Por: Marta Godinho
O novo estudo da Crédito y Caución (empresa de seguro de crédito interno e exportação em Portugal), que teve por base um inquérito feito durante o outono, levou à conclusão de que as moratórias ajudaram os clientes de 34% das empresas inquiridas a combater os seus problemas de liquidez. O estudo adiantou, ainda, que 41% das empresas preveem que o fim das moratórias tenha impacto nos seus clientes e efeitos significativos na sua carteira de clientes, elevando as situações de insolvência.
Para além disto e em efeitos opostos, 34% das empresas admitiram que o período de excecionalidade ajudou os seus clientes a superar os seus problemas de liquidez durante o período de pandemia. Contudo, 38% refere que as moratórias limitaram a sua capacidade de detetar e gerir o possível impacto de uma ocorrência de insolvência e a possibilidade de deixar de vender a clientes inviáveis.
Ademais, 4% das empresas sentiram que não avançaram para processos de insolvência por conta da situação excecional de apoio decorrente das moratórias.
O final das moratórias traduziu-se para as empresas o deixar de usufruir da possibilidade de não pagar o serviço de dívida pelo que a pressão de tesouraria aumentou as possibilidades de moras, de incumprimento e de insolvências.