Por: Maria Carvalhosa
Um estudo da Sage, empresa de soluções de gestão empresarial em cloud, revelou que 59% das empresas portuguesas inquiridas considera estar mais dependente de tecnologia após a pandemia.
Para compreender os impactos da Covid-19 nas PME, a Sage lançou o estudo global “Pequenos negócios, grandes oportunidades?”, no qual quis tentar compreender melhor o quanto foram afetadas a nível tecnológico as empresas.
Ainda assim, face a este cenário tecnológico em constante crescimento, para 11% das PME a falta de competências digitais foi uma das principais barreiras que impactou o negócio nos últimos 12 meses.
“Com uma amostra significativa de decisores das PME a considerar aumentar anda mais o seu investimento em tecnologia ao longo do próximo ano, existe um consenso esmagador de que esta tendência veio para ficar. A tecnologia desempenhou um papel fundamental junto das empresas portuguesas durante a pandemia, ajudando-as a ultrapassar os obstáculos que enfrentavam – por isso, talvez não seja surpreendente que a maioria das PME considere que este período aumentou, de forma permanente, o seu grau de dependência na tecnologia”, comentou Josep María Raventós, country manager da Sage Portugal.