Por: Mafalda Marques e Ana Vieira
O governador da Paraíba, João Azevêdo Lins Filho, trouxe no ano passado em missão internacional produtores de cachaça e assumiu o compromisso do estado em atrair investimentos. Este ano, no dia 10 de março, o foco esteve no setor imobiliário e da construção, num evento que contou com o apoio do presidente da Cinep, Rômulo Polari, e do presidente da FêComércio, Marconi Medeiros, um defensor da aproximação entre a Paraíba e o mercado internacional.
A Paraíba tem se consolidado como um pólo estratégico para investimentos logísticos e turísticos no Brasil. Com localização privilegiada no Nordeste, infraestrutura viária de excelência e capacidade de distribuição eficiente, o estado tem atraído centros de distribuição e projetos de grande porte. O ambiente de negócios seguro e sustentável é evidenciado com nota A da CAPAG em cinco anos consecutivos, juntamente com o crescimento contínuo do PIB e da geração de empregos.
Em 2024, a região registou um aumento de 15% no número de turistas estrangeiros e investe em turismo corporativo, oferecendo espaços para eventos de até 400 pessoas.

Polo Turístico e Investimentos Sustentáveis
No setor turístico, destaca-se o Polo Turístico Cabo Branco, que evoluiu de um projeto para uma realidade consolidada, com 13.197 leitos contratados e perspetivas de gerar 19 mil empregos diretos na hotelaria. O complexo inclui resorts, parques temáticos e uma mega avenida, a ´Boulevard dos Ipês´, além de iniciativas de preservação ambiental e incentivo à cultura local. Projetos inovadores, como um museu submarino e trilhas ecológicas, reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a diversificação do turismo.

Promoção internacional no World Trade Center Lisboa
Para ampliar a visibilidade internacional, o governo investe em campanhas internacionais, incluindo seis programas de vinte minutos exibidos na Record Internacional para 150 países. A participação em convenções, como a da CVC, também visa atrair operadores de turismo. Durante o evento de apresentação em Portugal, no World Trade Center Lisboa, o Grupo Delta destacou os seus empreendimentos em João Pessoa, anunciando a construção de um novo hotel em parceria com uma das maiores bandeiras hoteleiras do mundo. Com mais de 10 mil unidades entregues e projeção de faturar 1 bilhão de reais, (cerca de 160 milhões de euros na taxa de câmbio atual), em 2024, o grupo busca estreitar relações com investidores portugueses.
António Carlos, da Delta Engenharia e diretor do sindicato como vice-presidente de negócios imobiliários explica que atuam há 28 anos em João Pessoa, na Paraíba.
“Agora, estamos expandindo para o Rio Grande do Norte e Pernambuco, estados vizinhos. Temos mais de 10 mil unidades e apartamentos entregues, desde a beira-mar até os bairros periféricos, atendendo tanto a baixa quanto a alta renda. Os empreendimentos que trouxemos para Portugal têm foco no turismo. Hoje, os europeus estão redescobrindo João Pessoa e percebendo nossa qualidade de vida. Somos uma cidade em crescimento, com menos problemas de violência do que algumas cidades vizinhas.

O Grupo Delta conta com 650 funcionários e espera recrutar e expandir para mil até o final do ano. O ano passado, faturaram 650 milhões de reais (cerca de 104 milhões de euros) e este ano a previsão é de 1 bilhão de reais (cerca de 160 milhões de euros).
“A maioria desses empreendimentos, tanto da minha construtora quanto dos nossos parceiros, são residenciais. Mas também temos opções voltadas para o turismo, como apartamentos e hotéis, além de alguns empresariais. A Delta, por exemplo, tem o Delta Center, que está 100% ocupado, e já estamos planejando novos empreendimentos empresariais. Sabemos que as pessoas, além de querer morar em João Pessoa, também buscam rentabilizar. A ideia é diversificar para que o investidor português possa aproveitar nossa região e, quando não estiver aqui, também rentabilizar”, explicou.
Construção e Conexão
Alberto Franca, da UN277 – União de Negócios, participou na BTL em Portugal para promover a Paraíba e atrair investidores. Com sede em João Pessoa desde 2012 e atuação na hotelaria desde 2018, o escritório é especializado em diversos setores, como energias renováveis, construção civil, setor imobiliário e indústria. Destacou o papel da UN277 em facilitar conexões de negócios e veio apresentar as oportunidades de investimento no Nordeste do Brasil, além de destacar a força econômica da região para além do turismo.

“Sou um grande admirador de Portugal e busco atrair investidores para que conheçam nossas oportunidades, já que o Brasil, como todos sabem, é um país grande e, às vezes, o Nordeste é um pouco esquecido. Portanto, lá não temos apenas praias e sol, mas também boas indústrias e empresários competentes”, frisou.
Negócios familiares sustentáveis no tempo
Zeca Amado, CEO da Amado Hotéis & Spa, apresentou o hotel boutique em construção no Polo Turístico Cabo Branco. Com planos de internacionalização, a Amado Hotéis pretende intensificar ações na Europa, incluindo participação em feiras de turismo.
“Houve um crescimento de 15% no aumento de turistas do ano passado para esse ano. A verdade é que João Pessoa está a crescer com uma ampliação do aeroporto muito importante, Mas também está ao lado de duas capitais que são rubis, a 120 quilômetros de Recife, só 1 hora e meia, e a 160 quilômetros de Natal. Então ela é muito próxima de duas pistas, e a gente consegue ter, por osmose, uma vinda desse turista”, referiu.

Valorização do setor imobiliário
O representante do Sinduscom na cidade de João Pessoa, Ozaes Mangueira, destacou a conexão entre a construção civil e o turismo. João Pessoa destaca-se por atrair visitantes que desejam fixar residência, devido às praias urbanas, o centro histórico, gastronomia diversificada e o artesanato, como o algodão colorido. Com 140 associados, o Sinduscom levou nove empresários ao evento, representando 45 empreendimentos em andamento e um investimento total de 3,5 bilhões de reais (cerca de 550 milhões de euros).
A missão internacional reafirmou o potencial da Paraíba para atrair investimentos e consolidar-se como referência em turismo e desenvolvimento sustentável, reforçando a sua presença no mercado global.