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Paraíba apresenta-se no World Trade Center Lisboa e atrai investidores na BTL 2025

Por: Mafalda Marques e Ana Vieira



O governador da Paraíba, João Azevêdo Lins Filho, trouxe no ano passado em missão internacional produtores de cachaça e assumiu o compromisso do estado em atrair investimentos. Este ano, no dia 10 de março, o foco esteve no setor imobiliário e da construção, num evento que contou com o apoio do presidente da Cinep, Rômulo Polari, e do presidente da FêComércio, Marconi Medeiros, um defensor da aproximação entre a Paraíba e o mercado internacional.

A Paraíba tem se consolidado como um pólo estratégico para investimentos logísticos e turísticos no Brasil. Com localização privilegiada no Nordeste, infraestrutura viária de excelência e capacidade de distribuição eficiente, o estado tem atraído centros de distribuição e projetos de grande porte. O ambiente de negócios seguro e sustentável é evidenciado com nota A da CAPAG em cinco anos consecutivos, juntamente com o crescimento contínuo do PIB e da geração de empregos.

Em 2024, a região registou um aumento de 15% no número de turistas estrangeiros e investe em turismo corporativo, oferecendo espaços para eventos de até 400 pessoas.

Governador da Paraíba em discurso
O Governador da Paraíba em discurso no World Trade Center, Lisboa (Foto Beatriz Pequeno)


Polo Turístico e Investimentos Sustentáveis

No setor turístico, destaca-se o Polo Turístico Cabo Branco, que evoluiu de um projeto para uma realidade consolidada, com 13.197 leitos contratados e perspetivas de gerar 19 mil empregos diretos na hotelaria. O complexo inclui resorts, parques temáticos e uma mega avenida, a ´Boulevard dos Ipês´, além de iniciativas de preservação ambiental e incentivo à cultura local. Projetos inovadores, como um museu submarino e trilhas ecológicas, reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a diversificação do turismo.

Rômulo Polari com empresários
Rômulo Polari, presidente da CINEP, com empresários (Foto Beatriz Pequeno)


Promoção internacional no World Trade Center Lisboa

Para ampliar a visibilidade internacional, o governo investe em campanhas internacionais, incluindo seis programas de vinte minutos exibidos na Record Internacional para 150 países. A participação em convenções, como a da CVC, também visa atrair operadores de turismo. Durante o evento de apresentação em Portugal, no World Trade Center Lisboa, o Grupo Delta destacou os seus empreendimentos em João Pessoa, anunciando a construção de um novo hotel em parceria com uma das maiores bandeiras hoteleiras do mundo. Com mais de 10 mil unidades entregues e projeção de faturar 1 bilhão de reais, (cerca de 160 milhões de euros na taxa de câmbio atual), em 2024, o grupo busca estreitar relações com investidores portugueses.

António Carlos, da Delta Engenharia e diretor do sindicato como vice-presidente de negócios imobiliários explica que atuam há 28 anos em João Pessoa, na Paraíba.

“Agora, estamos expandindo para o Rio Grande do Norte e Pernambuco, estados vizinhos. Temos mais de 10 mil unidades e apartamentos entregues, desde a beira-mar até os bairros periféricos, atendendo tanto a baixa quanto a alta renda. Os empreendimentos que trouxemos para Portugal têm foco no turismo. Hoje, os europeus estão redescobrindo João Pessoa e percebendo nossa qualidade de vida. Somos uma cidade em crescimento, com menos problemas de violência do que algumas cidades vizinhas.

António Carlos, presidente Grupo Delta
António Carlos, presidente Grupo Delta (Foto Beatriz Pequeno)

O Grupo Delta conta com 650 funcionários e espera recrutar e expandir para mil até o final do ano. O ano passado, faturaram 650 milhões de reais (cerca de 104 milhões de euros) e este ano a previsão é de 1 bilhão de reais (cerca de 160 milhões de euros).  

“A maioria desses empreendimentos, tanto da minha construtora quanto dos nossos parceiros, são residenciais. Mas também temos opções voltadas para o turismo, como apartamentos e hotéis, além de alguns empresariais. A Delta, por exemplo, tem o Delta Center, que está 100% ocupado, e já estamos planejando novos empreendimentos empresariais. Sabemos que as pessoas, além de querer morar em João Pessoa, também buscam rentabilizar. A ideia é diversificar para que o investidor português possa aproveitar nossa região e, quando não estiver aqui, também rentabilizar”, explicou.


Construção e Conexão

Alberto Franca, da UN277 – União de Negócios, participou na BTL em Portugal para promover a Paraíba e atrair investidores. Com sede em João Pessoa desde 2012 e atuação na hotelaria desde 2018, o escritório é especializado em diversos setores, como energias renováveis, construção civil, setor imobiliário e indústria. Destacou o papel da UN277 em facilitar conexões de negócios e veio apresentar as oportunidades de investimento no Nordeste do Brasil, além de destacar a força econômica da região para além do turismo.

Alberto Franca numa secretária
Alberto Franca, sócio União de Negócios Imobiliários da Paraíba (Foto DR)

“Sou um grande admirador de Portugal e busco atrair investidores para que conheçam nossas oportunidades, já que o Brasil, como todos sabem, é um país grande e, às vezes, o Nordeste é um pouco esquecido. Portanto, lá não temos apenas praias e sol, mas também boas indústrias e empresários competentes”, frisou.


Negócios familiares sustentáveis no tempo

Zeca Amado, CEO da Amado Hotéis & Spa, apresentou o hotel boutique em construção no Polo Turístico Cabo Branco. Com planos de internacionalização, a Amado Hotéis pretende intensificar ações na Europa, incluindo participação em feiras de turismo.

“Houve um crescimento de 15% no aumento de turistas do ano passado para esse ano. A verdade é que João Pessoa está a crescer com uma ampliação do aeroporto muito importante, Mas também está ao lado de duas capitais que são rubis, a 120 quilômetros de Recife, só 1 hora e meia, e a 160 quilômetros de Natal. Então ela é muito próxima de duas pistas, e a gente consegue ter, por osmose, uma vinda desse turista”, referiu.

Zeca Amado, diretor Amado Bio Hotel a ser entrevistado
Zeca Amado, diretor Amado Bio Hotel (Foto Beatriz Pequeno)


Valorização do setor imobiliário

O representante do Sinduscom na cidade de João Pessoa, Ozaes Mangueira, destacou a conexão entre a construção civil e o turismo. João Pessoa destaca-se por atrair visitantes que desejam fixar residência, devido às praias urbanas, o centro histórico, gastronomia diversificada e o artesanato, como o algodão colorido. Com 140 associados, o Sinduscom levou nove empresários ao evento, representando 45 empreendimentos em andamento e um investimento total de 3,5 bilhões de reais (cerca de 550 milhões de euros). 

A missão internacional reafirmou o potencial da Paraíba para atrair investimentos e consolidar-se como referência em turismo e desenvolvimento sustentável, reforçando a sua presença no mercado global.

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