Home / PORTUGAL / 4 em cada 10 novas funções serão de “intensidade digital”
TechOf
O objetivo da empresa é formar 500 alunos com uma taxa de empregabilidade de 100% (Fonte: Pixabay)

4 em cada 10 novas funções serão de “intensidade digital”

Por: Marta Godinho

A Iniciativa Nacional de Competência Digitais e.2030, InCoDe.2030, uma iniciativa integrada de política pública que visa promover as competências digitais, lançou os resultados do “Estudo para a Empregabilidade (não TIC) no Futuro” que permitiu observar o emprego não TIC em Portugal e identificar as exigências de diferentes perfis profissionais num prazo de 3 a 6 anos. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), 4 em cada 10 novas funções serão de “intensidade digital elevada”, sendo que se prevê o aumento em ganhos e produtividade, traduzidas em crescimento económico na generalidade das profissões.

No estudo realizado em colaboração com a PwC Portugal e a McKinsey & Company, verificaram-se 49 profissões como prioritárias e desenvolvido um quadro de referência de 22 competências digitais para o emprego. Ademais, foram elaborados percursos formativos no digital para cada uma das profissões a partir de testes de diagnóstico para posicionamento num processo de formação.

“Numa sociedade cada vez mais digitalizada, em que as profissões assentam de forma crescente em instrumentos digitais, é especialmente relevante assegurar que os trabalhadores e as trabalhadoras têm as competências para garantir o exercício da sua profissão”, sublinha Luísa Ribeiro Lopes, coordenadora geral do InCoDe.2030.

“Com este estudo, o InCoDe.2030 espera contribuir para o desígnio de ajudar empresas e colaboradores a superar os desafios impostos pela transição digital”, acrescenta.

A evolução do quadro digital como um dos principais impulsionadores de mudanças profundas na organização do trabalho leva a uma pressão extra colocada em profissões não especializadas no digital (não-TIC), que, para converter os desafios inerentes, é preciso um esforço de upskilling e reskilling dos profissionais.