O português Pedro Matias foi eleito para a direção da TIC Council, maior associação internacional do setor TIC com atividade em mais de 100 países, passando a ser membro do board of directors desta Confederação Internacional.
Pedro Matias assume o cargo na direção da TIC Council, uma das mais importantes organizações internacionais na área de certificação e inspeção, com atividade em mais de 100 países e um volume de negócios de mais de 200.000 milhões de euros. A Confederação, que agrega grandes empresas do mercado internacional, faz a ligação entre as mesmas e os serviços das Instituições Europeias.
Pedro Matias vê esta Confederação como uma fusão entre as duas maiores associações do setor de Testes, Inspeções e Certificação, a International Confederation of Inspection and Certification Organisations e a International Federation of Inspection Agencies, criando “uma das maiores Associações internacionais”, com Portugal a fazer parte do novo board of directors, na pessoa do novo membro da direção.
Atualmente, vice-presidente do IAPMEI, administrador da Associação Portuguesa de Certificação e presidente do ISQ, um dos principais atores do setor TIC em Portugal, Pedro Matias foi ainda conselheiro do Comissário Europeu para a Investigação no âmbito do European Research Advisory Board.
Relativamente ao ISQ, maior infraestrutura tecnológica privada em Portugal e com um papel importante no setor TIC, Pedro Matias garante a necessidade de “colocar portugueses em lugares chave a nível internacional e onde as decisões têm um enorme impacto na indústria e na economia”.
O presidente do ISQ, e agora board member da TIC Council, sublinha a digitalização da economia e a transição energética como as bases para uma alteração dos standards e normas internacionais, que devem ser adicionadas a uma aposta cada vez maior no desenvolvimento sustentável.