Home / Empresas / 88% dos profissionais acham que as mulheres estão sub-representadas na liderança empresarial
empresas liderança empresarial
58% das empresas medem ou monitoram que a força de trabalho é plural em termos de género (Foto: Unsplash)

88% dos profissionais acham que as mulheres estão sub-representadas na liderança empresarial

Por: Maria Carvalhosa

A Robert Walters, consultora de recrutamento especializado em cargos gerenciais e executivos, partilhou um estudo no qual refere as principais iniciativas que as organizações estão a tomar para que as mulheres não vejam a maternidade como um desafio no seu crescimento profissional. Segundo a pesquisa, 88% dos profissionais acham que as mulheres estão sub-representadas na liderança empresarial.

58% das empresas medem ou monitoram que a força de trabalho é plural em termos de género e apenas 34% têm planos específicos que incentivam a diversidade de género na seleção, desenvolvimento de funcionários e processos de retenção.

Entre as principais relacionadas à sub-representação das mulheres em cargos de liderança, 12% consideram que a sua organização possui políticas de maternidade pouco desenvolvidas, para 10% representa uma dificuldade de retorno ao trabalho após ter um filho e 5% consideram as pressões familiares.

De acordo com a pesquisa, as principais iniciativas empresariais são a atração, a diversidade, o equilíbrio pessoal e profissional, o coaching e aprendizagem contínua, o berçário e, por fim, os planos de recuperação.