A análise à economia da zona euro vai estar na agenda da reunião entre os Ministros das Finanças dos vários países englobados, que se realiza esta segunda-feira à tarde e onde será discutida a questão da solvência do sector empresarial, bem como o papel do euro.
A reunião, que se irá realizar em formato online de videoconferência, vai incidir nas perspetivas de inverno da Comissão Europeia, numa “troca de pontos de vista sobre a situação macroeconómica”, como se pode ler no comunicado de agenda. Michael Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências Sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS) irá fazer um esclarecimento relativo às mais recentes informações sobre a evolução da pandemia ao nível da saúde.
A solvência do setor empresarial estará também em análise, com os ministros a discutirem o impacto da pandemia neste setor. De acordo com a nota publicada pela Comissão Europeia, o foco estará no acompanhamento e discussão dos apoios empresariais, uma vez que a atual situação pandémica teve um “forte impacto no setor, levando os governos a alargar as medidas de apoio público à economia”.
Além destas questões, os ministros irão, ainda, conferenciar relativamente ao papel do euro a nível internacional, na sequência das orientações da Cimeira do Euro, realizada no passado mês de dezembro, debatendo o atual sistema financeiro e económico da europa.