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Foi em maio que o valor do índice do trabalho temporário foi mais elevado (Foto: Unsplash)

45% das mulheres tiveram uma promoção de carreira em 2020

Segundo os dados do Projeto Promova, uma iniciativa desenvolvida pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal, cerca de 45% das mulheres foram promovidas no último ano, sendo que 20% ascenderam a cargos de liderança nos Conselhos de Administração das empresas.

A primeira edição do Projeto Promova, que tem como finalidade “fomentar a promoção de talentos femininos com potencial de liderança a funções de gestão de topo nas empresas”, revelou que cerca de 45% das mulheres, que integraram a iniciativa da CIP, foram promovidas em 2020 e, cerca de 20% ascenderam a cargos de liderança nas organizações.

O projeto foi financiado pelos EEA Grants através do Programa Conciliação e Igualdade de Género, dirigido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), em parceira com a NOVA SBE. Foi desenvolvido um programa, com duração de um ano, que para além de módulos de formação executiva, ofereceu sessões de coaching, mentoria, e eventos de networking “entre as participantes e com líderes de topo”.

Para António Saraiva, presidente da CIP, “a sociedade, e as empresas em particular, não podem desperdiçar 50% do talento disponível. É já reconhecido por todos que a diversidade das equipas de gestão, a par do conhecimento e das competências, são os principais fatores de competitividade das empresas e, logo, da economia”.

A coordenadora da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, Susana Ramos lembrou que “os EEA Grant, através do Programa Conciliação e Igualdade de Género, financiam projetos que pretendem promover as mesmas oportunidades para homens e mulheres no mercado de trabalho”.

A presidente da CIG, Sandra Ribeiro, agradeceu “à Noruega o investimento que tem feito no nosso país para ajudar à aplicação prática de medidas para a promoção da igualdade e não discriminação” e à CIP “por ter ousado fazer acontecer este projeto e, em particular ao seu presidente, por ter assumido o compromisso com a igualdade de género e com a promoção das mulheres a cargos de direção”.

Depois da primeira edição, que contou com um total de 32 participantes provenientes de empresas como a Deloitte, Banco de Portugal, Fidelidade, ANA – Aeroportos de Portugal, Snofi, Milennium BCP, IKEA, entre outras, a segunda edição arranca já esta semana.