Quarta-feira, Maio 14, 2025
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Importadores agroalimentares de 12 países estão na região a fazer negócios

O Agrocluster Ribatejo encontra-se em Alcanena a promover a 3.ª edição do Agribusiness – Encontro Internacional de Negócios do Setor Agroalimentar. Na região estão 20 importadores estrangeiros de 11 países, que iniciaram já um plano de reuniões com empresas agroalimentares locais.

O evento, que teve lugar na passada segunda feira logo pela manhã, contou com a presença do  Presidente do Agrocluster, Carlos Lopes de Sousa, que fez o acolhimento a todos os presentes. Na sessão de abertura, o dirigente do Agrocluster referiu que esta é “terceira edição do Agribusiness, que tem vindo a crescer ao longo dos anos, com cada vez mais importadores presentes”. Focou-se ainda no objetivo deste encontro, que é efetivamente “a realização de negócios”. Apelou, a bem da eficácia do encontro, “à partilha de conhecimentos entre todos os empresários presentes”. Carlos Lopes de Sousa explicou ainda o modo de funcionamento do Agribusiness, que se baseia num plano de reuniões previamente agendadas e onde em cerca de 30 minutos, cada empresa portuguesa inscrita reúne com o importador. Note-se ainda que o agendamento de reuniões não é aleatório – o plano é feito de acordo com os objetivos pré-definidos pelos intervenientes.

As reuniões B2B, aconteceram no  Hotel Eurosol em Alcanena, onde a organização tinha disponível um espaço para a exposição e degustação dos produtos das empresas portuguesas inscritas, para que os importadores possam efetuar provas in loco dos produtos que pretendem importar para os países que representam. Vinhos, azeites, queijos, enchidos, produtos de doçaria e pastelaria são alguns dos produtos em prova durante o evento. O terceiro dia do evento – amanhã – está reservado para as visitas a empresas que tenham ficado agendadas durante as reuniões de negócio.

Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Holanda, Marrocos, Panamá, Peru, Reino Unido e Sérvia foram alguns dos países presentes nesta edição do Agribusiness, no total de 20 importadores presentes. O encontro realizou-se no âmbito do projeto Agriexport, cujo objetivo é reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas no domínio da internacionalização.

RHmais recruta para o Aeroporto de Lisboa

A RHmais pretende reforçar a sua equipa do Aeroporto de Lisboa para dar resposta ao aumento do fluxo de pessoas e processos em contexto aeroportuário

Com experiencia na área de Handling suportado por um total de 150 colaboradores certificados no aeroporto de Lisboa, a RHmais procura integrar 50 pessoas na capital para prestar apoio aaos passageiros nos quiosques de self check-in. e também cerca de 100 pessoas para a área de serviço telefónico ao cliente noutros setores de atividade.

Para ser elegivel a candidatura os interessados à função devem ter o gosto pelo contacto com o público e a fluência em línguas estrangeiras.  Os interessados terão também um periodo um período inicial de formação, uma experiência de desafios diários em turismo – principal motor de crescimento económico.

Para Maria Emília Azevedo, Diretora-Coordenadora de R&S, Outsourcing e Handling da RHmais, «É crucial reforçar as equipas num período de maior afluência aos aeroportos, no sentido de continuar a oferecer um serviço certificado de excelência. Para os candidatos é uma oportunidade para uma ocupação de Verão e/ou de entrada no mercado de trabalho através de uma experiência relevante e que lhes permite desenvolver competências pessoais e laborais».

Imperial angariou cerca de 14 mil euros para Operação Nariz Vermelho

Valor vai possibilitar a “adoção” de um Doutor Palhaço – o Dr. Faísca –, garantindo 84 visitas ao longo do ano às crianças hospitalizadas,

A Imperial – maior produtor português de chocolate – angariou cerca de 14 mil euros para a Operação Nariz Vermelho. Em conjunto com a associação, a marca Pintarolas lançou, no último natal, um produto especial, apelando junto dos seus consumidores à vivência de uma festividade mais solidária. Por cada tubo “Pintarolas Nariz Vermelho” vendido reverteram 20 cêntimos para ajudar os Doutores Palhaços a visitar as crianças hospitalizadas.

