Centro) foram as vencedoras das categorias territoriais em Portugal.

Açúcar, sal e gorduras banidos da publicidade para crianças

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Produtos como bolachas, barras energéticas, cereais de pequeno-almoço, refrigerantes e outras bebidas açucaradas vão deixar de poder ser publicitados a menores de 16 anos, dentro de 60 dias.

Os produtos alimentares que mais aparecem na publicidade para crianças são também os que vão ter mais restrições a partir de outubro, sejam refrigerantes ou bolachas ou outros alimentos com excesso de açúcar. A tabela que define o perfil dos alimentos e bebidas com publicidade dirigida a menores de 16 anos é publicada esta quarta-feira em Diário da República, num despacho que entra em vigor dentro de 60 dias.

O perfil nutricional surge no seguimento da lei aprovada em abril, destinada a restringir determinada publicidade dirigida a crianças. A lei então aprovada incumbia a Direção-Geral da Saúde de identificar os produtos alimentares com elevado valor energético, teor de sal, açúcar, ácidos gordos saturados e ácidos gordos ‘trans’.

Produtos considerados com excesso de açúcar, sal ou gordura têm a publicidade vedada em programas infantis ou outros, genéricos, cuja audiência seja superior a 25% de jovens com menos de 16 anos, e também em outras plataformas, como a publicidade em cartazes perto das escolas ou parques infantis, nas rádios, no cinema, ou mesmo na internet.

Da lista fazem parte muitos mais produtos além dos chocolates, bolos ou refrigerantes, néctares e sumos de fruta. Está também, por exemplo, o leite achocolatado ou aromatizado, a manteiga, os queijos e pão, os preparados de carne ou mesmo as conservas.

A lei também serve para mudar os hábitos alimentares, que se formam numa idade mais precoce e que se mantém na vida adulta, pelo que é importante que se promovam hábitos alimentares saudáveis junto dos jovens.

Perfil Nutricional foi feito pelo PNPAS no seguimento da aprovação da lei 30/2019, que introduz restrições à publicidade dirigida a menores de 16 anos de géneros alimentícios e bebidas que contenham elevado valor energético, teor de sal, açúcar, e gorduras, alterando o Código da Publicidade.

Motoristas de matérias perigosas apresentam pré-aviso de greve

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Os motoristas de matérias perigosas apresentam esta quarta-feira um pré-aviso de greve ao trabalho suplementar, feriados e fins de semana.

A decisão tem lugar depois de, ontem, a reunião entre sindicato de matérias perigosas e Antram ter terminado sem acordo.

A nova paralisação deverá ter lugar na primeira semana de setembro.

Esta medida não gera surpresa uma vez que este domingo,  os motoristas decidiram mandatar a direção do sindicato para, caso a Antram demonstrasse uma “postura intransigente” na reunião agendada para ontem, tomar medidas, como “a convocação de greves às horas extraordinárias, fins de semana e feriados”, até que os interesses dos motoristas sejam efetivamente assegurados.

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Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

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Cancelamento de assinaturas

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IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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