Por: Diana Mendonça
Mais de 70% das reclamações relacionadas com os operadores de TVDE em Portugal são dirigidas à Uber, de acordo com a análise feita pelo Portal da Queixa. A Bolt obteve 16% das reclamações, a Antral 8% e a Free Now 2%.
Face ao ano de 2021, a Uber é a operadora TVDE que regista uma maior subida de queixas (46%). As principais reclamações são sobre a falta de qualidade do serviço (32%), sendo o comportamento dos condutores o principal responsável por esta má qualificação do serviço; problemas na faturação (24%), nomeadamente, cobrança de viagens não realizadas; dificuldade em obter faturas com contribuinte (12%); problemas de registo e/ou acesso às contas de utilizador (10%); e reclamações de empresas e/ou motoristas parceiros (6%).
Dos problemas reportados pelos consumidores à operadora, no primeiro semestre do ano, 63% ainda não obteve qualquer tipo de resolução.
De acordo com o Índice de Satisfação do consumidor, indicador que expressa o desempenho das marcas no Portal da Queixa, em 100 a Uber apresenta um valor de 52.3. Já em relação à taxa de solução, a operadora está situada nos 38,3% e na taxa de resposta em 99,7%. Segundo o Portal da Queixa, estes dados evidenciam “um decréscimo do nível de qualidade do serviço ao longo dos últimos anos”.
As reclamações dos consumidores na subcategoria “Táxi e Veículos Ligeiros” aumentou no primeiro semestre do ano, revela o Portal da Queixa.