O valor angariado vai possibilitar a adoção de um Doutor Palhaço – O Dr. Faísca –, garantindo 84 visitas ao longo do ano, nas unidades de saúde que são acompanhadas pela Operação Nariz Vermelho. A ação solidária permitiu à marca integrar o programa de apoio mecenático designado por “Adopte um Palhaço”, que garante o financiamento das visitas do doutor adotado, durante um ano.

“Saber que a Imperial está a contribuir para tornar os dias das crianças hospitalizadas mais felizes é muito compensador. A Operação Nariz Vermelho faz toda a diferença na forma como os mais pequenos vivem o seu dia a dia e, por isso, a empresa não podia deixar de contribuir para uma causa tão nobre. O sucesso desta campanha deve-se a todos os consumidores que, durante o natal, quiseram proporcionar a todas as crianças que se encontram internadas um ano ainda mais especial”, refere Manuela Tavares de Sousa, CEO da Imperial.

Magda Morbey Ferro, Diretora de Comunicação da Operação Nariz Vermelho, afirma que “em nome da criança hospitalizada, a Operação Nariz Vermelho agradece à Imperial esta campanha solidária cujo contributo é fundamental para continuarmos a receitar alegria a mais de quarenta mil crianças hospitalizadas anualmente nos serviços de pediatria de catorze hospitais portugueses.”

Jovens portugueses presentes na cimeira anual do Fórum Económico Mundial

Os jovens portugueses João Romão e João Freire de Andrade, que integram o Global Shapers Lisbon Hub, foram selecionados para participarem na cimeira anual de verão do Fórum Económico Mundial. Entre os dias 27 a 29 de junho, cerca de 900 líderes empresariais mundiais vão estar reunidos em Dalian, na China, para discutir a inovação, ciência e tecnologia no âmbito da Quarta Revolução Industrial.

Dos cerca de 6.000 Shapers mundiais que foram convidados a candidatar-se, apenas 75 foram selecionados para este evento exclusivo, sendo que Lisboa será um dos poucos Hubs que será representado por mais do que um Shaper.

Com 28 anos, João Romão fundou e lidera a GetSocial, empresa que ajuda marcas como a Adobe e Vodafone e grupos de media Sky Media e a Forbes a descobrirem, em tempo real, quais dos seus conteúdos estão a ficar “virais” nas redes sociais. Em 2012, foi galardoado pela Comissão Europeia com o prémio European Young Innovator of the year.

Também com 28 anos, João Freire de Andrade é Head of Venture Capital na na BiG Start Ventures, o único fundo Português de Capital de Risco focado em Fintech. Além de ser licenciado em Economia, de ter um mestrado em Management and Finance, terminou este ano o curso de Fintech do MIT.

Desta forma, a cimeira anual de verão do Fórum Económico Mundial contará com a presença de dois jovens portugueses que, nas suas áreas de atuação – media e sector financeiro – estão a participar na Quarta Revolução Industrial.

O Governo português também estará representando neste evento que contará com mais de 2.000 participantes, através da presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Affinity lança academia de incubação de talentos

Por: Mafalda Marques

A consultora tecnológica portuguesa retoma a iniciativa anual da Academia Business para as primeiras semanas de Setembro. A oportunidade está aberta a dez recém-licenciados que se candidatem para ter formação na sede da Affinity, no centro de Lisboa.

 

A Affinity Business Academy é uma incubadora de talentos com o objectivo de reforçar as equipas de Business Development da Affinity, com foco na angariação e gestão de projectos de Nearshoring, Outsourcing e Software & Product Development. A iniciativa foi lançada no ano passado em menor escala, tendo integrado três pessoas. Este ano visa seleccionar dez participantes com formação superior em Gestão, Gestão de Recursos Humanos, Tecnologias de Informação e áreas similares.

 

A Academia terá início com um período intensivo de formação e treino, entre duas a três semanas, em contexto de sala, em que serão passadas as melhores práticas de gestão que potenciam o sucesso, o crescimento e a valorização pessoal/profissional, por especialistas de várias áreas.

