As portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, em Lisboa, vão aumentar entre cinco e 15 cêntimos, a partir de 1 de janeiro, anunciou o Ministério do Planeamento e Infraestruturas.
Segundo a tutela, o aumento de preços nestas duas portagens “varia entre os 0,05 euros (classe 1, em ambas as pontes) e os 0,15 euros (classe 4, na ponte Vasco da Gama)”.
Assim sendo, os veículos de classe 1 passam a pagar 1,75 euros na ponte 25 de Abril e 2,75 euros na ponte Vasco da Gama.
Ao todo, segundo o ministério, a atualização das portagens vai abranger “22% das taxas aplicadas”, sendo “de apenas 0,05 euros na generalidade das taxas de classe 1, sendo de 0,10 euros num número reduzido de situações”. Desta forma, não haverá aumentos de preços “em 78% dos casos”, refere o Governo.
A revisão anual das taxas de portagens entra em vigor já no próximo dia 1 de janeiro, tendo em conta a atualização com base na variação do índice de preços ao consumidor (IPC).
O IPC de outubro, que serve de referência para esta atualização, foi de 0,84%, pelo que terá sido com base neste valor que as concessionárias fizeram as suas propostas de aumento ao Governo.