Sábado, Novembro 23, 2024
InícioEmpresas47% das empresas aumenta investimento em Marketing Digital

47% das empresas aumenta investimento em Marketing Digital

Um estudo realizado pela Multidados e pela Guess What, indica que a atual situação pandémica acelerou o impacto digital nas atividades de comunicação e marketing das empresas, com 47% das inquiridas a afirmar que aumentaram o investimento direcionado ao Marketing Digital.

A Multidados e a Guess What realizaram um inquérito que revela que cerca de metade (47,2%) das empresas aumentaram o investimento em Marketing Digital, com 39,6% a indicar ainda que substituiu meios publicitários por meios digitais nas suas ações de comunicação. No entanto, há ainda uma relevante fração (43,8%) de empresas que afirmam não haver necessidade para aumentar as competências nesta área.

Com cerca de 74,2% das inquiridas a relatarem não existir qualquer departamento de marketing nas suas organizações, o método utilizado para a comunicação acaba por constituir um peso maior na atividade digital das empresas.

Em termos de ferramentas utilizadas, as empresas afirmam que dão maior uso ao Email Marketing (57,8%), Social Media Ads (52,8%), Redes Sociais (38%), Online Ads (29,4%) e Eventos (28,2%). Um fator comum analisado entre todas estas ferramentas relaciona-se com o aumento da utilização das mesmas entre 2020 e 2021, com exceção dos Eventos, que apresentaram uma queda de 10%.

Num ano marcado por várias alterações, por força da atual situação pandémica, 68% das empresas apontam a Covid-19 como um dos maiores impactos nas suas operações, principalmente nas que dispõem de espaço físico e que viram o volume de vendas a diminuir (59,8%). Em relação às empresas que realizam as suas vendas através do website, 31,2% afirmam que também registaram uma queda nas receitas.

Quanto às entregas, cerca de 5% das empresas garante ter implementado um novo sistema por força da pandemia, com 17,5% a indicarem que já dispunham de um sistema de entregas próprio.

De acordo com o estudo, as empresas estão já a projetar as tendências futuras derivadas da pandemia, com 53,2% a acreditar num aumento das compras mais focadas no essencial, 47,5% a apostar num aumento de compras mais sensíveis ao preço, 26,6% a projetar um desenvolvimento no que às comprar do bem-estar diz respeito, 25,9% a perspetivar uma redução dos momentos de compra e ainda 22,5% das empresas inquiridas a acreditarem na exponencialidade de novos métodos de compra online, como as redes sociais.

De referir que o inquérito contou com respostas de 500 empresas de várias áreas de atividade, entre as quais construção e equipamentos (12,6%), atendimento ao cliente (10%), contabilidade e finanças (6,2%), saúde (6,2%), entre outros. Além disto, cerca de 43% das empresas inquiridas têm uma ação de mercado quer em B2B como em B2C.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category