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Joana Rodrigues
Os croquetes "Meant To Bean" de feijão, millet e legumes é um dos produtos mais procurados (Fonte Divulgação)

“Queria trabalhar sem horários fixos, viver no campo e ter um impacto positivo no mundo” – Joana Rodrigues, BeatRoot

Por: Ana Vieira

Joana Rodrigues usou a vontade de inovar e a experiência adquirida em duas cadeias de supermercados para criar a BeatRoot, uma marca de produtos veganos, feitos com ingredientes reais, com o objetivo tornar a alimentação saudável mais simples e prática.

Em entrevista à PME Magazine, e a propósito do Dia Mundial do Veganismo (1 de novembro), a cofundadora e diretora geral explica que “comer bem não tem de ser complicado” e que o objetivo da BeatRoot passa por usar apenas ingredientes reais e com o mínimo processamento possível, transformados em produtos fáceis de cozinhar e ainda mais fáceis de comer. 

 

PME Magazine – Como é que a BeatRoot nasceu? 

Joana Rodrigues – A BeatRoot nasceu numa fase da minha vida em que tinha muita vontade de criar um negócio que pudesse, de alguma forma, inspirar a uma alimentação mais saudável e consciente.

Após cerca de três anos a trabalhar em duas cadeias de supermercados, num deles com funções ligadas ao desenvolvimento de novos produtos, fiquei apaixonada por esta área. Nas grandes empresas do retalho alimentar, nem sempre é fácil conseguirmos colocar a nossa visão e ideias em prática. Assim, aos poucos, comecei a sentir que precisava de mais liberdade para criar o que para mim fazia sentido. Aliado a esta insatisfação profissional, procurava também um estilo de vida mais “slow”, leve e simples. Queria trabalhar sem horários fixos, viver no campo e ainda ter um impacto positivo no mundo. Rapidamente percebi que criar a minha própria empresa era o caminho a seguir.

 

PME Magazine – Quais as principais dificuldades que uma empresa enfrenta? 

Joana Rodrigues – Neste momento, considero que a maior dificuldade se prende com a inovação. O nosso core é a inovação mas não produzimos os nossos próprios produtos, dependemos sempre de parceiros de produção e sentimos que em Portugal há muito poucos parceiros (fábricas) que aceitem pequenas produções. Além disso, existem quantidades mínimas exigidas que, muitas vezes, acabam por inviabilizar os nossos projetos.

 

PME Magazine – Onde estão à venda os vossos produtos? E como é a aceitação e a procura das lojas? 

Joana Rodrigues – Os nossos produtos estão à venda em algumas cadeias de supermercados – Celeiro e Aldi (com a marca Vegplanet, que é uma segunda marca nossa), várias lojas independentes e restaurantes. Sim, a procura tem aumentado muito nos últimos anos e a aceitação das lojas também é muito boa. Por vezes sentimos alguns desafios em lojas que não têm sistema de congelação e que gostariam de ter os nossos produtos.


PME Magazine – Quais são os vossos produtos “estrela”?

Joana Rodrigues – Os croquetes “Meant To Bean” de feijão, millet e legumes, o Burger “Curry On” de grão-de-bico e quinoa vermelha e o Burger “HeartBeet” de feijão vermelho e beterraba.

 

PME Magazine – “Fácil de fazer e ainda mais fácil de comer”. Qual a maior dificuldade dos portugueses na preparação de refeições veganas: falta de tempo ou conhecimento?

Joana Rodrigues – Na minha opinião, ambas!

Muitas pessoas acham que, para preparar refeições 100% vegetais equilibradas e saborosas, é necessário muito tempo, muitos ingredientes e muito planeamento. No entanto, com a prática, percebemos que não é bem assim. Aos poucos, percebemos que as refeições sem produtos de origem animal não são complicadas e que “apenas” temos de saber escolher bem os alimentos: optar por cereais integrais, leguminosas, vegetais, frutas e sementes diariamente é essencial.

As refeições veganas não têm de ser sinónimo de muito tempo na cozinha e também podem ser preparadas rapidamente. Com os nossos produtos, por exemplo, é possível ter uma refeição equilibrada nutricionalmente – uma vez que todos os nossos produtos são uma combinação de leguminosa + cereal integral + vegetais – e saborosa em 5 minutos!

 

PME Magazine – Que conselho pode dar a quem nunca provou ou tem dificuldades em introduzir produtos veganos na sua dieta?

Joana Rodrigues – Experimentar novos alimentos, combinações, encontrar alternativas aos alimentos de origem animal preferidos e fazer experiências na cozinha foi, para mim, essencial.

Começar com pequenas mudanças e receitas simples pode ser uma grande ajuda como, por exemplo, substituir um prato de feijoada tradicional por um prato de feijoada vegana. Experimentar os nossos produtos pode também ser uma ótima forma de substituir um hambúrguer de carne, uma vez que se trata um produto proteico, saboroso, saudável e saciante!