O preço continua a ser o maior entrave ao consumo de produtos locais, conclui o estudo “Observador Cetelem Consumo”.
Para 72% dos inquiridos, o preço continua a ser o maior entrave ao consumo de produtos locais na hora de escolher. É, também, um dos principais fatores que o consumidor tem em conta quando compra produtos alimentares (54%), bem como mobiliário e vestuário (84%).
“Um dos motivos que parece motivar os consumidores a consumir produtos de origem local é a confiança, baseada no conhecimento da sua proveniência. Pelo menos para 94% dos inquiridos que consideram que o fabrico nos respetivos países constitui uma garantia, enquanto que 93% partilha desta mesma opinião relativamente a produtos regionais”, refere o estudo.
No que toca aos inquiridos europeus, 58% considera aceitável um esforço financeiro entre 5% e 10%. Já 52% dos consumidores portugueses estariam dispostos a fazer o mesmo esforço.
“Relativamente aos produtos alimentares e para a grande maioria dos países europeus inquiridos, os critérios de escolha incidem essencialmente no preço (53%), qualidade (51%) e sabor (41%). E os portugueses não são exceção com 62% dos inquiridos a referir o preço, 62% a qualidade (54%) e apenas 30% o sabor”, acrescenta o estudo.