 

Todos os departamentos da Affinity serão envolvidos, desde o desenvolvimento tecnológico, office, marketing, talent e business. Os candidatos que, ao fim de nove meses, revelem capacidades de inovar e de evoluir num mercado em constante mutação, serão integrados na empresa e começam a desenvolver a sua carreira nacional e/ou internacional.

Aos interessados, as candidaturas estão abertas e disponíveis online.

“Os empresários portugueses têm de ser dignificados” – António Saraiva (fotos e vídeo)

A PME Magazine fez um ano e apresentou, na passada segunda-feira, a sua primeira edição em papel. António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, foi a figura de capa e marcou presença no lançamento, deixando alguns conselhos aos empresários presentes no evento, que decorreu no Lispolis, em Lisboa.

António Saraiva sublinhou a importância de haver financiamento às pequenas e médias empresas, que diz atualmente não existir.

“Apesar de os bancos dizerem que há crédito, está para ser provado que esse crédito esteja tão disponível como dizem que está para as PME”, criticou, adiantando que nos últimos anos a redução do acesso ao crédito “foi brutal”.

“Hoje é praticamente impossível, porque deixámos de ser pessoas, passámos a ser um algoritmo, uma célula numa folha de cálculo.”

O patrão dos patrões exultou, contudo, a “resiliência” do empresário português e defendeu que os “empresários portugueses têm de ser dignificados”.

Apesar de considerar que “ainda há muitas reformas por fazer” em Portugal, nomeadamente a reforma do Estado e a reforma fiscal, lembrou que o país “subiu nas exportações” e criou postos de trabalho este ano.

“Há que acredidar que somos extraordinários, temos dado provas disso.”

 

Clique no slide acima para ver as fotos (Fotos: Inês Antunes).

 

Veja aqui o vídeo da apresentação:

Alterações do ficheiro SAF-T em 2017

Por: Pedro Flores, partner da BTime

 

No seguimento da publicação da Portaria 320/2016, de 2 de dezembro, a partir do próximo dia 1 de julho de 2017 vai passar a existir um novo formato da estrutura do ficheiro SAF-T (versão 1.04).

Esta atualização vai ter implicações a dois níveis nas empresas:

  1. Alterações ao nível do ficheiro “SAF-T Contabilidade”

Neste âmbito, passa a existir um novo formato da estrutura do ficheiro SAF-T (versão 1.04), que se traduz pela inclusão de um novo campo (Referencial de classificação de contas – TaxonomyReference) na tabela de código de contas, sendo que, para além disto, foram introduzidos códigos de taxonomias que devem corresponder a cada uma das contas do plano de contas.

As Taxonomias são tabelas com códigos pré-definidos na referida portaria, que vão permitir relacionar as contas de um determinado plano de contas com as rúbricas existentes em cada Entidade, com o objetivo de simplificar e automatizar os anexos A e I da IES de 2017 a submeter em 2018.

Adicionalmente, importa referir que esta atualização possibilitará igualmente, quando solicitado pela AT, extrair um ficheiro “SAF-T Contabilidade” que irá possibilitar aos serviços de Inspeção Tributária e Aduaneira uma análise mais abrangente sobre a contabilidade.

 

  1. Alterações ao nível do ficheiro “SAF-T Faturação”

Neste ficheiro, que acaba por ser um detalhe do ficheiro acima, surgirão também algumas alterações, sendo que, não obstante a legislação de base continuar a ser a portaria 321-A/2007 de 26/03, onde estão definidas as especificações do SAF-T, passará agora a ser retificada pela Portaria 302/2016.

O SAF-T (Versão 1.04) contará com uma nova estrutura e irá reportar, para além dos documentos atuais (Faturas, Faturas Simplificadas, Faturas-Recibo, Notas de Crédito, Notas de débito, Recibos, Guias de Remessa, Guias de Transporte, Guias de Movimentação de Ativos, Guias de Consignação e Guias ou Notas de Devolução), outros documentos até aqui não contemplados, como por exemplo os Orçamentos, Notas de honorários, Fichas de Serviço, Notas de Encomenda, Consultas de Mesa e Faturas Pro-Forma. Uma vez que estes documentos passam a estar incluídos nesta nova versão 1.04, significa que deixam de poder ser editados ou eliminados, como já se verifica nos documentos do SAFT anteriores.

