Home / Empresas / 11ª edição do Concurso Banco Montepio já tem semifinalistas
Concurso de Empreendedorismo Banco Montepio Acredita Portugal projetos ideias prémios
A Gala de Entrega de Prémios está prevista para dia 9 de outubro de 2021 (Foto: Unsplash)

11ª edição do Concurso Banco Montepio já tem semifinalistas

Foram anunciados os 21 semifinalistas da 11ª edição do Concurso de Empreendedorismo Banco Montepio Acredita Portugal. Os projetos que passaram para a próxima fase integram, agora, um programa de aceleração.

Já são conhecidos os 21 semifinalistas da 11ª edição do Concurso de Empreendedorismo Banco Montepio Acredita Portugal. A iniciativa, que tem como objetivo “identificar, desenvolver, premiar e potenciar o lançamento de ideias inovadoras”, foi promovida pela associação Acredita Portugal e pelo Banco Montepio e contou com mais de 10 mil inscrições.

Os projetos submetidos integram as áreas de domínios de empreendedorismo social, Prémio Empreendedorismo Social, tecnologia, com o Prémio K.Tech, inovação ligada à água, H20 Inovação, mobilidade, Brisa Mobilidade, e criação de smart cities, Gaia 3C, e, ainda, um prémio de categoria geral do Concurso Banco Montepio Acredita Portugal.

Ao primeiro prémio estão a concorrer a IRIS Lab, a Techtale e a Sim Somos Capazes. No que concerne ao prémio de tecnologia, os projetos semifinalistas são a Inu Health, Kendir Studio e Job Coach. O Prémio Brisa Mobilidade tem como semifinalistas a We Can Charge, Safety Car e Smart Parking, e para o Gaia 3C estão os projetos da Upper Trafic, Do lixo ao luxo e a i’m Ok APP.

Por fim, para o Prémio Montepio estão em concurso a Galerias de São Rafael, Mum’s Cooking, Oursland, Slow Vanity, Build Together e Mesque.

As 21 ideias vão integrar a fase de aceleração que compreende um período e dois meses e meio. Esta fase, que é coorganizada por Diogo Bhovan, CEO da Cron.Studio, em parceria com a Acredita Portugal, oferece sessões de mentoria, masterclasses e workshops que tem como finalidade acelerar o crescimento dos projetos, “dotando os empreendedores de capacidades essenciais para continuarem os seus projetos de forma autónoma e eficiente”, “através do contacto com especialistas de diferentes áreas”.

Fernando Fraga, diretor de Inovação da Acredita Portugal, explica que “o entusiasmo que sentimos da parte dos projetos inscritos nesta edição do Concurso, com mais de 10 mil novas ideias apresentadas, é a constatação da relevância de uma iniciativa como esta e da sua recetividade entre a comunidade empreendedora”. O diretor acredita “que estes 21 semifinalistas vão sair do concurso ainda mais capazes de tornarem os seus projetos num sucesso”.

Também para o diretor da área da Economia Social e do Setor Público do Banco Montepio, Fernando Amaro, “é com muito orgulho que, enquanto Parceiro do Empreendedorismo, o Banco Montepio ajuda a manter, concretizar e, ainda, fazer evoluir a iniciativa que mais estimula o empreendedorismo em Portugal”.

Fernando Amaro deixou claro que na “próxima fase de aceleração do concurso, os 21 semifinalistas poderão contar com uma sessão de formação, dinamizada pelo Banco Montepio, sobre financiamento e soluções desenhadas para quem necessita de financiamento para uma ideia e um negócio próprio”.

O diretor da área da Economia Social frisou a importância desta iniciativa, pois “permite promover a igualdade de oportunidades e uma sociedade mais inclusiva e próxima e em tempos de pandemia o nosso principal objetivo é contribuir e fazer crescer pessoas e ideias, gerar emprego e, acima de tudo, criar valor para a sociedade”.

A Gala de Entrega de Prémios, onde serão conhecidos os vencedores da 11ª edição do Concurso Banco Montepio Acredita Portugal, está prevista acontecer dia 9 de outubro de 2021.