Por último, importa referir que esta atualização será obrigatória a partir do dia 1 de julho para todas as entidades que possuem contabilidade, pelo que sugerimos que contactem a vossa empresa de assistência ao software, caso ainda não tenham procedido à sua atualização.

Quiosque interativo português recebe prémio internacional

O quiosque interativo Nomyu, produzido pelo grupo português Partteam, venceu o prémio de quiosque multimédia mais inovador de 2017, no setor de turismo, atribuído pela Kiosk Marketplace, anunciou a empresa em comunicado.

A Partteam dedica-se ao fabrico de quiosques multimédia, self-service interativos, mesas interativas e mupis digitais, produzindo para todo o mundo.

Citado no comunicado, Miguel Soares, CEO e Fundador do Grupo Partteam, considerou que o prémio é resultado do esforço da equipa, “altamente qualificada, distribuidores e parceiros de todo o mundo, tornando possível responder às exigências do mercado atual”.

Elvas ganha cem postos de trabalho com novo centro da Randstad

A Câmara Municipal de Elvas e a Randstad firmaram, esta segunda-feira, um protocolo de colaboração para a instalação de um contact center na cidade, que vai permitir criar cem novos postos de trabalho.

Em comunicado, a autarquia revela que o centro servirá para a “prestação de serviços em língua espanhola”, representando “uma resposta à elevada taxa de desemprego desta região, uma vez que terá a capacidade de gerar 100 postos de trabalho diretos”.

Inicialmente, será dada formação a 30 pessoas, procedendo-se depois à expansão até aos cem trabalhadores.

Até ao primeiro semestre de 2018, deverão haver já 60 pessoas empresadas no centro de Elvas, estima a empresa.

“Trata-se de uma oportunidade para a população local, que pela proximidade com Espanha tem naturalmente conhecimento do idioma e que tem agora uma oportunidade de carreira”, sublinha Nuno Mocinha, presidente da autarquia.

“Não acredito que com os processos digitais as empresas deixem de ter pessoas”, Felicidade Ferreira

Por: Ana Rita Justo

Diretora-geral da Primavera BSS para Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau há um ano, Felicidade Ferreira fala-nos sobre o barómetro de transformação digital realizado ao tecido empresarial português. Como não ficar de fora e que transformações vão ocorrer nas empresas? Eis as respostas.

PME Magazine – Com base no vosso barómetro, qual o setor de atividade com maior nível de digitalização?

Felicidade Ferreira – O setor que tem um nível de digitalização superior é o retalho, tem muito a ver com a venda online, que é um fator fundamental da digitalização, no fundo, um modelo de negócio que passe pela venda online. Mais de 50% já tem venda online no retalho, o que é muito significativo.

O retalho, nesse nível, já está muito à frente de outros setores, porque os próprios canais de distribuição que precisa de ter são já digitalizados, é um setor que está já bastante acima daquilo que são os níveis de digitalização, por exemplo, dos vários tipos de indústria, que têm ainda níveis de digitalização relativamente baixos.

O nosso estudo diz-nos isso, nomeadamente das PME – 75% das respostas que tivemos foram de empresas com menos de 25 colaboradores, são nitidamente PME, mas esse é que é o grosso do mercado das empresas em Portugal. O nível de digitalização é muito baixo, por exemplo, uma das coisas que se deteta logo, porque é o pilar de qualquer início de digitalização é o paper free. E o que nós detetamos é que as empresas, em termos de documentações comerciais, administrativas, estão ainda muito longe do paper free. Funciona muito com arquivos físicos e este é o pilar fundamental de qualquer digitalização. Temos de começar por aí, para a seguir tratar dos processos, dos modelos, de tudo isso.

Leia esta entrevista na íntegra na nova edição da PME Magazine

Termos, Condições e Política de Privacidade
PME Magazine

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Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

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1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

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2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

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7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


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Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

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A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

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Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

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-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


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IV) Jurisdição

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O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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